Por Direito de Ouvir

10 de July de 2017

Tímpano perfurado tem cura?

Sim, tímpano perfurado tem cura! Conheça os tratamentos para perfuração timpânica

10 de July de 2017


Uma pergunta muito frequente nos consultórios dos otorrinolaringologistas e das fonoaudiólogas é: " tímpano perfurado tem cura? " Na maioria dos casos, o rompimento da membrana timpânica pode sim ser solucionado, mas antes é preciso entender como aconteceu a perfuração timpânica.

 

 Como o tímpano é perfurado?

Os casos mais comuns do que as pessoas popularmente chamam de “tímpano estourado” são causados por:

  • Pressão forte contra a membrana - provocada por um tapa, um beijo no ouvido ou até mesmo alteração na pressão atmosférica (barotrauma)
  • Objetos pontiagudo no ouvido (hastes flexíveis, grampo, palito) ou pela pressão anormal de um jato de água ou ar
  • Infecções no ouvido médio - ou repetidas otites, por exemplo - com acúmulo progressivo de secreção purulenta também pode causar ruptura da membrana timpânica
  • Sons altos ou explosões - Conhecidos como traumas acústicos, podem danificar a membrana do tímpano.

 Quais os sintomas de tímpano perfurado?

Uma pessoa com o tímpano perfurado sente uma diminuição imediata da audição e uma dor muito incômoda. Sintomas como zumbido e até sangramento pelo canal do ouvido, também podem ser observados pelo médico para fazer o diagnóstico da perfuração do tímpano. Além de analisar esses sintomas, o otorrino pode pedir exames, como a audiometria, para ter certeza que a membrana está rompida. 

IMPORTANTE: Com a membrana do tímpano danificada, a parte interna do ouvido fica desprotegida e mais sujeita à infecções. Por isso, se você suspeitar que está com esse problema, busque ajuda médica o mais breve possível.

 Tímpano perfurado tem cura?

Sim, a perfuração do tímpano tem tratamento e, dependendo da gravidade, pode não deixar sequelas na audição. Buracos pequenos costumam se fechar naturalmente em algumas semanas – nestes casos é importante observar o processo de "cicatrização" e evitar a entrada de água ou outros líquidos indesejados no ouvido. 

Nesse período o médico pode indicar também o uso de alguns medicamentos para evitar infecções como antibióticos – os mais comuns são neomicina ou polimixina com corticoides, amoxicilina, clavulanato e cloranfenicol.

Se o rompimento foi grave, pode ser necessária uma cirurgia para reconstruir o tímpano. Chamada timpanoplastia, essa cirurgia normalmente reconstrói a membrana do tímpano por meio de um enxerto de pele – que pode ser retirado da parte posterior da orelha ou do trágus (pequeno lóbulo cartilaginoso em forma triangular, em frente à orelha). 

Durante a cirurgia, que é feita com anestesia local ou geral (o que vai depender do tipo de lesão, da sensibilidade do paciente e dos métodos cirúrgicos utilizados) e a ajuda de um microscópio otológico, a pele é enxertada para cobrir a perfuração.

Um período de repouso de mais de 15 dias pode ser necessário após a cirurgia já que, nos primeiros dias após a timpanoplastia, o paciente pode sentir tontura e desequilíbrio.

 

 Risco de perda auditiva

Em muitos casos, a perfuração do tímpano pode se curar sem causar perda auditiva para o paciente. Mas dependendo de onde o rompimento da membrana acontecer, pode ocorrer alguma sequela. 

Os especialistas explicam que o tímpano pode ser dividido em quatro quadrantes e, embora seja mais difícil de ser comprometido, o quadrante póstero-superior é o mais perigoso ao ser atingido e pode causar as piores sequelas. 

Saiba mais sobre tímpano perfurado.

Agende uma consulta e TESTE GRÁTIS um aparelho auditivo por 7 dias.


Marcadores
Audição Doenças do ouvido
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las