Por Direito de Ouvir

02 de October de 2017

Hastes flexíveis oferecem riscos à audição

Produtos oferecem riscos enormes à saúde auditiva, veja

02 de October de 2017


Vendidos como produtos para limpeza dos ouvidos, as hastes flexíveis com pontas de algodão, comumente conhecidas como cotonetes, não são indicadas para essa função. Você sabe o porquê? Veja abaixo.

Inúmeros otorrinolaringologistas já avisam: não é recomendado utilizar cotonetes na hora de limpar os ouvidos. Isso ocorre porque esses produtos acabam por remover por completo a cera presente no canal auditivo, o que não é recomendado, já que ela  serve como proteção natural dos ouvidos.

Além disso, as hastes flexíveis também podem causar traumas nas estruturas internas do ouvido. O ideal é utilizar apenas uma toalha macia para efetuar a limpeza das orelhas.

Atualmente, é obrigatório realizar o Teste da Orelhinha logo nos primeiros meses de vida dos recém-nascidos para avaliar a saúde auditiva dos bebês. A Associação Brasileira de Otologia recomenda que os pais levem as crianças pequenas anualmente ao médico para realizar exames de audição.

O acompanhamento periódico é necessário para prevenir doenças e tratar aquelas que aparecerem com rapidez e eficiência. Afinal de contas, as crianças pequenas são as vítimas mais frequentes de otites.

Quanto à higienização das orelhas dos pequenos, é preciso que seja feita mediante orientação de um pediatra responsável. Mas é aconselhável que os pais façam a higienização da orelha externa através de movimentos delicados e usem apenas água e sabonete. Para secar, uma toalha macia basta. Essa limpeza é necessária para impedir a formação de rolhas de cera no ouvido das crianças.

Riscos

É comum, principalmente entre os mais idosos, a utilização de cotonetes, tampas de caneta, lápis, grampos, ramonas e outros tantos objetos para aliviar aquela coceira incômoda no ouvido, ou simplesmente para limpá-lo.

Contudo, esses objetos oferecem riscos enormes à saúde auditiva. Por conta do formato e material que os constituem, esses objetos podem causar entupimento do canal auditivo (ao empurrarem a cera para dentro do mesmo), otites e, em casos mais graves, a perfuração da membrana timpânica, que é muito fina e pode ser rompida com facilidade.

As consequências negativas da falta de cautela ao limpar o ouvido, muitas vezes, só podem ser revertidas com a ajuda de um profissional e, em alguns casos, mediante procedimentos cirúrgicos.

O ideal é fazer a limpeza somente na região externa da orelha sempre após o banho e com muito cuidado. Para realizar limpezas mais profundas é preciso procurar um otorrinolaringologista. Além disso, em casos de pessoas que possuem pele mais sensível que facilita a descamação (dermatite ou psoríase) no canal auditivo é aconselhável que façam periodicamente a limpeza auditiva com um profissional.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las