Por Direito de Ouvir

18 de September de 2017

Bebês e crianças sofrem com autofonia

Resfriados, gripes e rinites facilitam que o problema ocorra

18 de September de 2017


O fenômeno auditivo conhecido por autofonia é um dos mais comuns entre as pessoas. Atingindo pessoas de todas as faixas etárias esse incômodo é mais conhecido por ouvido entupido! Geralmente, sentimos esse desconforto ao subir ou descer a serra, viajar de avião ou mesmo em situações corriqueiras do dia-a-dia.

Uma das sensações causadas pelo ouvido entupido é a de estar falando dentro da própria cabeça sem ouvir muito do que se fala no mundo exterior. Contudo, em voos de avião e em mergulhos os riscos são maiores e os efeitos negativos da autofonia podem ser agravados.

Nesses determinados contextos, além da autofonia, as pessoas podem ter dor de ouvido e até extravasamento de líquido e de sangue na cavidade do ouvido médio, provocando uma infecção conhecida como otite média aguda.

O Que Causa o Entupimento do Ouvido?

São várias as possíveis causas para esse problema. As mais comuns são mudanças de altitude, quando estamos sujeitos a diferença de pressão entre a orelha externa e a média. Como nosso corpo leva algum tempo para se acostumar com essa mudança, acabamos por sentir uma sensação de ouvido tampado.

Outro motivo que pode levar ao entupimento do ouvido é o bruxismo. Para as pessoas que sofrem com esse problema, é preciso avaliação e tratamento odontológico. Disfunções no funcionamento do ouvido e acúmulo de cerume também podem resultar na autofonia.

Por esse motivo, é sempre bom prestar atenção ao fazer a limpeza dos ouvidos. Muitas vezes, a quantidade de cera presente no conduto auditivo é normal, porém com a entrada de água ou com o uso de hastes flexíveis, ela é empurrada para o fundo do conduto e causa o entupimento e a dor de ouvido, condição que só será revertida com a retirada desse excesso por um médico.

Além disso, na maioria dos casos, esse problema não dura muito tempo e é resolvido rapidamente. Isso ocorre porque nossa própria tuba auditiva possui um mecanismo de compensação, que envia a pressão de ar da porção posterior do nariz até o ouvido médio. Por isso, sempre que engolimos a saliva, bebemos líquidos ou bocejamos, sentimos um certo alívio – nosso próprio está equilibrando a pressão e corrigindo a autofonia.

Contudo, apesar desses truques, a autofonia pode ser perigosa para a saúde, principalmente, de bebês e crianças, grupo que mais sofre com esse desconforto auditivo.

Devido às características anatômicas e funcionais da tuba auditiva durante o desenvolvimento infantil, o entupimento dos ouvidos e dores nessa região são naturalmente mais comuns. Em adendo, também é preciso considerar as alterações nasais ocorridas em decorrência de resfriados, gripes, rinites alérgicas e, também, o aumento das adenoides. Todas essas situações causam obstrução nasal e facilitam a ocorrência da autofonia, além de serem mais comuns entre bebês e crianças.

Caso você sinta os sintomas de ouvido entupido e eles não passam rapidamente, procure um otorrinolaringologista, somente o médico poderá receitar um tratamento adequado para este problema.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las