Cláudio Fonseca
Por Cláudio Fonseca
Otorrino Especialista

01 de fevereiro de 2018


0 compartilhamentos
Nenhum comentário

Infecção de ouvido: Sintomas, causas e como tratar

Esse tipo de infecção é gerado por um vírus ou bactéria


Compartilhar

Infecção de ouvido

A infecção mais comum é a otite média aguda, que é a infecção no ouvido médio localizado atrás do tímpano. Esse tipo de infecção é gerado por um vírus ou bactéria, que é bastante dolorida e atinge geralmente mais as crianças.


Causas

Uma infecção no ouvido é gerada por bactérias ou vírus que ficam dentro da orelha média da pessoa. Geralmente esse tipo de inflamação aparece como um sintoma de outra doença, como por exemplo, gripe ou alergias, mas outras causas podem aumentar o aparecimento dos sintomas.

Uma das causas é o bloqueio da tuba auditiva que sai do ouvido médio e chega até a parte posterior da garganta, encarregado pela drenagem do líquido feito normalmente pelo ouvido médio. Se essa passagem for obstruída, o líquido vai acumular, fazendo um acúmulo de bactérias ou vírus na região, causando a infecção.

A inflamação nas adenoides também pode causar otite média aguda. Adenoides são pequenos pedaços de tecido, que ficam na parte de trás do nariz, muito perto da tuba auditiva. Inflamação ou aumento das adenoides podem fechar a tuba e consequentemente, causar otite.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Riscos

Algumas situações de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver infecções no ouvido:

Crianças entre seis meses e dois anos tem facilidade para ter inflamação, porque, a tuba auditiva ainda está muito pequena e o sistema de imunidade também não está formado totalmente.

• Evite locais com aglomerações de pessoas, porque as chances de pegar gripes e resfriados aumentam.

• No outono e inverno as infecções no ouvido aumentam, nessa época as gripes e resfriados são mais constantes.

Tratamento

A maioria das infeções de ouvido são tratadas com antibióticos. Mas em alguns casos a inflamação pode sumir sem nenhum tratamento. Nessa situação, é preciso diminuir a dor é indicados compressa morna na região do ouvido e alguns remédios, que não exigem prescrição médica. Caso a infecção seja repetitiva, o médico pode prescrever um processo de drenagem do líquido existente dentro do ouvido médio.