Conheça cinco curiosidades sobre cera de ouvido

A cera de ouvido parece banal, mas pode ser fascinante

Na ponta de uma haste flexível ou no ouvido. A cera de ouvido parece uma coisa tão banal que raramente paramos para pensar nela. Mas basta um olhar mais atento para perceber o quanto esta secreção pode ser fascinante.Conheça curiosidades sobre o cerume:


Você sabia que a cera de ouvido é...


  • MIX DE SUBSTÂNCIAS - Cientificamente conhecida como cerume, ela é produzida na parte externa do canal auditivo por cerca de 2 mil glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas modificadas. A essa substância, são somados pelos, pele morta e outros detritos corporais. Pronto! Esta aí a receita da cera de ouvido.
  • SEUS TIPOS VARIAM COM ETNIA- Não, você não leu errado. Existem vários tipos de cera e cada um deles é determinado geneticamente, mais especificamente por uma única letra em um único gene. O tipo úmido é o mais comum – inclusive tem sido usada para rastrear os padrões antigos de migração humana.  Caucasianos e africanos têm mais chance de apresentar um cerume úmido, enquanto asiáticos do Extremo Oriente apresentam uma variação mais seca.
  • FUNCIONA COMO BARREIRA DE PROTEÇÃO - A princípio, acreditava-se que a função da secreção era lubrificar a região. Mas hoje sabe-se que ela funciona uma proteção contra insetos e outros corpos estranhos que possam invadir os ouvidos. Saiba mais sobre os motivos que nos fazem ter cera no ouvido.
  • TEM EFEITO ANTIBIÓTICO - Um estudo alemão mostrou que na cera de ouvido são encontrados dez peptídeos que impedem a proliferação de fungos e bactérias. Outra pesquisa, realizada em 2000 pela Universidade La Laguna, na Espanha, chegou à conclusão de que, na verdade, ela contribui para a proliferação das bactérias. Por que resultados tão diferentes?A resposta está no tipo de cera: uma pesquisa usou voluntários com cera seca e outro com cera única.
  • LIMPÁ-LA É UM ERRO - Com todas as suas funções, a cera tem um papel importante na proteção do ouvido. Pois isso, esqueça as hastes flexíveis! Elas podem empurrar a cera na direção do tímpano e formar uma rolha de cera, entupindo o ouvido. Mas então como cuidar do ouvido?

Como tirar a cera de ouvido se ela incomodar?


O ideal é não tirar. Isso mesmo, você não leu errado. O ouvido tem mecanismos naturais que fazem a eliminação da cera para a parte externa do conduto auditivo. De lá, ela pode ser retirada com a ponta de uma toalha macia.

Inserir hastes flexíveis ou objetos como grampos, palitos de fósforo podem ferir o conduto e a fina membrana do tímpano. Sem contar que eles podem empurrar a cera que, compactada, forma uma espécie de rolha, impedindo a passagem do som e causando surdez.

Mas e se a cera estiver realmente incomodando? A dica é procurar um otorrinolaringologista. Esqueça receitas caseiras: elas podem causar dores de ouvido, só um especialista pode tirar a cera sem machucar estruturas delicadas do ouvido. Dê só uma olhada neste vídeo sobre a importância da cera de ouvido.
E no caso dos bebês?

A limpeza da orelha dos bebês pode seguir o mesmo princípio da dos adultos. Não recomenda-se a inserção de hastes flexíveis ou qualquer objeto dentro do conduto auditivo da criança. Durante os banhos, os pais devem tomar cuidado para evitar que a água entre dentro do ouvido. Depois, o ideal é deitar o bebê em uma superfície plana e firme e limpar a parte externa da orelha com uma toalha macia ou fralda. Se tiver qualquer dúvida, procure um pediatra.

Continue lendo
Audição Curiosidades

Mais do Blog

Curiosidades6 meses atrás

Pesquisadores Estudam Misofonia, Aversão A Sons

A Misofonia: Aversão A Determinados Sons, Ganha Estudo Na Inglaterra

Audição6 meses atrás

Ouvido Entupido? Conheça as Principais Causas

Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores

Curiosidades5 meses atrás

Coceira no ouvido: O que pode ser? Como tratar?

Saiba mais sobre as causas e tratamentos do popular "comichão" nos ouvidos

Curiosidades5 meses atrás

Implante Coclear: O que é? Como funciona?

Aparelhos auditivos suprem níveis variados de perda de audição

Curiosidades5 meses atrás

Como o nosso ouvido funciona?

Ele capta os sons e transmite essa informação para o cérebro

Curiosidades, Perda auditiva5 meses atrás

Síndrome de Usher causa surdez e cegueira

Doença genética associa a perda da audição com redução da visão