Reabilitação Auditiva Ameniza Perda Auditiva

Pacientes com perda auditiva se beneficiam deste recurso

A audição faz parte dos cinco sentidos que nós seres humanos possuímos. Nossos ouvidos tem a função de captar os sons e traduzir a informação para o cérebro. A perda auditiva acontece quando há uma diminuição da audição com redução da capacidade de percepção dos sons e dificuldade de compreensão das palavras. Os profissionais da área contam com alguns recursos que podem ajudar o paciente com perda auditiva, entre eles destaca-se a reabilitação auditiva.

O que é Reabilitação Auditiva?

Reabilitação Auditiva tem por objetivo desenvolver as habilidades auditivas não adquiridas ou adquiridas e depois perdidas pelo portador de deficiência auditiva. O trabalho de reabilitação é feito principalmente através do treino de detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão dos estímulos sonoros, com o auxílio de dispositivos que possam amplificar o som.

Quais são os amplificadores de som?

Para que a reabilitação auditiva aconteça de forma satisfatória é necessário que se tenha uma regulagem adequada do aparelho auditivo ou um mapeamento rigoroso do implante coclear (o implante coclear é um aparelho que é inserido, através de cirurgia, no lugar da cóclea e estimula o nervo auditivo, aumentando os sons para que o paciente possa ouvir de novo). Ambos os recursos, quando bem adaptados, são capazes de oferecer uma percepção auditiva eficiente, principalmente em termos de comunicação. O que facilita o processo de reabilitação.

Dessa forma, é importante ressaltar que a partir do momento que a deficiência auditiva é detectada é necessário iniciar a intervenção, seja com aparelho ou implante coclear. O sucesso da reabilitação auditiva dependerá muito da dedicação do paciente e da colaboração e apoio da família.

Passo a passo da reabilitação com aparelhos auditivos

Diagnóstico da perda –  Só o otorrinolaringologista pode indicar o uso de aparelhos auditivos. Ele solicita exames, como a audiometria, para atestar a perda auditiva e recomenda o uso das próteses. Só que ele não faz a adaptação delas – o paciente com perda auditiva precisa então procurar um fonoaudiólogo.

Consulta com o fonoaudiólogo – São os fonoaudiólogos que analisam a perda auditiva e conseguem  recomendar o modelo ideal para cada caso. Nessa etapa, você pode se surpreender com a quantidade de opções e a tecnologia dos aparelhos. Realmente, eles são muito modernos!

Adaptação dos aparelhos – O fonoaudiólogo se preocupa com diversos aspectos para fazer a adaptação dos aparelhos. A perda auditiva, o estilo de vida do paciente, a maneira como ele lida com o déficit auditivo, se gosta de modelos de aparelho mais discretos… Com a ajuda de softwares especiais, ele consegue fazer com que o aparelho supra as necessidades de cada paciente. É claro que nem sempre esses ajustes acertam de primeira. Pode ser necessário voltar ao consultório mais de uma vez… Agora pense bem: se você comprar um aparelho auditivo por conta própria em um site chinês: como vai saber se é ideal para a sua perda? Quem vai acompanhar toda a sua adaptação?

Teste gratuito – Muitas empresas, como a Direito de Ouvir, oferecem a possibilidade de o paciente testar o aparelho auditivo sem compromisso durante um período. Se puder, opte sempre por este tipo de serviço. É muito importante poder usar a prótese para ter certeza de que ela é a certa para o seu caso. A tecnologia ajuda muito na hora de selecionar o aparelho certo para cada tipo de perda, mas não substitui a percepção do paciente.

Continue lendo
Audição

Mais do Blog

Audição8 meses atrás

Ouvido Entupido? Conheça as Principais Causas

Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores

Audição, Curiosidades7 meses atrás

Como funciona o tímpano no sistema auditivo

Conheça qual é o papel desta membrana na transmissão das ondas sonoras para o cérebro

Audição, Doenças do ouvido7 meses atrás

Qual é a relação entre a audição e o equilíbrio?

Estruturas presentes no ouvido são importantes para manter o equilíbrio

Audição, Doenças do ouvido7 meses atrás

Dor de ouvido: por que acontece?

Conheça as principais causas da dor de ouvido

Audição, Perda auditiva7 meses atrás

Sintomas da perda auditiva

Se você suspeita de perda auditiva, leia com atenção

Audição7 meses atrás

Causas, sintomas e tratamentos da surdez súbita

A surdez súbita é uma perda auditiva repentina