Por Direito de Ouvir

19 de February de 2016

Você sabe quais os sintomas da perda auditiva?

Se você suspeita de perda auditiva, leia com atenção

19 de February de 2016


Se você suspeita de perda auditiva, considere os pontos abaixo:

  • Você sempre pede aos outros para se repetirem?
  • Tem amigos ou familiares que dizem que você não ouve bem?
  • Deixa a TV ou o rádio em volume mais alto do que os outros?
  • Tem dificuldade em entender conversas com ruídos ao fundo?
  • Tem dificuldades em acompanhar conversas em grupo?
  • Tem dificuldade em identificar de onde os sons estão vindo?


Se você respondeu sim a mais de três questões, você pode ter perda auditiva.

Converse com um profissional de saúde auditiva, que poderá indicar qual caminho a seguir.

Graus da perda auditiva

Talvez você já saiba que você ou alguém da sua família está enfrentando uma perda auditiva. Por outro lado isso pode estar acontecendo de forma tão gradual que você não tenha certeza. Diferente de muitas outras deficiências, a perda auditiva frequentemente é difícil de ser detectada nos estágios iniciais.

O grau da perda auditiva varia de pessoa para pessoa. Todos os tipos de perda auditiva são classificados em graus: leve, moderado, severo ou profundo. Leve a moderado são os graus mais comuns de perda auditiva. As perdas auditivas condutivas são raras nos graus severos e profundos.

Pessoas que ouvem em torno de 20 decibéis têm audição considerada normal. A partir daí, são definidos alguns graus de perda auditiva:

  • NORMAL (0 A 20 dB) – Ouve todos os sons normalmente
  • LEVE (21 A 40 dB) – Quando uma pessoa tem incapacidade de ouvir sons suaves e dificuldade para entender a fala e alguns sons como o canto dos passarinhos, principalmente em locais com muito ruído
  • MODERADA (41 A 70 dB) – Neste caso, há dificuldade para ouvir o latir do cachorro, bebê chorando, aspirador de pó e outros ruídos mais altos e incapacidade de compreender a fala
  • SEVERA (71 A 90 dB) – Pessoas com este tipo de perda auditiva não conseguem ouvir o toque do telefone, compreender a fala, por exemplo
  • PROFUNDA ( > 91 dB) –  Já as pessoas com perda auditiva profunda não ouvem sons considerados muito altos, como uma máquina de cortar grama, um caminhão, a turbina de um avião. Alguns sons extremamente altos são audíveis, mas a comunicação sem o aparelho auditivo é impossível.

Os tipos de sintomas podem diferenciar com base em sua perspectiva, ou seja, se você estiver verificando em você ou alguém próximo. Faça nosso teste de audição para reconhecer os sintomas da perda auditiva em alguém ou em você.

Como reconhecer a perda auditiva

É extremamente importante que a deficiência auditiva seja reconhecida o mais precocemente possível. Para tanto, os pais ou responsáveis devem observar as reações auditivas da criança. Os especialistas da área são enfáticos quanto à necessidade de tratamento o mais cedo possível.

Nos primeiros meses o bebê reage a sons como o de vozes ou de batidas de portas, piscando, assustando-se ou cessando seus movimentos. Por volta do quarto ou quinto mês a criança já procura a fonte sonora, girando a cabeça ou virando seu corpo.

Sabe como identificar perda auditiva em bebês? Clique e saiba como identificar este problema antes que se torne grave demais.

Se o bebê não reage a sons de fala, os pais devem ficar atentos e procurar aconselhamento com o pediatra, pois desde cedo o bebê distingue, pela voz, as pessoas que convivem com ele diariamente.

Deve-se também estar atento à criança que:

  • Assiste à televisão muito próxima do aparelho e que pede sempre para que o volume seja aumentado;
  • Só responde quando a pessoa fala de frente para ela; não reage a sons que não pode ver;
  • Pede que repitam várias vezes o que lhe foi dito, perguntando "o quê?", "como?";
  • Tem problemas de concentração na escola.

Crianças com problemas comportamentais também podem apresentar dificuldades auditivas. Até uma ligeira perda na capacidade de percepção auditiva pode influenciar o comportamento e o desenvolvimento da criança. Saiba mais sobre o desenvolvimento das crianças e a audição.

Como fazer a prevenção de surdez em crianças? Clique aqui e saiba mais


Marcadores
Audição Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las