Como evitar os problemas auditivos
Uma entre seis pessoas sofre de perda auditiva

A perda auditiva acontece em algum momento da vida, ou seja, perda auditiva é uma consequência natural relacionada a idade. A capacidade auditiva vai diminuindo a partir dos 30 aos 40 anos e aumenta quando chegamos na faixa etária de 80 anos. Sendo assim, mais da metade da população tem perda auditiva nessa idade, portanto, mais que a metade delas com dificuldade auditiva, estão na idade ativa.
São vários os motivos que levam à deficiência auditiva ou surdez. Primeiro é importante conhecer os tipos 3 tipos de surdez existentes e quais são os tratamentos:
Surdez neurossensorial – é quando o traumatismo ocorre nas células nervosas e sensórias, que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro. As patologias que chega a cóclea e o nervo auditivo dificilmente têm tratamento.
Surdez por condução – Esse tipo de perda ocorre quando há alguma coisa bloqueando a passagem do som da orelha externa até a orelha interna. Ela pode acontecer, pela ruptura do tímpano, excesso de cera que se acumula no canal auditivo ou pela introdução de algum objeto.
Surdez central – Tem a perda auditiva pelo envelhecimento. Esse tipo de perda chama-se presbiacusia, que é um desgaste natural pela idade.
Previne-se
De modo algum coloque qualquer objeto, entre eles, hastes flexíveis, dentro do canal auditivo.
Fazendo isso, você pode empurrar a cera para dentro do canal e entupir ou danificar o seu tímpano. Vacine seu filho contra sarampo e caxumba, os efeitos colaterais dessas doenças podem causar surdez. Mulheres que estão projetando engravidar, consulte um médico para fazer a imunização contra a rubéola.
Surdez diagnosticada
Se for confirmada a perda de audição, procure um otorrinolaringologista. O ideal é começar o tratamento o mais rápido possível, pois as chances de bons resultados são maiores.
Você sente algum incômodo auditivo? Faça um check up!