Por Direito de Ouvir

15 de janeiro de 2018

Saiba como tirar água do ouvido

Ouvido Entupido com Água no verão é comum acontecer

15 de janeiro de 2018


No verão o lazer mais procurado são os que envolve água. E no meio da brincadeira acaba entrando água no ouvido, causando sensação de ouvido entupido, incômodo e dor. Quando acontece é necessário que a água seja retirada do ouvido o mais rápido possível para não trazer complicações.

Colocamos algumas orientações para que possa ouvir melhor:

Como identificar se entrou água no ouvido

Seus principais sintomas são:


Quando acontecer, o que fazer?

— A primeira opção para fazer a retirada da água é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia.

— Outra opção é colocar um pouco de água morna no ouvido entupido, porque isso dilata a região e tira a bolha de ar que se formou.

— Caso essas técnicas mais simples não derem certo pode-se tentar essas:


  • Colocar uma toalha ou a ponta de um papel no ouvido, mas sem fazer muita força, assim a água vai ser absorvida;

  • Puxar levemente o ouvido para trás, enquanto se inclina a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurando pela parte de cima da orelha;

  • Provocar um bocejo e até mastigar pode ajudar a tirar facilmente a água do canal auditivo;

  • Utilize cotonete com cuidado para retirar o resto de água que possa ter ficado. Mas cuidado, para não causar outros problemas nos ouvidos.

Se mesmo fazendo esses métodos a água continuar, o indicado é ir ao médico e pedir para fazer uma lavagem no ouvido e remover corretamente para evitar uma infecção.

É importante lembrar que a prevenção é de extrema importância. Portanto, muito cuidado na hora que tiver contato com a água.


Como tirar água do ouvido do bebê

No caso dos bebês o indicado é apenas secar o ouvido com uma toalha, mas, caso o bebê continue se queixando é preciso levá-lo no pediatra para evitar o agravamento do caso. 


Dica 

Para evitar que água entre no ouvido e cause um entupimento do bebê durante o banho, ou qualquer atividade que envolva água a dica é colocar um pedacinho de algodão na orelha de forma a tapar o ouvido e passar um creme hidratante sobre o algodão, pois o creme não permite que a água entre.


Alerta

Não deve ser usado vinagre ou álcool, pois eles não são formas seguras de retirar água e podem amentar o risco de infecção no ouvido. Cuide da sua Saúde Auditiva.


Marcadores
Doenças do ouvido
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las