Por Direito de Ouvir

02 de August de 2018

Uso de cotonete pode causar lesões e infecções

Saiba os cuidados importantes

02 de August de 2018


Cotonetes de algodão parecem inofensivos, mas podem ser perigosos quando usados para limpar os ouvidos.

Embora algumas pessoas juram usar cotonetes para remover o excesso de cera e detritos de seus canais auditivos, médicos especialistas avisaram para não tentarem.

Eles viram muitas catástrofes resultantes do uso de cotonetes. De tímpanos perfurados a cera super-impactada, há muitas consequências negativas associadas à limpeza do ouvido com cotonete e outros objetos.

Existem vários itens que as pessoas usam para limpar seus ouvidos. Alguns dos mais interessantes e estranhos vistos nos consultórios médicos incluem:

● Cotonetes de algodão;

● Alfinetes de cabelo;

● Pinça;

● Canetas e lápis;

● Palhas;

● Clipes de papel;

● Brinquedos...

Embora esta seja apenas uma lista parcial, é importante perceber que nada deve ser introduzido dentro do ouvido para retirar a sujeira e a cera. Isso é perigoso e pode causar perda de audição ou um canal auditivo ou tímpano danificado.

A cera de ouvido é importante?

A cera de ouvido existe por vários motivos. Em primeiro lugar, cera de ouvido desempenha um papel fundamental para garantir que todo o seu canal auditivo permaneça bem hidratado.

Portanto, a limpeza excessiva pode levar à irritação, uma vez que os óleos naturalmente encontrados em seus ouvidos nunca têm a chance de hidratar a parede do canal auditivo interno.

Em segundo lugar, cera do ouvido atua como uma barreira protetora muito importante para o seu canal auditivo. Entre o ouvido externo e o tímpano, o canal tem pelos e cera entre os dois.

Se você mora em zona rural ou até mesmo em uma área urbana, há muitos poluentes ou pólen que estarão naturalmente flutuando no ar.

À medida que esses poluentes penetram no canal auditivo, muitos deles são bloqueados através dos pelos da orelha como a primeira linha de defesa. Mas além dos minúsculos pelos, esses poluentes serão bloqueados pela cera do ouvido.

Portanto, cera de ouvido é vital para manter seu tímpano bem protegido durante o curso de qualquer dia. Mas à medida que você encontra mais poeira, sujeira e poluentes em geral no ar, a cera do seu ouvido se acumula naturalmente em excesso. Esta acumulação de cera vai lentamente começar a descer para a abertura do canal auditivo. Como a cera de ouvido está fazendo o seu caminho para a saída, ela normalmente se prenderá aos pelos da sua orelha, causando aglutinação.

Confira agora como remover cera dos seus ouvidos com alguns remédios caseiros:

Como limpar seus ouvidos: 5 remédios caseiros fáceis

A água salgada

A água salgada é uma das melhores soluções de remoção de cera de ouvido que pode ser usada em casa.

Suaviza a cera acumulada no interior do ouvido, facilitando a limpeza. Misture uma colher de chá de sal em meia xícara de água morna até que o sal fique completamente dissolvido. Mergulhe uma bola de algodão na solução.

Incline a orelha afetada para cima em direção ao céu. Aperte a bola de algodão para colocar algumas gotas de água salgada no ouvido e fique na mesma posição por três a cinco minutos.

Em seguida, incline a cabeça na direção oposta para permitir que a água salgada seja drenada. Limpe a parte externa da orelha com um pano limpo para remover a cera amolecida.

Azeite

Diz-se que o azeite é um remédio comum para remover a cera do ouvido. Ele ajuda a alinhar as membranas da orelha, protegendo o ouvido de infecções causadoras de água.

Azeite também ajuda a suavizar a cera do ouvido e torna mais fácil sair. Com suas propriedades antissépticas, também auxilia no combate à infecção do ouvido.

Aqueça o azeite levemente e usando um conta-gotas, despeje três a quatro gotas no ouvido. Deixe descansar por dez minutos para que a cera do ouvido fique macia.

Incline a cabeça para os lados e remova o óleo e a cera com os fones de ouvido. Você também pode usar óleo de mostarda.

Peróxido de hidrogênio

É o remédio mais eficaz para o acúmulo de cera de ouvido. Devido à sua propriedade efervescente, pode remover facilmente a cera e os detritos do canal auditivo.

Junte o peróxido de hidrogênio (3%) e a água em proporções iguais. Use um conta-gotas para soltar essa solução nos ouvidos.

Deixe-o por algum tempo e, em seguida, incline a cabeça para o lado oposto para drenar a solução. Além disso, limpe a cera usando um pano limpo.

Vinagre e álcool

Vinagre e solução de álcool é um remédio antigo para remover a cera do ouvido. Esta mistura ajuda a dissolver a cera.

O álcool atua como um agente secante e o vinagre combate bactérias e fungos, o que ajuda ainda mais na prevenção da infecção do ouvido.

Misture os dois ingredientes igualmente em uma tigela. Mergulhe a bola de algodão na solução.

Em seguida, incline a orelha para o céu e despeje duas a três gotas da solução da bola de algodão.

Aguarde cinco minutos e, em seguida, incline a cabeça para a direção oposta, para que a gravidade possa extrair a solução e a cera.

Água morna

A água morna é usada para ajudar a limpar o excesso de cera do ouvido. Certifique-se de usar apenas água limpa e filtrada.

Utilize uma seringa com água morna e introduza algumas gotas no ouvido. Deixe-o por cerca de um minuto e depois drene inclinando levemente a cabeça para o lado oposto.

Isso deve que ser realizado sob rigorosa supervisão; sem a supervisão, pode causar outros problemas no ouvido. Este delicado órgão precisa estar bem protegido para mantê-lo saudável.

Conclusão

Embora a cera de ouvido seja uma substância natural que protege as orelhas e o canal auditivo, ela precisa ser limpa quando acumulada, pois pode causar dificuldades de audição.

É importante limpar o ouvido tendo em mente a segurança, para não danificar as partes sensíveis do ouvido.

Enquanto as hastes flexíveis também conhecidas popularmente como cotonete, são o meio mais comumente usado para higienizar os ouvidos e estão acessíveis em diversas farmácias e drogarias, a maioria dos especialistas sugere que eles podem não ser a melhor maneira de fazê-lo.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las