Causas, sintomas e tratamentos da surdez súbita
A surdez súbita é uma perda auditiva repentina
19 de January de 2016

Como o próprio nome diz, a surdez súbita é uma perda auditiva repentina que pode afetar um ou os dois ouvidos. Em termos técnicos, um caso de perda auditiva repentina é considerado surdez súbita quando é superior a 30 dB (decibéis) em três frequências contínuas e acontece em um período de menos de três dias.
Estima-se que em 70% dos casos ela seja acompanhada por zumbido e em 30% por tonturas. Normalmente ela é unilateral, com incidência semelhante tanto para homens e mulheres e prevalência maior em pacientes com idade entre 40 e 60 anos.
Causas da surdez súbita
Caxumba
Sarampo
Catapora
Gripe
Mononucleose infecciosa
Outras causas são genéticas, autoimunes, vasculares, infecciosas ou traumáticas, como atividades físicas muito vigorosas, que lesam o ouvido interno devido à pressão acarretando em perda auditiva súbita. Medicamentos ototóxicos também podem estar relacionados a casos de surdez súbita.
No caso dos ruídos altos, como em casos de traumas acústicos, uma pesquisa desenvolvida em parceria pelas Universidades de New South Wales, Auckland e Califórnia, indicou que a perda temporária da audição é maneira do corpo se auto-proteger e lidar com ruídos altos. Saiba mais aqui.
Sintomas da surdez súbita
Mas, de uma maneira geral, a surdez súbita são a percepção clara de uma diminuição da audição, zumbidos e vertigens, além de uma sensação de pressão nos ouvidos, como se o ouvido estivesse entupido ou tampado.
Tratamento para a surdez súbita
Ao suspeitar que está com surdez súbita, a pessoa precisa buscar imediatamente um otorrinolaringologista.Nestes casos, o tempo faz diferença! Quanto mais rápido ela receber atendimento médico maiores são as chances de reverter o problema. Após as primeiras 48 horas, as chances de ter um tratamento efetivo se reduzem drasticamente.Apesar deste consenso sobre a necessidade de buscar ajuda o mais rápido possível, o tratamento ainda é controverso e varia de acordo com o médico e as causas que provocaram a perda repentina de audição.
Normalmente, é feito um exame clínico, seguido de audiometria. Confirmado o diagnóstico de surdez súbita, normalmente são prescritos medicamentos corticoides, anti-inflamatórios e/ou vasodilatadores para tratar o problema. Estima-se que um terço dos pacientes tenham alguma melhora.
No caso dos que não tem, pode ser indicado o uso de aparelhos auditivos. Mas os especialistas são unânimes em dizer que o melhor tratamento é, na verdade, a prevenção. Recomenda-se aos pacientes que sempre peçam esclarecimentos sobre medicamentos ototóxicos - você pode saber mais sobre eles aqui - e que evitem a exposição prolongada a ruídos intensos.
Baseado em informações de www.tuasaude.com e outros sites de saúde.