Tímpano Perfurado: veja significados e o que fazer

Um tímpano perfurado é muito comum e pode ter diversas origens


Compartilhar

A perfuração do tímpano é um problema auditivo muito comum que pode acontecer de repente.

Geralmente, quando a membrana timpânica é rompida, ela se repara depois de algumas semanas. Mas, em alguns casos pode trazer complicações como infecções no ouvido médio e ser uma causa da perda de audição.


Descubra neste post como reconhecer um tímpano perfurado e o que fazer em caso de perfuração leve ou grave.

O que é tímpano perfurado

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


O tímpano é uma fina membrana que nos permite ouvir, transmitindo as vibrações sonoras do ouvido externo até as estruturas do ouvido interno. A membrana timpânica é frágil, feita de um tecido similar à nossa pele.

Na maioria das vezes, o tímpano perfurado está associado à infecções de ouvido. Além dessa, há outras situações que causam a perfuração, como exposição a um ruído intenso (britadeira, explosão etc), movimento violento (tapa, trauma etc), mudança na pressão atmosférica acidentes com hastes de algodão ou outros objetos perfurantes no ouvido.

Sintomas

Na maioria dos casos, principalmente quando a perfuração acontece de repente, a dor de ouvido é aguda e imediata.

Em caso de otite ou infecção no ouvido, também é possível acontecer a eliminação de fluidos (pus ou sangue) pela orelha.

O tímpano rompido também é um causa da perda de audição temporária, redução auditiva e zumbido no ouvido. Outros sinais, como vertigem, náusea e vômito também podem ocorrer após a perfuração.

Como diagnosticar o tímpano perfurado

O problema auditivo é facilmente diagnosticado por um exame clínico do ouvido com o uso de um otoscópio para examinar o canal auditivo.

Dependendo dos sintomas da perda de audição, o médico pode solicitar uma audiometria para avaliar o alcance auditivo e a capacidade do tímpano.

Quando a perfuração do tímpano é causa da perda de audição, geralmente, a capacidade auditiva é recuperada normalmente após a cicatrização da membrana.

Qual é o tratamento para tímpano perfurado?

Em geral, não é necessário nenhum tratamento específico para o tímpano rompido. Se a membrana timpânica estiver levemente perfurada, em algumas semanas retornará à sua forma original.

Nesse caso, o médico acompanha a cicatrização e pode recomendar o uso de antibióticos para prevenir ou tratar uma infecção de ouvido.

Em casos mais raros, como em otite crônica e rupturas graves a membrana timpânica não pode se recuperar sozinha e é necessário realizar um cirurgia para restaurar o tímpano.

Durante o procedimento, chamado de timpanoplastia, o cirurgião retira um tecido de outra parte do corpo (normalmente da cartilagem da orelha) e coloca na região do tímpano.

Cuidados especiais

Enquanto o tímpano se cura naturalmente é essencial manter o ouvido seco e fora do frio para evitar qualquer risco de infecção.

Na hora do banho, é indicado colocar um pedaço de algodão com óleo vegetal para proteger o ouvido contra a água. Natação, mergulho e outras atividades aquáticas devem ser evitadas.

Perfurações no tímpano podem ser facilmente evitadas se você proteger seus ouvidos e não utilizar objetos perfurantes, como hastes de algodão.

Ao notar alguns dos sintomas desse problema auditivo não deixe de procurar um médico e evite complicações.