Por Direito de Ouvir

26 de November de 2018

Aparelhos auditivos melhoram sua qualidade de vida

Três a cada quatro usuários de aparelhos auditivos conseguem viver melhor

26 de November de 2018


Ao sentir os sintomas da perda de audição, usar um aparelho auditivo pode parecer algo inconveniente e desanimador para algumas pessoas. No entanto, a realidade pode ser bem diferente.

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela American Association for Retired People (AARP), pelo menos ¾ dos usuários de aparelhos auditivos conseguiram melhorar a qualidade de vida após começar a usar as próteses.

Se você possui perda auditiva leve, moderada ou grave e ainda está em dúvida se deve, ou não usar aparelhos auditivos, confira a seguir todos os benefícios que esses dispositivos proporcionam para a vida dos usuários.

Melhora a comunicação

A frustração de não conseguir se comunicar normalmente com seu parceiro, filhos e outras pessoas importantes são queixas comuns entre as pessoas com perda auditiva não tratada. Além disso, algumas tarefas simples do dia a dia, como falar ao telefone ou conversar com alguém na rua tornam-se desafiadoras.

Um dos maiores benefícios dos aparelhos auditivos é justamente melhorar a capacidade de se comunicar com amigos, familiares e o mundo exterior.

Mantém seu cérebro ativo

Pessoas com perda auditiva não tratada apresentam até quatro vezes mais chances de sofrer demência ou Alzheimer do que alguém sem problemas auditivos. Isso acontece porque deixar de ouvir sons cotidianos prejudica a atividade cerebral.

Alguns estudos já mostraram que o uso de próteses auditivas ajuda prevenir ou retardar a ocorrência de problemas cognitivos, mantendo seu cérebro ativo.

Melhora a vida social e relacionamentos

Pequenas mudanças de hábitos feitas por pessoas com perda auditiva podem ter grandes impactos nas relações interpessoais. A vontade de se isolar, evitar lugares com muitos ruídos de fundo, como restaurantes e igrejas, irritação com a família ou amigos que não têm perda auditiva são alguns exemplos.

Com o uso dos aparelhos auditivos, a tendência é que as pessoas melhorem os relacionamentos em casa, a vida social e a capacidade de participar de grupos.

Alivia o estresse e melhora o humor

O desconforto de não ouvir os sons do dia a dia podem acabar com o bom humor de uma pessoa. Quando as pessoas com perda auditiva resolvem usar os aparelhos auditivos, muitas se sentem no controle de suas vidas, são menos autocríticas, se sentem mais tranquilas e felizes.

Recupera a independência

Não conseguir realizar tarefas de rotina e depender de outras pessoas para fazê-las pode ser um dos piores efeitos da perda auditiva para muita gente, seja para agendar uma consulta no médico ou receber visitas em casa, por exemplo.

Quando uma pessoa começa a usar aparelhos auditivos, é muito mais fácil recuperar sua independência para realizar as tarefas simples que compõem a maior parte do dia.

Melhora a sensação de segurança

Dirigir, atravessar a rua e outras ações ficam mais perigosas quando uma pessoa é incapaz de absorver todos os estímulos sensoriais. Então, a sensação de segurança pessoal e de alerta acaba prejudicada com a perda auditiva.

Com os aparelhos auditivos é possível ficar mais atento a tudo que acontece ao seu redor e, consequentemente, melhora a sensação de segurança.

Todos os tópicos anteriores mostram como os aparelhos auditivos podem trazer um retorno do seu investimento muito maior do que você imaginou e devolvendo sua qualidade de vida. E agora, está mais confiante para tratar seu problema auditivo?


Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las