Por Direito de Ouvir

31 de July de 2014

Qual a relação entre vertigem e zumbido?

Os dois são sintomas de problemas auditivos que geram grande incômodo

31 de July de 2014


Não se pode chamar vertigem e zumbido de doenças, pois na verdade, são sintomas de problemas auditivos que geram grande incômodo dependendo do seu grau de acometimento. Cerca de um décimo da população apresenta algum problema auditivo e sofre com os efeitos destes sintomas. No caso do zumbido em pessoas com mais de 60 anos, esse número é ainda maior, chegando a atingir o triplo em idosos. 


Segundo a Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, Otorrinolaringologista e Otoneurologista de Curitiba, PR, o zumbido é um problema que pode ser causado por mais de 200 sintomas diferentes – assim como a vertigem pode ter diversas causas. Porém, vertigens de origem labirínticas são as mais comuns e estima-se que cerca de 42% dos adultos queixam-se de tontura em pelo menos alguma época de suas vidas.

O zumbido, caracterizado como um som nos ouvidos ou na cabeça sem a presença de uma fonte externa não causa surdez, - mas a surdez pode provocar zumbido. Os sons provocados pelo zumbido podem ser inconstantes, de intensidade, frequência e características variáveis, inclusive sendo percebidos em um ou ambos ouvidos.

Existe a doença chamada “Doença de Menière”, em que dois dos principais sintomas são o zumbido e a vertigem. “A crise típica dessa doença se inicia com uma sensação de pressão no ouvido, com a diminuição da audição e zumbido. Em seguida vem a vertigem com sensação de rotação, desequilíbrio, náusea e vômitos” observa. As crises que podem ser causadas pela Doença de Menière duram, na maioria das vezes, de 20, 30 minutos a poucas horas. No intervalo entre as crises não existem sintomas, ainda que possam ocorrer desequilíbrios, zumbidos e diminuição da audição com o progredir da doença. “No início da doença, as crises podem ter somente sintomas auditivos, como zumbido ou a diminuição da audição, ou só vestibulares, como vertigem e desequilíbrio" enfatiza a dra. Rita Guimarães.

Não se pode afirmar com absoluta certeza que o zumbido e a vertigem não estão ligados um ao outro, porém, possuem sim vários pontos em comum. O mais importante é caso qualquer um dos sintomas for sentido, a procura rápida por um otorrinolaringologista ou otoneurologista, poderá tratar do caso com maior especificidade e descobrir a melhor maneira de tratar os problemas.

Segundo a especialista, assim como o zumbido, a vertigem e a tontura são sintomas comuns a diversas alterações de saúde que provocam o mau funcionamento do labirinto, responsável pela audição e pelo equilíbrio corporal. “A tontura é um sinal de alerta, um alarme de que algo não está bem no organismo” comenta Rita.

A tontura e a vertigem podem ser sentidas devido a várias situações, como distúrbios metabólicos e hormonais. Em mulheres, por exemplo, esses sintomas podem estar diretamente relacionados ao ciclo menstrual, menopausa ou gestação, - ou doenças que alterem o equilíbrio hormonal.


Marcadores
Zumbido
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las