Por Direito de Ouvir

05 de March de 2014

Reabilitação Auditiva Ameniza Perda Auditiva

Pacientes com perda auditiva se beneficiam deste recurso

05 de March de 2014


A audição faz parte dos cinco sentidos que nós seres humanos possuímos. Nossos ouvidos tem a função de captar os sons e traduzir a informação para o cérebro. A perda auditiva acontece quando há uma diminuição da audição com redução da capacidade de percepção dos sons e dificuldade de compreensão das palavras. Os profissionais da área contam com alguns recursos que podem ajudar o paciente com perda auditiva, entre eles destaca-se a reabilitação auditiva.

O que é Reabilitação Auditiva?

Reabilitação Auditiva tem por objetivo desenvolver as habilidades auditivas não adquiridas ou adquiridas e depois perdidas pelo portador de deficiência auditiva. O trabalho de reabilitação é feito principalmente através do treino de detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão dos estímulos sonoros, com o auxílio de dispositivos que possam amplificar o som.

Quais são os amplificadores de som?

Para que a reabilitação auditiva aconteça de forma satisfatória é necessário que se tenha uma regulagem adequada do aparelho auditivo ou um mapeamento rigoroso do implante coclear (o implante coclear é um aparelho que é inserido, através de cirurgia, no lugar da cóclea e estimula o nervo auditivo, aumentando os sons para que o paciente possa ouvir de novo). Ambos os recursos, quando bem adaptados, são capazes de oferecer uma percepção auditiva eficiente, principalmente em termos de comunicação. O que facilita o processo de reabilitação.

Dessa forma, é importante ressaltar que a partir do momento que a deficiência auditiva é detectada é necessário iniciar a intervenção, seja com aparelho ou implante coclear. O sucesso da reabilitação auditiva dependerá muito da dedicação do paciente e da colaboração e apoio da família.

Passo a passo da reabilitação com aparelhos auditivos

Diagnóstico da perda –  Só o otorrinolaringologista pode indicar o uso de aparelhos auditivos. Ele solicita exames, como a audiometria, para atestar a perda auditiva e recomenda o uso das próteses. Só que ele não faz a adaptação delas – o paciente com perda auditiva precisa então procurar um fonoaudiólogo.

Consulta com o fonoaudiólogo – São os fonoaudiólogos que analisam a perda auditiva e conseguem  recomendar o modelo ideal para cada caso. Nessa etapa, você pode se surpreender com a quantidade de opções e a tecnologia dos aparelhos. Realmente, eles são muito modernos!

Adaptação dos aparelhos – O fonoaudiólogo se preocupa com diversos aspectos para fazer a adaptação dos aparelhos. A perda auditiva, o estilo de vida do paciente, a maneira como ele lida com o déficit auditivo, se gosta de modelos de aparelho mais discretos… Com a ajuda de softwares especiais, ele consegue fazer com que o aparelho supra as necessidades de cada paciente. É claro que nem sempre esses ajustes acertam de primeira. Pode ser necessário voltar ao consultório mais de uma vez… Agora pense bem: se você comprar um aparelho auditivo por conta própria em um site chinês: como vai saber se é ideal para a sua perda? Quem vai acompanhar toda a sua adaptação?

Teste gratuito – Muitas empresas, como a Direito de Ouvir, oferecem a possibilidade do paciente testar o aparelho auditivo sem compromisso durante um período. Se puder, opte sempre por este tipo de serviço. É muito importante poder usar a prótese para ter certeza de que ela é a certa para o seu caso. A tecnologia ajuda muito na hora de selecionar o aparelho certo para cada tipo de perda, mas não substitui a percepção do paciente.


Marcadores
Audição Artigos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las