Alergias podem causar problemas auditivos

É que, além dos olhos e do nariz, a tuba auditiva também é afetada por alergias

Você sabia que as alergias podem causar problemas auditivos? É que, além dos olhos e do nariz, a tuba auditiva, canal que liga o ouvido médio à faringe, também é afetada pelas irritações.

Quando a inflamação e o muco nasal são gerados nas vias respiratórias, são comuns os casos de otites, popularmente conhecidas como dores de ouvido.  É importante lembrar também que as inflamações e infecções no ouvido podem provocar tonturas, perda de equilíbrio, sensação de pressão ou de obstrução e até mesmo perda de audição.

Para evitar problemas que prejudiquem de maneira irreversível a audição, o ideal é ir ao médico assim que surgirem os primeiros sintomas.

Sinusite pode causar dores de ouvido

Além das alergias, a sinusite, que é uma inflamação da mucosa dos seios nasais, também pode estar relacionada às dores de ouvido.

Por que isso acontece? A explicação está na fisiologia dos sistemas respiratório e auditivo. O ouvido está ligado à parte de trás da cavidade do nariz pela trompa de Eustáquio. A função desta ligação é manter o equilíbrio das pressões entre o nariz e orelha.


O problema é que inflamações geram secreções que ficam acumuladas na trompa de Eustáquio. Dessa maneira, acontece a congestão nasal e as dores de ouvido. É preciso tratar a sinusite para consequentemente resolver o problema na audição. Mas em muitos casos a sinusite costuma ser um problema crônico.

Por isso, recomenda-se procurar a ajuda de um otorrinolaringologista para tratar a sinusite e evitar que suas complicações possam causar danos à audição.

Outra dica: fazer a higiene correta das vias respiratórias e dos ouvidos também contribui para a redução de infecções.

Como limpar o ouvido?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cerume no ouvido tem um papel importante: reter sujeira, bactérias e outras partículas que podem causar ferimentos, irritação ou infecções. Ele é feito de uma mistura de pelos, pele morta e outros detritos corporais.

Na maioria das vezes, os ouvidos se limpam sozinhos. Quando você come ou fala, os movimentos do maxilar empurram a cera para o ouvido externo, de onde você pode remover com facilidade, usando um pedaço de algodão umedecido ou a ponta de uma toalha macia.

Mas quando o cerume se intensifica e atrapalha a audição. É que quando ele se acumula ou é empurrado para dentro do canal auditivo, pode se compactar, formando o que fonoaudiólogos e otorrinos chamam de rolha de cera.

As hastes flexíveis não devem ser utilizadas para a limpeza porque podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo, até mesmo contra o tímpano, causando uma infecção ou perfuração.

Coceira no ouvido - o que fazer?

Esqueça a mania de usar cotonete, tampa de caneta, lápis, grampos e outros tantos objetos para aliviar aquela coceira incômoda no ouvido ou para limpá-lo, fazem mal a saúde. Estes objetos podem causar sérios danos às frágeis estruturas internas do ouvido, perfurando, por exemplo, o tímpano. O rompimento desta estrutura pode provocar de infecções até a perda auditiva.

E a sensação de ouvido entupido? Como evitar? A sensação de ouvido entupido pode ser provocada por diversos fatores – entre elas o excesso de cera. Se o cerume estiver realmente incomodando, não utilize líquidos ou outros objetos. Procure um otorrinolaringologista porque só um profissional da área pode fazer a retirada da cera sem provocar lesões ao conduto auditivo ou ao tímpano.

Continue lendo
Audição Doenças do ouvido Perda auditiva

Mais do Blog

Audição4 meses atrás

Ouvido Entupido? Conheça as Principais Causas

Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores

Doenças do ouvido4 meses atrás

Labirintite: o que é e como tratar?

Saiba mais sobre este distúrbio relacionado com equilíbrio e audição

Doenças do ouvido4 meses atrás

Síndrome de Ménière: O que é? Como tratar?

Ouvido tampado, zumbido, vertigem e surdez flutuante são sintomas desta síndrome

Perda auditiva4 meses atrás

Tímpano Perfurado? Quais os sintomas? Como tratar?

Entenda o que acontece quando a membrana do tímpano é perfurada

Doenças do ouvido4 meses atrás

O que é barotrauma?

Entenda a relação entre a pressão ambiente e sua audição

Doenças do ouvido, Prevenção da perda auditiva4 meses atrás

Perda Auditiva Neurossensorial: Causa e Tratamento

A perda auditiva neurossensorial pode ser unilateral ou bilateral, leve ou profunda