Por Direito de Ouvir

16 de August de 2015

Aparelhos auditivos aumentam expectativa de vida

Estudo mostra que usuários de próteses auditivas vivem mais

16 de August de 2015


Um estudo publicado pela Oxford Journals na revista Age and Ageing, e desenvolvido por uma equipe de investigadores da Islândia, mostrou que idosos com perda auditiva têm uma taxa de mortalidade mais elevada do que aqueles que usam aparelhos auditivos. A pesquisa foi feita a cerca de 5.000 islandeses com idades a partir de 67 anos. Entre os participantes, 25,4% manifestaram perda auditiva, 9,2% tinham deficiência visual e 7% deficiência visual e auditiva.

Intitulado “O Impacto de Mortalidade em Pessoas Idosas com Deficiência Auditiva e Visual: the AGES-Reykjavik Study”, o estudo centrou-se na relação entre perda auditiva e visual com a mortalidade, demonstrando que os idosos com perda auditiva e / ou visual correm maiores riscos de morrer dentro de um período de cinco anos, comparando com a restante população.

“O número de pessoas que sofre de problemas auditivos tem vindo a aumentar devido, em grande parte, à exposição contínua à poluição sonora. A facilidade no acesso a Gadgets está também cada vez mais facilitada, de uma forma transversal, a toda a população e contribui, efetivamente, para este fenômeno da perda de audição. Há ainda a “fatia” de pessoas que vai perdendo a audição de forma gradual, com o envelhecimento natural do ouvido, o que explica o fato de os idosos serem o grupo mais afetado.

Conheça outros benefícios de usar aparelhos auditivos

A longevidade é apenas um dos benefícios dos aparelhos auditivos. Confira outros:

Afastar doenças como o Alzheimer – A cada 10 decibéis perdidos de audição, o risco de demência cresce 27%. É que, segundo uma pesquisa a Faculdade de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos, pessoas idosas com problemas de surdez têm mais chances de desenvolver demência.

Melhorar sua qualidade de vida – Estudos mostram que o uso de aparelho auditivo melhora a qualidade de vida social de pessoas com deficiência auditiva, mesmo que seja difícil admitir essa deficiência.

Unir conforto e  tecnologia de ponta – Pequenos, confortáveis, discretos e potentes, os aparelhos auditivos modernos usam a alta tecnologia para se adaptar às suas necessidades. Com tecnologia Bluetooth, facilitam a conexão de seus usuários com celulares, por exemplo.Com um intenso avanço tecnológico nas últimas décadas, os aparelhos auditivos passaram a oferecer mais conforto e comodidade ao usuário. Saiba mais!

Como saber se você precisa usar aparelhos auditivos?

Alguns sinais podem dar pistas de que uma pessoa sofre de perda auditiva e precisa usar aparelho auditivo. Para identificar esses indícios, é preciso observar alguns comportamentos no dia a dia:

  • Quando a pessoa passa a não entender direito o que é falado ao telefone ou em locais mais barulhentos
  • Quando ela passa a achar que o tom de voz normal é um sussurro
  • Se ela têm necessidade de aumentar muito o som da TV ou do rádio para conseguir entender as coisas que estão sendo apresentadas
  • Se ela não entende o que as pessoas dizem e, por vergonha, acaba dando respostas erradas às perguntas
  • Quando ela pede com frequência para que as pessoas repitam o que disseram
  • Se ela não consegue ouvir sons que todas as outras pessoas da casa ouvem
  • Quando a pessoa percebe o surgimento de zumbido no ouvido
  • Se a pessoa começa a se isolar porque tem dificuldade para entender o que os outros dizem
  • Quando a pessoa ouve mas não entende o que as pessoas falam

Além disso, é importante que a pessoa passe por uma consulta com um otorrinolaringologista e passe por uma audiometria. Saiba mais sobre este exame.

Baseado em: www.local.pt


Marcadores
Aparelhos Auditivos Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las