Por Direito de Ouvir

03 de April de 2019

Quais são os principais exames auditivos?

É de grande importância saber quais os tipos de tratamentos existentes

03 de April de 2019


Por que é importante fazer exames auditivos?

É comum que quando nos sentimos mal com o nosso organismo, como sintomas de febre, problemas cardíacos, falhas na visão, irmos diretamente a algum médico especializado no assunto. Assim como diversos órgãos do nosso corpo, cuidar da saúde auditiva também deve ser de extrema importância para que não haja uma piora no quadro.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), pelo menos 71,1% da atual população brasileira busca algum auxílio médico quando precisa, porém, a saúde auditiva é um pouco mais negligenciada do que outras patologias. Isso acontece devido a falta de informações acessíveis sobre especialistas da área, como fonoaudiólogos e otorrinos.

A nossa audição é tão importante quanto qualquer outro membro do nosso corpo, isso porque ela é a primeira se desenvolver quando nascemos, mas também é a primeira a sofrer consequências na hora de envelhecer. Por isso, separamos neste artigo alguns exames auditivos que podem te ajudar na hora de consultar com profissionais da área da saúde auditiva:

Tipos de exames:

Audiometria tonal limiar convencional: Apesar de parecer um nome estranho, esse é o mais comum dos exames feito por especialistas. Ele é caracterizado por medir o nível da intensidade sonora que é recebida pelo ouvido. É também utilizado para dar um diagnóstico do nível de surdez e é realizado em uma cabine acústica com o auxílio de fones de ouvido. Esse tipo de exame pode ser aplicado em pessoas a partir de 3 anos de idade e requer um encaminhamento médico, para que não haja qualquer tipo de obstrução durante o teste, como excesso de cerume em um dos ouvidos.

Audiometria de alta frequência: É um tipo de teste parecido com o anterior, porém tem a finalidade de detectar o nível mínimo de intensidade de frequências sonoras entre 10.000, 12.500 e 16.000Hz. Também é realizado em uma cabine a prova de sons com fones de ouvidos regulados para disparar ondas sonoras muito agudas. Comumente utilizado para descobrir qualquer tipo de alteração auditiva precoce e manter em tratamento pessoas que fazem uso de medicamentos ototóxicos.

Audiometria vocal: Esse teste é especificamente utilizado para uma avaliação na capacidade de entender e emitir sons das cordas vocais. Serve como um tratamento na hora de identificar problemas auditivos e se há a necessidade de utilizar aparelhos. Outro ponto a ser destacado é que esse exame também é realizado em uma cabine com a assistência de fones de ouvido.

• Limiar de recepção de fala: É trabalhado uma taxa menor de frequências sonoras onde o indivíduo consegue reproduzir pelo menos 50% dos diálogos ouvidos.

• Índice de reconhecimento de fala: É feito um cálculo baseado em quantos porcentos de acertos a pessoa conseguiu obter.

O exame também requer um tipo de encaminhamento médico para que não haja problemas na hora de realizar o teste, como a obtenção de cerume em excesso nos ouvidos.

Imitanciometria: Você provavelmente nunca ouviu esta palavra, certo? Mas é outro exame auditivo capaz de identificar as respostas emitidas pela pessoa. A avaliação pode ser feita das seguintes maneiras:

• Timpanometria: O teste é feito a partir de uma sonda que tem seu exterior acoplado por uma borracha macia, e introduzida dentro do sistema auditivo ao mesmo tempo em que são reproduzidas ondas sonoras. Assim, consegue-se analisar diretamente a pressão da orelha média. A Timpanometria é importante para ajudar na assistência e no diagnóstico de alterações no tímpano e nos ossículos do ouvido.

• Reflexo acústico: Quando é necessário analisar os reflexos estapediano, é reproduzido ondas sonoras parecidas com as realizadas no teste de audiometria tonal, feita através de fones de ouvido. Ao final do exame, é detectado se o indivíduo tem ou não esse reflexo, podendo auxiliar no tratamento de otosclerose, pequenas falhas no nervo facial, além de ajudar em um diagnóstico definitivo dos nervos auditivos.

É necessário destacar que durante a avaliação do teste, o paciente não pode ter se submetido a uma perfuração do ouvido ou estar interligado a um tubo de ventilação.

Outros tipos de exames não-convencionais:

Emissões otoácusticas evocadas (EOA): Com um nível de complexidade maior, o EOA pode funcionar de duas maneiras diferentes: por transiente e de acordo com o produto de distorção. Esse tipo de avaliação são estímulos recebidos pelas células ciliadas externas, que fazem parte da cóclea, e se encontram em mais de 90% das pessoas no mundo que tem audições normais. É também uma avaliação recomendada para identificar problemas auditivos cocleares congênitos, especificamente encontrado em recém-nascidos. Apesar de não-convencional, é um teste simples, que demanda apenas de dez a quinze minutos e não funciona de maneira evasiva.

O fone é inserido dentro do canal auditivo e são emitidos sons suaves. Depois disso, o diagnóstico gerado pode ser percebido através de um microfone que é parte da estrutura dos fones.

Em recém-nascidos, é importante que o exame seja realizado durante o sono, para que os ruídos emanados pelos bebês não interfiram diretamente no diagnóstico final. Veja como os ruídos prejudicam a audição do feto.

Terapia auditiva: É caracterizado por um processo de tratamentos divididos por semanas ou dias, de acordo com a necessidade do paciente. A terapia tem em sua finalidade em prestar assistência a pessoas que vão fazer uso ou já usam aparelhos auditivos e precisam praticar novamente a audição.

Em pessoas muito novas, como crianças e bebês, esse tipo de avaliação é pensado para auxiliar no exercício de corrigir a fala e dar assistência ao desenvolvimento da linguagem.

Audiometria tonal limiar em campo livre: Esse tipo de avaliação se parece com os outros tipos de exames de audiometria, porém não há a necessidade direta da utilização de fones de ouvido. Tem como principal função testar os limiares auditivos de pacientes que já fazem uso de aparelhos com amplificação sonora. Não é um teste de calibragem automática, dependendo exclusivamente da ajuda do paciente na hora do exame.

O artigo mostrou os variados tipos de assistências auditivas e exames que você pode recorrer caso sinta que algo está errado com a sua audição. Os profissionais da Direito de Ouvir são capacitados para que todo o auxílio e tratamento seja feito da melhor maneira possível. Procure um profissional e melhore a sua qualidade de vida imediatamente.


Marcadores
Audição Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las