Por Direito de Ouvir

24 de April de 2018

Equilíbrio e audição precisam estar alinhados

Estruturas presentes no ouvido são essências para manter o equilíbrio

24 de April de 2018


Existem estruturas que ajudam para o equilíbrio. A cóclea, parte auditiva do ouvido interno, que é responsável pelas ondas sonoras em impulsos nervosos que serão lidos pelo cérebro, e o vestíbulo é responsável pelo equilíbrio, formando o labirinto. Quando ele é atingido pode causar o que é conhecido de labirintite.

Entenda como funciona o equilíbrio

O equilíbrio do ser humano depende de várias coisas como o funcionamento certo do labirinto, responsável, por perceber as sensações do próprio corpo e da visão, que são armazenadas e organizadas pelo cérebro.


Labirinto

O labirinto parece uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto é chamada de cóclea e está relacionada com a audição.

A parte posterior, que é formada por um conjunto de três canais é chamada de canais semicirculares, é pertencente ao equilíbrio. Toda a informação que é passada pelo cérebro, deslocamento do corpo, visão e posição do corpo, é responsabilidade do labirinto. Quando há informações opostas entre a visão, labirinto, músculos e ligamentos, o resultado é a tontura, há impressão de desequilíbrio (a cabeça parece oca, zonza, há um escurecimento da visão etc).

A vertigem é o sintoma mais comum de tontura, a pessoa tem a sensação de uma tontura rotatória (impressão de que tudo gira em torno dela ou ela própria está girando), podendo causar náuseas, vômitos, suor, palidez e sensação de desmaio. Sensações de tontura, vertigem e zumbido no ouvido podem sugerir uma doença do labirinto ou uma labirintopatia, conhecida popularmente e, erroneamente, como labirintite.

Labirintite 

É preciso saber que labirintite é uma infecção grave e rara do labirinto. Já as labirintopatias ou vestibulopatias são problemas relacionados com a audição e com o equilíbrio corporal.

Causas de labirintites

Diabetes hipertensão, reumatismo, infecções por vírus e bactérias, alterações do metabolismo e hormonais, uso excessivo de drogas ototóxicas, como antibióticos e anti-inflamatórios, aterosclerose, traumas, hábitos alimentares inadequados, vida sedentária, estresse, alteração vascular, entre outros. Ao sentir qualquer alteração deve-se procurar o médico Otorrinolaringologista.

A reabilitação vestibular é um método terapêutico, feito por fonoaudiólogos, tem como objetivo melhorar e reparar o distúrbio de equilíbrio corporal. Ela é uma das diversas alternativas de tratamento para o paciente com disfunção vestibular, podendo ser associada a outros tipos de tratamento.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las