Por Direito de Ouvir

27 de February de 2015

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

27 de February de 2015


Uma série de sinais pode indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva e precisa usar aparelho. Para identificar esses indícios, é preciso observar alguns comportamentos no dia a dia. Conheça algumas situações que podem indicar déficit auditivo:

-Não entender direito o que é falado ao telefone ou em locais mais barulhentos;

-Achar que o tom de voz normal é um sussurro;

-Ter necessidade de aumentar muito o som da TV ou do rádio para conseguir entender as coisas que estão sendo apresentadas;

-Não entender o que as pessoas dizem e, por vergonha, acabar dando respostas erradas às perguntas;

-Pedir com frequência para que as pessoas repitam o que disseram;

-Não conseguir ouvir os sons que todas as outras pessoas da casa ouvem;

-Perceber o surgimento de zumbido no ouvido;

-Começar a se isolar porque tem dificuldade para entender o que os outros dizem;

-Ouvir mas não entender o que as pessoas falam.

Uma outra forma de saber se sofre de perda auditiva é fazer este teste. Caso o resultado aponte para uma redução na capacidade de ouvir, é fundamental que você procure um médico otorrinolaringologista. Só ele pode fazer um diagnóstico preciso da sua audição.


Por que a perda auditiva acontece?

A perda auditiva pode depender de diversos fatores: hereditários, do estilo de vida, da exposição a ruídos, do uso de medicamentos. Mas na maioria dos casos ela acontece como uma consequência natural do envelhecimento.


Quais são os graus de perda auditiva?

As perdas podem ser classificadas em: leves, moderadas, severas e profundas. Uma pessoa que tenha audição normal geralmente escuta sons abaixo de 25 decibéis.

Quem sofre de perda auditiva leve (de  26 a 40 dB) sofre de incapacidade de ouvir sons suaves, dificuldade em compreender a fala com clareza em ambientes com ruído.

Na perda auditiva moderada (de 41 a 70 dB),  a pessoa não consegue ouvir  sons suaves a moderadamente altos, dificuldade considerável em compreender a fala, principalmente na presença de ruído de fundo.

Já no caso da perda severa (71 a 90 dB), alguns sons altos são audíveis, mas a comunicação sem o aparelho auditivo é impossível. E na perda profunda  (acima de 91 dB) apenas alguns sons extremamente altos são audíveis, mas o aparelho auditivo é fundamental.


Como é feito o diagnóstico da perda auditiva?

É preciso passar por uma audiometria para que seja constatado o déficit auditivo. Entenda como é feito o exame. Clique aqui


Como ocorre a adaptação ao aparelho auditivo?

Após verificar o tipo de perda e conhecer as necessidades e o estilo de vida do paciente, a fonoaudióloga indicará o aparelho auditivo mais compatível com ele.  Você pode conhecer alguns dos aparelhos da Direito de Ouvir aqui.

O período de adaptação pode ser longo e exige paciência. Com a perda auditiva, o paciente pode perder a habilidade de distinguir sons. O aparelho auditivo não pode recuperar a audição exatamente como ela era antes da perda, mas o uso frequente traz uma série de benefícios.

Confira a seguir algumas dicas que ajudam no processo de adaptação do aparelho:

  • Comece utilizando o aparelho auditivo gradualmente;
  • Não tenha pressa, é normal estranhar os sons no começo;
  • Quando estiver cansado, desligue o aparelho;
  • Comece praticando a conversação em ambientes calmos e com poucas pessoas.

Procure a fonoaudióloga sempre que tiver dúvidas ou se sentir incômodos. 


Marcadores
Aparelhos Auditivos Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las