Por Direito de Ouvir

24 de October de 2018

Tímpano Perfurado: veja significados e o que fazer

Um tímpano perfurado é muito comum e pode ter diversas origens

24 de October de 2018


A perfuração do tímpano é um problema auditivo muito comum que pode acontecer de repente, prejudicando a saúde auditiva de seus ouvidos.

Geralmente, quando a membrana timpânica é rompida, ela se repara depois de algumas semanas. Mas, em alguns casos podem trazer complicações como infecções no ouvido médio e ser uma causa da perda de audição.

Descubra neste post como reconhecer um tímpano perfurado e o que fazer em caso de perfuração leve ou grave.


O que é tímpano perfurado?

O tímpano é uma fina membrana que nos permite ouvir, transmitindo as vibrações sonoras do ouvido externo até as estruturas do ouvido interno. A membrana timpânica é frágil, feita de um tecido similar à nossa pele.

Na maioria das vezes, o tímpano perfurado está associado às infecções de ouvido. Além dessa, há outras situações que causam a perfuração, como exposição a um ruído intenso (britadeira, explosão, etc), movimento violento (tapa, trauma etc), mudança na pressão atmosférica acidentes com hastes de algodão ou outros objetos perfurantes no ouvido.

Sintomas

Na maioria dos casos, principalmente quando a perfuração acontece de repente, a dor de ouvido é aguda e imediata.

Em caso de otite ou infecção no ouvido, também é possível acontecer a eliminação de fluidos (pus ou sangue) pela orelha.

O tímpano rompido também é uma das causas da perda de audição temporária, redução auditiva e zumbido no ouvido. Outros sinais, como vertigem, náusea e vômito também podem ocorrer após a perfuração.

Como diagnosticar o tímpano perfurado?

O problema auditivo é facilmente diagnosticado por um exame clínico do ouvido com o uso de um otoscópio para examinar o canal auditivo.

Dependendo dos sintomas da perda de audição, o médico pode solicitar uma audiometria para avaliar o alcance auditivo e a capacidade do tímpano. Agende seu teste de audiometria grátis.

Quando a perfuração do tímpano é causa da perda de audição, geralmente, a capacidade auditiva é recuperada normalmente após a cicatrização da membrana. Veja 5 efeitos da perda auditiva na sua vida cotidiana.

Qual é o tratamento para tímpano perfurado?

Em geral, não é necessário nenhum tratamento específico para o tímpano rompido. Se a membrana timpânica estiver levemente perfurada, em algumas semanas retornará à sua forma original.

Nesse caso, o médico acompanha a cicatrização e pode recomendar o uso de antibióticos para a prevenção ou tratamento de uma infecção de ouvido.

Em casos mais raros, como em otite crônica e rupturas graves, a membrana timpânica não pode se recuperar sozinha e é necessário realizar uma cirurgia para restaurar o tímpano.

Durante o procedimento, chamado de timpanoplastia, o cirurgião retira um tecido de outra parte do corpo (normalmente da cartilagem da orelha) e coloca na região do tímpano.

Cuidados especiais

Enquanto o tímpano se cura naturalmente é essencial manter o ouvido seco e fora do frio para evitar qualquer risco de infecção.

Na hora do banho, é indicado colocar um pedaço de algodão com óleo vegetal para proteger o ouvido contra a água. Natação, mergulho e outras atividades aquáticas devem ser evitadas. Está com água no ouvido? Clique aqui e veja as formas de retirar a água.

Perfurações no tímpano podem ser facilmente evitadas se você proteger seus ouvidos e não utilizar objetos perfurantes, como hastes de algodão.

Ao notar alguns dos sintomas desse problema auditivo não deixe de procurar um médico e evite complicações.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las