Por Direito de Ouvir

16 de October de 2018

Coceira no ouvido tem tratamento?

Descubra como resolver esse desconforto e evite complicações

16 de October de 2018


A sensação de coceira no ouvido é uma queixa mais comum do que você imagina. Se você já passou ou está passando por isso, sabe muito bem como pode ser irritante e desconfortável sentir um comichão constante nos ouvidos.

Para tentar resolver esse problema auditivo, muitas pessoas acabam coçando o ouvido com o dedo, hastes flexíveis, tampa de caneta e outros objetos. Mesmo que alivie a coceira temporariamente, esse método pode ser perigoso a longo prazo, portanto, tenha cuidado com a saúde da sua audição.

Mas existe um tratamento para coceira no ouvido? Sim, no entanto, é preciso compreender as condições que causaram o comichão. Algumas são facilmente remediadas e outras podem exigir atendimento médico. Veja mais.

Orelhas secas

A cera de ouvido é um óleo natural do corpo que hidrata e protege o canal auditivo. Acontece que algumas orelhas não produzem cera suficiente e, como resultado, a orelha fica seca.

O melhor tratamento para aliviar a coceira em orelhas secas é parar de remover a cera e proteger os ouvidos em ambientes agressivos (muito quente, frio, ventanias...).

Também é recomendável usar alguma solução lubrificante, como óleo mineral ou óleo de bebê para aliviar o ressecamento da orelha.

Acúmulo de cera

Em contrapartida, o excesso de cera de ouvido também pode causar coceiras na região.

Não é recomendável usar objetos pontiagudos ou hastes de algodão para remover a cera. Isso pode ferir o ouvido e causar muitas complicações.

Ao invés disso, opte por tratar o excesso de cera com glicerina ou gotas de óleo, como o azeite de oliva. Isso ajuda a acalmar a coceira e amolecer o cerume que acaba sendo removida sozinha.

Alergias

A coceira é um sintoma comum de alergias e quando acontece no ouvido pode ser um dos primeiros sinais de uma reação alérgica a um alimento, medicamento ou alergias sazonais (que acontecem somente em um período do ano quando determinada substância ao qual você é alérgico está no ar).

Medicamentos anti-histamínicos ou vacinas contra alergia costumam ser recomendados pelos médicos nessas situações.

Infecções

A otite externa, ou orelha de nadador, é uma infecção de ouvido que causa coceira no ouvido, além de outros sintomas, como dor, vermelhidão na orelha, febre, secreções e pele escamosa.

O tratamento para esse problema auditivo deve ser recomendado pelo otorrinolaringologista. Portanto, evite soluções caseiras e não dispense a consulta médica.

Problemas de pele

Algumas condições da pele, como dermatite, eczema e psoríase, podem afetar o canal auditivo causando coceira e ressecamento da pele.

Esses problemas de pele devem ser tratados por um profissional que vai definir o plano de tratamento. Em muitos casos, são indicados óleos para o canal auditivo ou creme esteroide.

Irritação

Aparelhos auditivos e fones de ouvido também podem causar uma coceira na região devido ao atrito ou retenção de água no canal auditivo. Veja como tirar a água no ouvido.

Nesses casos, a colocação e cuidados adequados com os aparelhos auditivos e a interrupção do uso de fones podem corrigir o problema.

A coceira no ouvido raramente é um problema auditivo grave. No entanto, se o incômodo não estiver relacionado com as orelhas secas ou excesso de cerume, não deixe de se consultar com um médico para entender a causa e realizar o tratamento correto.

Quais os cuidados que devemos ter com nossa saúde auditiva?


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las