Por Direito de Ouvir

07 de March de 2014

Quais são os efeitos da perda auditiva?

Perda auditiva prejudica capacidade de se comunicar e interagir com o mundo

07 de March de 2014


Problemas de audição variam muito de pessoa para pessoa, desde a perda auditiva relativamente leve até a surdez profunda. A capacidade auditiva é medida em tons (Hz) e intensidade (decibéis, ou dB). Um adulto com audição normal responde a sons entre 20Hz a 20.000 Hz, com intensidade a partir de 15db. Quando uma intensidade acima de 15 dB é necessária para ouvir e distinguir os sons, existe o que chamamos de perda auditiva. Vários tipos de perda auditiva podem afetar pessoas em qualquer faixa etária. Em crianças, a perda auditiva pode afetar o desenvolvimento da habilidade para se comunicar, se socializar, e aprender. Veja alguns possíveis efeitos da perda auditiva na comunicação:

Perda mínima (16-25 dB): Perda de aproximadamente 10% da compreensão da fala, principalmente quando há ruído de fundo (ex: sala de aula barulhenta).

Perda leve (26-40 dB): Sem amplificação de um aparelho auditivo, entre 25% e 50% da compreensão de conversas e discussões pode ser afetada. 

Perda moderada (41-55 dB): Sem amplificação, entre 50% e 100% da compreensão da fala pode ser perdida. A fala é compreendida dentro de certas condições, como conversar face a face, em conversas estruturadas com vocabulário controlado. 

Perda moderada a severa (56-70 dB): Sem amplificação, a fala precisa ser produzida em volume muito alto para ser compreendida. O indivíduo pode perder até 100% da comunicação falada.

Perda severa (71-90 dB): Sem amplificação, somente vozes bem próximas e em alto volume podem ser compreendidas.

Surdez profunda (>90 dB): Vibrações são percebidas em lugar de sons. A visão passa a ser mais importante do que da audição na comunicação e na aprendizagem. 

Perda unilateral (em apenas um ouvido): Sons leves ou distantes são menos percebidos, com dificuldade na localização de sons e na compreensão da fala em ambientes ruidosos.


Impacto da Perda Auditiva

A perda auditiva pode afetar a fala e o desenvolvimento da linguagem em crianças e deixá-los com dificuldade de comunicação quando adultos. Conheça outros impactos:

Comunicação

A consequência mais óbvia da perda auditiva são as dificuldades de comunicação: 

Conversas são menores; 

Menor uso do telefone;

Problemas de comunicação com a família, amigos e colegas de trabalho;

Pedir a outros que se repitam com frequência ou manter a conversa sem entendê-la.

Social

Como a habilidade em ouvir piora, muitas pessoas se isolam de interações sociais:

Evitam grupos e estranhos; 

Diminuem a eficiência no trabalho; 

Silêncio e isolamento.

Emocional

Perda auditiva não tratada causa uma série de sentimentos nas pessoas:

Raiva, frustração; 

Falta de concentração; 

Depressão; 

Embaraço; 

Ansiedade; 

Incerteza; 

Incompetência; 

Distanciamento de relações pessoais.

Os efeitos do não tratamento da perda auditiva podem aumentar. O uso regular de aparelho auditivo, combinado com práticas efetivas de comunicação, pode ajudar às pessoas com problemas auditivos a viverem em total harmonia com a sociedade.

Como saber se tenho perda auditiva?

Uma série de sinais pode indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva e precisa usar aparelho auditivo. Para identificar esses indícios, é preciso observar alguns comportamentos no dia a dia. Conheça algumas situações que podem indicar déficit auditivo:

  • Quando a pessoa passa a não entender direito o que é falado ao telefone ou em locais mais barulhentos;
  • Quando ela passa a achar que o tom de voz normal é um sussurro;
  • Se ela têm necessidade de aumentar muito o som da TV ou do rádio para conseguir entender as coisas que estão sendo apresentadas;
  • Se ela não entende o que as pessoas dizem e, por vergonha, acaba dando respostas erradas às perguntas;
  • Quando ela pede com frequência para que as pessoas repitam o que disseram.

Confira mais situações aqui.

Leia mais

Cinco passos para tratar a perda auditiva

Mitos e verdades sobre a perda auditiva


Marcadores
Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las