Por Direito de Ouvir

18 de May de 2018

Ouvido Entupido? Conheça as Principais Causas

Este problema pode acontecer por uma série de fatores

18 de May de 2018


A sensação de ouvido entupido pode provocar muitos incômodos. O caso mais comum deles é quando há uma mudança de altitude, como na decolagem de um avião ou na descida de uma serra. Neste caso, a sensação de ouvido entupido acontece por conta da diferença de pressão entre a orelha externa e a média.

Problemas odontológicos, como bruxismo causado pelo deslocamento incorreto da mandíbula, também podem provocar a impressão de ouvido entupido. Para minimizar os efeitos auditivos, é preciso que o paciente faça um tratamento odontológico específico.


Entre as causas, há também uma que é provocada dentro do ouvido médio. Nele, há três ossículos que auxiliam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno. Eles fazem movimentos em conjunto com o tímpano por meio de contrações de músculos muito pequenos e também atenuam sons que podem ser prejudiciais para a audição. Se houver algum erro nessa cadeia de movimentos, a sensação de ouvido entupido aparece.

Bebês e crianças são as que mais sofrem com este problema justamente pelas características anatômicas e funcionais da tuba auditiva, que favorecem o entupimento dos ouvidos.

Causas naturais do ouvido entupido

Outro fato que pode causar a sensação de ouvido entupido é a cera, que quando em excesso no canal auditivo pode tampar o conduto. A entrada de água ou o uso de hastes flexíveis também pode empurrar a cera para o fundo do conduto, ocasionando o entupimento e até dores de ouvido. Em casos como este, o cerume precisa ser removido por um especialista.

Se o ouvido ficar entupido após banhos ou natação, o ideal é não tomar nenhuma medida caseira - na verdade, as soluções propostas por muitos sites podem acentuar o problema. Neste caso, recomenda-se procurar um otorrinolaringologista, só ele poderá avaliar se houve algum dano na parte interna do ouvido e se o acúmulo de água pode provocar alguma infecção de ouvido, as chamadas otites. Veja mais sobre água no ouvido.

Os casos de ouvido entupido também podem ser provocado por uma disfunção na trompa de Eustáquio. Estima-se que este problema atinja 30% da população. Se as obstruções são persistentes, podem provocar complicações, como otites, perdas auditivas e até meningite.

A solução, na maioria dos casos, é cirúrgica. A trompa de Eustáquio faz comunicação entre o nariz com o ouvido e tem a função de ventilar e drenar o ouvido médio. Quando está obstruída, o ar não passa, provocando sintomas como autofonia, sensação de ouvido tapado e zumbido.

A nova cirurgia desobstrui a trompa de Eustáquio com um balão de pressão, introduzido no nariz por um cateter até ao ouvido médio.


CUIDADOS IMPORTANTES

Seja qual for a causa, é importante frisar a prevenção. Não é indicado o uso de qualquer substância sem a prescrição médica. O uso de hastes flexíveis ou a introdução de outros objetos também não são recomendados já que podem causar danos à membrana timpânica e provocar perdas auditivas que dificilmente serão revertidas. Ao menor sinal de ouvido entupido, procure um especialista.

Conheça alguns cuidados básicos na hora de tirar a água do ouvido.

Se informe sobre os problemas no ouvido.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las