Por Direito de Ouvir

09 de October de 2018

Ouvido entupido: causas mais comuns

Está com o ouvido entupido? Conheça as possíveis causas para esse problema auditivo

09 de October de 2018


A sensação de ouvido entupido é um incômodo bastante comum. Esse problema auditivo também é conhecido como autofonia e pode ser causado por diversos motivos.

Alterações na pressão atmosférica, fluido no ouvido, excesso de cera de ouvido, disfunções na Trompa de Eustáquio e objetos que obstruem o tímpano são as principais causas do ouvido entupido.

Em algumas situações o ouvido pode voltar ao normal sozinho dentro de horas ou dias. Porém, quando você não tem certeza da causa do ouvido entupido, vale a pena procurar um médico. Isso pode ajudar a resolver rapidamente o problema auditivo e evitar possíveis complicações.

A seguir, você confere as razões mais comuns pelas quais o ouvido pode ficar entupido.

Mudança de Altitude

Alterações rápidas na pressão atmosférica podem causar o entupimento temporário dos ouvidos. Isso acontece ao mergulhar, subir uma montanha ou decolar em um avião.

Esse problema auditivo é conhecido como barotrauma e a melhor maneira de prevenção é preparar os ouvidos para as mudanças de altitude. Engolir, mastigar ou bocejar com frequência permite que o ar externo entre normalmente no ouvido.

Disfunção na Trompa de Eustáquio As disfunções na trompa de Eustáquio são responsáveis pela sensação de ouvido entupido em aproximadamente 30% da população.

A trompa de Eustáquio liga o ouvido médio até a garganta, por onde passam fluido e muco. Quando acontece a obstrução na trompa, o fluido e o muco podem ficar presos no ouvido médio e causar o entupimento.

Geralmente, essa disfunção acompanha uma infecção, como resfriado, gripe ou sinusite. A obstrução da trompa de Eustáquio pode trazer complicações como otites e é uma causa da perda de audição em muitas pessoas.

Cera de ouvido em excesso

A sensação de entupimento do ouvido pode acontecer quando há um bloqueio real na região. Isso ocorre quando a cera produzida em excesso fica acumulada no ouvido e provoca uma audição abafada ou torna-se uma causa da perda de audição temporária.

Se isso acontecer com você, não tente remover a cera de ouvido com hastes de algodão ou outros objetos. Isso pode causar o rompimento do tímpano ou empurrar a cera ainda mais para o canal auditivo.

O ideal é procurar um médico para remover o excesso de cerume com segurança.

Objeto estranho no ouvido

Hastes de algodão ou outros itens usados na tentativa de limpar os ouvidos podem ficar presos no local, causando o entupimento ou outro problema auditivo.

Além disso, é comum que as crianças pequenas coloquem pequenos objetos em seus ouvidos que também acabam causando a sensação de entupimento.

Nunca tente tirar um objeto estranho colocando algo afiado dentro do ouvido. Isso pode danificar seriamente sua saúde auditiva.

A melhor coisa a se fazer é consultar um médico para identificar e fazer a remoção do objeto.

Recomendações para ouvido entupido

Em muitas vezes, o ouvido entupido pode ter complicações, como otites, infecções e é uma causa da perda de audição.

Por isso, é essencial fazer uma avaliação médica para receber o tratamento adequado em qualquer uma das causas do ouvido entupido listadas acima.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las