Ouvido entupido? Veja o que fazer

Tendo inúmeras causas, a autofonia requer atenção e cuidados especiais

Você já sentiu que os sons a sua volta estavam abafados? Se sim, saiba que essa sensação é uma das mais comuns que a autofonia causa nos seres humanos. Aliás, autofonia é um dos nomes de um problema muito comum: o ouvido entupido.


Tendo inúmeras causas, como mudanças de altitude que causa uma diferença de pressão entre a orelha externa e a média ou mesmo problemas odontológicos como o bruxismo, o ouvido entupido requer atenção e cuidado para não se tornar algo mais sério.


Além desses fatores, o canal auditivo também pode ser entupido pela presença em excesso de cera, pela entrada de água ou pelo uso inadequado de hastes flexíveis. Esses fatores, além de entupir o ouvido, também pode causa dores e até mesmo infecções.


Como tais incômodos são comuns, é possível encontrar inúmeras dicas e conselhos na internet com medidas caseiras que poderiam atenuar o problema. Contudo, na grande maioria dos casos, essas soluções podem piorar a situação.


Dessa forma, o ideal é que ao persistirem os sintomas, a pessoa procure um otorrinolaringologista para que este avalie com precisão o que tem causado esta disfunção auditiva e qual será o melhor tratamento. É importante que este acompanhamento médico seja feito rapidamente, principalmente em casos de água no ouvido, já que esse acúmulo pode se tornar uma otite em pouco tempo.



Outro fator que pode fazer com que o ouvido fique entupido é uma disfunção na trompa de Eustáquio. Esse problema consiste em uma obstrução no canal que faz a comunicação entre o nariz com o ouvido e que tem a função de ventilar e drenar o ouvido médio. Quando esta trompa está obstruída, o ar não passa, provocando sintomas como autofonia, sensação de ouvido tapado e zumbido. Em longo prazo, esse problema pode causa otites, perdas auditivas e até meningite. Nesse caso, a solução para a grande parte dos pacientes é uma cirurgia que desobstruirá este canal de maneira simples e rápida.


De qualquer maneira, lembre-se que o uso de qualquer substância, objeto ou método para desentupir o ouvido sem a prescrição médica não é indicado e pode causar mais danos do que benefícios, já que essas soluções podem prejudicar a membrana timpânica e provocar perdas auditivas que dificilmente serão revertidas. Busque sempre a orientação de um especialista.

Continue lendo
Audição

Mais do Blog

Audição9 meses atrás

Ouvido Entupido? Conheça as Principais Causas

Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores

Audição, Curiosidades9 meses atrás

Como funciona o tímpano no sistema auditivo

Conheça qual é o papel desta membrana na transmissão das ondas sonoras para o cérebro

Audição, Doenças do ouvido9 meses atrás

Qual é a relação entre a audição e o equilíbrio?

Estruturas presentes no ouvido são importantes para manter o equilíbrio

Audição, Doenças do ouvido9 meses atrás

Dor de ouvido: por que acontece?

Conheça as principais causas da dor de ouvido

Audição, Perda auditiva9 meses atrás

Sintomas da perda auditiva

Se você suspeita de perda auditiva, leia com atenção

Audição9 meses atrás

Causas, sintomas e tratamentos da surdez súbita

A surdez súbita é uma perda auditiva repentina