Uso errado dos fones pode causar perda auditiva

Exposição constante ao volume alto dos fones pode causar perda auditiva

É muito comum ver jovens com fones nos ouvidos durante boa parte do dia. O que é raro, porém, é encontrar os que usam o equipamento de maneira adequada e que sabem que seu uso prolongado e com potência elevada pode causar danos irreversíveis à audição. Os especialistas acreditam que a Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) será muito comum nas novas gerações.

O que recomenda o médico Antônio Antunes, presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia do Estado de Pernambuco (Soespe), é que se utilize o fone de ouvido por no máximo uma hora e o volume nunca deve ultrapassar 80% da capacidade do aparelho. Esta recomendação baseia-se no fato de que o volume muito alto e o uso prolongado podem danificar o aparelho auditivo.

Recomendações

  • Mesmo com o volume baixo, evite ficar por mais de uma hora com o fone de ouvido;
  • A potência do equipamento de som deve ser usada no máximo até 80%;
  • Fones externos são os mais recomendados;
  • Ao perceber o menor ruído no ouvido procure imediatamente um médico otorrinolaringologista.

"Cerca de 30% das pessoas usam os fones com volume alto, acima do recomendado, e de 5 a 10% com volume muito alto", avalia o otorrino. Também de acordo com o médico, usar apenas um fone revezando uma hora em cada ouvido não minimiza os riscos de sofrer uma lesão.

Como escolher o modelo de fones adequado

Mas se você não consegue parar de usar os fones, é melhor escolher um modelo adequado de fone e revezar o uso em cada uma das orelhas. A sugestão é do otorrino do Hospital das Clínicas, Fábio Coelho, é escolher os fones externos, que não são tão invasivos.

"Com o som alto, há uma contração muito forte das células nervosas, que acabam sendo danificadas", ilucida o médico do HC. Segundo ele, o aparelho auditivo é muito sensível e os danos sofridos são irreversíveis.


Os sintomas mais comuns de perda auditiva são dificuldade de entender o que as pessoas dizem, presença constante de zumbidos e a necessidade persistente de aumentar o volume da televisão. Ao perceber a dificuldade para escutar, é recomendado procurar um otorrino, que irá realizar exames para medir a capacidade auditiva.

De acordo com o presidente da Soespe, se a perda detectada for muito pequena, a suspensão do uso prolongado e inadequadoo dos fones pode evitar o aumento da perda. "Mas se a perda é mais acentuada, você pode até precisar usar aparelho auditivo", adverte.

Use os fones sem prejudicar audição

Prefira fones de ouvido que ficam externos à orelha. Segundo a especialista, os modelos intra-auriculares, menores e muito comuns hoje em dia, são mais prejudiciais. “Quanto mais longe do conduto auditivo está a fonte de som, melhor”, diz a fonoaudióloga. Ela detalha que até mesmo as “voltinhas” que nossas orelhas possuem são uma “solução” anatômica do nosso corpo que tem a finalidade de manter o som mais longe.

Cuidado com o volume. Use o volume sempre na metade da graduação máxima do aparelho. “O ideal é conseguir ouvir a música e os sons externos também. Se a música impede de ouvir os sons externos significa que está alta demais”. Se a pessoa ao seu lado também consegue ouvir a música que você está escutando, é sinal de que o volume está muito alto.

Escolha sua música preferida. “É claro que tendemos a aumentar o volume quando uma música de que gostamos muito começa a tocar. Mas, não se esqueça de diminuir o som depois que a música acabar, para não se acostumar ao volume mais alto”, aconselha.

Dê um descanso aos seus ouvidos. A cada hora de música ouvida no fone, Ana Paula recomenda dez minutos de pausa. O “repouso auditivo” também serve quando vamos a um show ou ficamos expostos a um som muito alto em um determinado dia. Evitar ficar dois dias seguidos exposto a ruídos altos ajuda a “descansar”, evitando que o dano auditivo – que tem como sintoma os zumbidos, por exemplo – torne-se permanente.

Confira aqui mais dicas para usar os fones de ouvido sem causar danos à saúde auditiva!

Continue lendo
Perda auditiva

Mais do Blog

Perda auditiva8 meses atrás

Tímpano Perfurado? Quais os sintomas? Como tratar?

Entenda o que acontece quando a membrana do tímpano é perfurada

Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva8 meses atrás

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Campanha bsucaconscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva

Curiosidades, Perda auditiva8 meses atrás

Síndrome de Usher causa surdez e cegueira

Doença genética associa a perda da audição com redução da visão

Aparelhos auditivos, Perda auditiva8 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Perda auditiva, Zumbido8 meses atrás

Hipotireoidismo pode causar zumbido

A disfunção na glândula tireoide também pode estar ligada à perda auditiva

Perda auditiva7 meses atrás

Causas da surdez

Surdez pode ocorrer após infecções ou com o uso de medicamentos