Uso de cotonete pode causar lesões e infecções
Saiba os cuidados importantes

Cotonetes de algodão parecem inofensivos, mas podem ser perigosos quando usados para limpar os ouvidos.
Embora algumas pessoas juram usar cotonetes para remover o excesso de cera e detritos de seus canais auditivos, médicos especialistas avisaram para não tentarem.
Eles viram muitas catástrofes resultantes do uso de cotonetes. De tímpanos perfurados a cera super-impactada, há muitas consequências negativas associadas à limpeza do ouvido com cotonete e outros objetos.
Existem vários itens que as pessoas usam para limpar seus ouvidos. Alguns dos mais interessantes e estranhos vistos nos consultórios médicos incluem:
● Cotonetes de algodão;
● Alfinetes de cabelo;
● Pinça;
● Canetas e lápis;
● Palhas;
● Clipes de papel;
● Brinquedos...
Embora esta seja apenas uma lista parcial, é importante perceber que nada deve ser introduzido dentro do ouvido para retirar a sujeira e a cera. Isso é perigoso e pode causar perda de audição ou um canal auditivo ou tímpano danificado.
A cera de ouvido é importante?
A cera de ouvido existe por vários motivos. Em primeiro lugar, cera de ouvido desempenha um papel fundamental para garantir que todo o seu canal auditivo permaneça bem hidratado.
Portanto, a limpeza excessiva pode levar à irritação, uma vez que os óleos naturalmente encontrados em seus ouvidos nunca têm a chance de hidratar a parede do canal auditivo interno.
Em segundo lugar, cera do ouvido atua como uma barreira protetora muito importante para o seu canal auditivo. Entre o ouvido externo e o tímpano, o canal tem pelos e cera entre os dois.
Se você mora em zona rural ou até mesmo em uma área urbana, há muitos poluentes ou pólen que estarão naturalmente flutuando no ar.
À medida que esses poluentes penetram no canal auditivo, muitos deles são bloqueados através dos pelos da orelha como a primeira linha de defesa. Mas além dos minúsculos pelos, esses poluentes serão bloqueados pela cera do ouvido.
Portanto, cera de ouvido é vital para manter seu tímpano bem protegido durante o curso de qualquer dia. Mas à medida que você encontra mais poeira, sujeira e poluentes em geral no ar, a cera do seu ouvido se acumula naturalmente em excesso. Esta acumulação de cera vai lentamente começar a descer para a abertura do canal auditivo. Como a cera de ouvido está fazendo o seu caminho para a saída, ela normalmente se prenderá aos pelos da sua orelha, causando aglutinação.
Confira agora como remover cera dos seus ouvidos com alguns remédios caseiros:
Como limpar seus ouvidos: 5 remédios caseiros fáceis
A água salgada
A água salgada é uma das melhores soluções de remoção de cera de ouvido que pode ser usada em casa.
Suaviza a cera acumulada no interior do ouvido, facilitando a limpeza. Misture uma colher de chá de sal em meia xícara de água morna até que o sal fique completamente dissolvido. Mergulhe uma bola de algodão na solução.
Incline a orelha afetada para cima em direção ao céu. Aperte a bola de algodão para colocar algumas gotas de água salgada no ouvido e fique na mesma posição por três a cinco minutos.
Em seguida, incline a cabeça na direção oposta para permitir que a água salgada seja drenada. Limpe a parte externa da orelha com um pano limpo para remover a cera amolecida.
Azeite
Diz-se que o azeite é um remédio comum para remover a cera do ouvido. Ele ajuda a alinhar as membranas da orelha, protegendo o ouvido de infecções causadoras de água.
Azeite também ajuda a suavizar a cera do ouvido e torna mais fácil sair. Com suas propriedades antissépticas, também auxilia no combate à infecção do ouvido.
Aqueça o azeite levemente e usando um conta-gotas, despeje três a quatro gotas no ouvido. Deixe descansar por dez minutos para que a cera do ouvido fique macia.
Incline a cabeça para os lados e remova o óleo e a cera com os fones de ouvido. Você também pode usar óleo de mostarda.
Peróxido de hidrogênio
É o remédio mais eficaz para o acúmulo de cera de ouvido. Devido à sua propriedade efervescente, pode remover facilmente a cera e os detritos do canal auditivo.
Junte o peróxido de hidrogênio (3%) e a água em proporções iguais. Use um conta-gotas para soltar essa solução nos ouvidos.
Deixe-o por algum tempo e, em seguida, incline a cabeça para o lado oposto para drenar a solução. Além disso, limpe a cera usando um pano limpo.
Vinagre e álcool
Vinagre e solução de álcool é um remédio antigo para remover a cera do ouvido. Esta mistura ajuda a dissolver a cera.
O álcool atua como um agente secante e o vinagre combate bactérias e fungos, o que ajuda ainda mais na prevenção da infecção do ouvido.
Misture os dois ingredientes igualmente em uma tigela. Mergulhe a bola de algodão na solução.
Em seguida, incline a orelha para o céu e despeje duas a três gotas da solução da bola de algodão.
Aguarde cinco minutos e, em seguida, incline a cabeça para a direção oposta, para que a gravidade possa extrair a solução e a cera.
Água morna
A água morna é usada para ajudar a limpar o excesso de cera do ouvido. Certifique-se de usar apenas água limpa e filtrada.
Utilize uma seringa com água morna e introduza algumas gotas no ouvido. Deixe-o por cerca de um minuto e depois drene inclinando levemente a cabeça para o lado oposto.
Isso deve que ser realizado sob rigorosa supervisão; sem a supervisão, pode causar outros problemas no ouvido. Este delicado órgão precisa estar bem protegido para mantê-lo saudável.
Conclusão
Embora a cera de ouvido seja uma substância natural que protege as orelhas e o canal auditivo, ela precisa ser limpa quando acumulada, pois pode causar dificuldades de audição.
É importante limpar o ouvido tendo em mente a segurança, para não danificar as partes sensíveis do ouvido.
Enquanto as hastes flexíveis também conhecidas popularmente como cotonete, são o meio mais comumente usado para higienizar os ouvidos e estão acessíveis em diversas farmácias e drogarias, a maioria dos especialistas sugere que eles podem não ser a melhor maneira de fazê-lo.