Por Direito de Ouvir

15 de September de 2017

Coceira no ouvido? Veja o que fazer

Situação é mais comum do que se pode imaginar

15 de September de 2017


Você já esteve em um momento importante que exigia atenção, mas não conseguia manter o foco por causa de uma coceira no ouvido?

Esse tipo de situação é mais comum do que se pode imaginar, além de apresentar causas que muitas vezes são ignoradas pelas pessoas que sentem esse incômodo. Entre essas causas, está a dermatite seborreica, que é uma condição semelhante à caspa do couro cabeludo. Essa inflamação ocorre na pele do canal auditivo e gera dores e desconfortos no ouvido.

Essa dermatite acaba fazendo com que a cera produzida no ouvido fique seca e escamosa. Gerando irritação e o famoso “comichão” na orelha. De maneira geral, as pessoas buscam resolve-lo de maneiras “caseiras”, utilizando hastes flexíveis, tampas de caneta, lápis, grampos de cabelo e outros tantos objetos cortantes que estejam a disposição.

Acontece, que esse comportamento gera mais riscos do que benefícios para quem sofre com a coceira no ouvido, já que tais objetos podem causar sérios danos à fina membrana timpânica, que por ser muito sensível pode se romper facilmente. Com isso, ocorre o que conhecemos como rompimento do tímpano, que em nas melhores hipóteses pode ser revertido com procedimentos cirúrgicos.

Além disso, outro risco ocasionado pela coceira no ouvido é a descamação do canal auditivo. Tais sintomas combinados podem gerar, facilmente, uma otite externa e agravar uma situação que poderia ser facilmente resolvida com uma visita a um otorrinolaringologista.

E você se engana se pensa que a coceira do ouvido afeta somente o sistema auditivo. Isso porque a tuba auditiva, canal afetado pela coceira e seus desdobramentos, liga o ouvido médio à faringe, aos olhos e ao nariz. Justamente por isso, é comum que desconfortos auditivos, quando cuidados inadequadamente, gerem alergias e irritações no sistema respiratório e também nos olhos.

O que fazer quando a coceira surgir?

O primeiro passo é observar se o desconforto é contínuo ou não. Após essa observação, o ideal é consultar um otorrinolaringologista antes de usar qualquer receita caseira. Como dito anteriormente, esses métodos podem causar ainda mais danos ao sistema auditivo.

Além disso, caso você esteja lidando com a coceira no ouvido, é recomendado realizar uma consulta médica antes de ir à praia ou à piscina. Já que, dependendo da causa do incômodo, esses ambientes podem agravar sua condição.

Para evitar problemas no aparelho auditivo, o ideal é ir ao médico assim que surgirem os primeiros sintomas.



Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las