Gabriela Bandoni
Por Gabriela Bandoni
Fono Especialista

07 de fevereiro de 2018


0 compartilhamentos
Nenhum comentário

Volume alto do som pode prejudicar sua audição

É preciso estar em alerta para evitar problemas de audição


Compartilhar

fone de ouvido

É de conhecimento de todos os benefícios que a música traz para quem ouve, mas você já pensou que ela pode gerar problemas para a sua saúde auditiva? O problema está no volume que a música é ouvida.


Escutar músicas com o som muito alto por um longo período pode causar a morte de algumas células do ouvido. Na maioria dos casos, esse tipo de perda auditiva é irreversível, sendo assim, é aconselhado usar aparelhos auditivos para ajudar na reabilitação auditiva.

Qual a forma ideal para ouvir música? 

Um teste simples para avaliar se o som está alto é conversar. Se for preciso alterar o tom de voz, ou até mesmo gritar é sinal, que o volume do som precisa ser abaixado. Se você não tiver proximidade com os responsáveis pela música alta, o ideal é se afastar das caixas de som.

No caso de ouvir música no carro, faça o teste feche os vidros se for possível ouvir o som do lado de fora do veículo é preciso diminuir o volume. Para quem gosta de usar fones de ouvido, a dica é a mesma. Se a pessoa ao seu lado conseguir ouvir o som, está na hora de abaixar a intensidade da sua música. Além de diminuir o som o indicado é fazer pausas para que o seu ouvido descanse.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Dê prioridade para fones externos. Os fones intra- auriculares, que são os mais usados hoje em dia, são os mais prejudiciais à saúde auditiva. O indicado é usar o fone mais longe do conduto auditivo. A dica é usar modelos externos, eles irão prejudicar menos a sua audição.

Separamos alguns sinais que indicam que você pode estar abusando do volume

Se você anda sentindo zumbidos, sensação de ouvido tampado e dificuldade para escutar ou entender o que as pessoas falam, esses são alguns dos sinais que indicam que os problemas auditivos podem ter atingido você. O indicado é procurar um otorrinolaringologista para fazer a verificar como anda a saúde auditiva.

Quer saber como anda sua audição? Agende uma consulta https://www.direitodeouvir.com.br/agende-sua-consulta