Por Direito de Ouvir

09 de February de 2015

Coceira no ouvido: O que pode ser? Como tratar?

Saiba mais sobre as causas e tratamentos do popular "comichão" nos ouvidos

09 de February de 2015


coceira no ouvido é uma sensação desconfortável, irritante, mas muito comum. O problema é que se você coça constantemente os ouvidos podem feri-los e ainda prejudicar sua audição, principalmente se forem utilizados objetos cortantes.
Veja aqui alguns problemas que pode ter em seu ouvido.

Em casos de coceira nos ouvidos com muita frequência é fundamental procurar um otorrinolaringologista principalmente se houver vestígios de caspa no ouvido. Saiba mais sobre as causas do popular "comichão" nos ouvidos e descubra quais são seus tratamentos.

Quais são as causas da coceira no ouvido?

coceira no ouvido pode ser provocada por fungos (especialmente nos casos agudos), mas na maior parte das vezes é uma dermatite crônica, ou seja, uma inflamação na pele do canal do ouvido.

A dermatite seborreica, por exemplo, é uma condição semelhante à caspa do couro cabeludo. A cera é seca, escamosa e abundante. Alguns pacientes sentem uma melhora na coceira no ouvido ao diminuir a ingestão de certos alimentos agravantes como gordura, açúcar, chocolate e amido.

O médico, em geral, prescreve gotas para serem usadas sempre que for necessário, especialmente na hora de dormir, para amenizar os incômodos da coceira nos ouvidos. Não existe um tratamento de cura definitiva para a coceira nos ouvidos, mas pode ser mantida sob controle. Em alguns pacientes, a coceira nos ouvidos é causada por alergias que requerem tratamento médico específico.  

 

Cutucar o ouvido com coceira: pode? 

Muitas pessoas têm a mania de usar hastes flexíveis, tampas de caneta, lápis, grampos e outros tantos objetos para aliviar aquela coceira incômoda no ouvido. Mas isso pode ser muito perigoso já que estes objetos podem causar sérios danos à fina membrana timpânica. Em alguns casos, se ela for rompida, só uma cirurgia pode resolver. Saiba mais sobre os riscos do rompimento do tímpano

As hastes flexíveis, por exemplo, podem empurrar a cera, que vai se compactando e forma uma espécie de rolha. Próxima ao tímpano, ela impede que as ondas sonoras o façam vibrar, causando um tipo de surdez.  

 

Coceira nos ouvidos pode levar às otites

Pacientes com coceira nos ouvidos, descamação, ou com acúmulo abundante de cera, mais facilmente desenvolvem uma otite externa ou otite dos nadadores. Alguns especialistas indicam o uso de gotas à base de álcool toda vez que a água entra e fica no canal porque ele absorve a água, ajuda a secar o ouvido e pode mesmo eliminar bactérias e fungos. 

Mas, de maneira geral, recomenda-se consultar um otorrinolaringologista antes de usar qualquer receita caseira. Elas podem piorar o problema. Além disso, pacientes com esse tipo de problema devem consultar um médico antes do período de praia e piscina para exame e provável remoção de cera e descamações do canal do ouvido.

Alergias também estão relacionadas às otites. É que, além dos olhos e do nariz, a tuba auditiva, canal que liga o ouvido médio à faringe, também é afetada pelas irritações. Quando a inflamação e o muco nasal são gerados nas vias respiratórias, são comuns os casos de dor de ouvido

Para evitar problemas no aparelho auditivo, o ideal é ir ao médico assim que surgirem os primeiros sintomas. A prevenção evita doenças futuras.

Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las