Por Direito de Ouvir

24 de January de 2018

Perda auditiva em idosos: Você sabe como acontece?

Causas, sintomas e tratamentos

24 de January de 2018


perda auditiva em idosos é uma situação natural que acontece com o envelhecimento, essa alteração tem o nome de presbiacusia. A Presbiacusia é  a perda auditiva que afeta os idosos, caracterizada pela perda progressiva da audição em ambos os ouvidos ao longo da vida. Essa deficiência auditiva geralmente atinge as altas frequências da audição.

 Conheça as causas de perda auditiva em idosos

A diminuição da audição vai acontecendo conforme envelhecemos. Cerca de 11% dos pacientes entre 44 e 54 anos apresentam alguma perda auditiva.

Esse número sobe para 25% entre pessoas de 55 e 65 anos e chega a quase 50% da população com mais de 70 anos de idade. Uma das causas dessa perda é a grande exposição a ruídos altos durante toda a vida.

 


Fatores que podem gerar a perda auditiva

Quimioterapia;

Antibióticos da classe aminoglicosídeos em doses altas;

Sildenafil (Viagra);

Uso crônico de anti-inflamatórios;

Vertigem;

Infecções Meningite;

Cocleíte viral;

Otite média.

Doenças e hábitos que podem gerar perda auditiva

Tabagismo;

Hipertensão;

Diabetes;

Traumas.

A principal característica de presbiacusia é a perda progressiva e simétrica da audição de alta frequência ao longo dos anos.

Esta perda de audição também pode ser acompanhada de zumbido, vertigem e desequilíbrio.

A dificuldade auditiva é forte na presença de ruído de fundo. Pessoas com deficiência auditiva pela idade geralmente conseguem conversar bem em locais com pouco barulho, mas passam por dificuldades em ambientes abertos, que precisam de mais sociabilidade.

Algo bastante curioso é o fato de pessoas com perda auditiva ter hipersensibilidade a sons altos. Os idosos se queixam de que o som fica muito mais alto quando na verdade o som está em níveis normais.

Atenção

A maioria das pessoas demoram muitos anos para procurar ajuda médica para tratar de perda auditiva. Isso acontece pela dúvida se realmente existe uma perda auditiva. Outro motivo é associar o aparelho auditivo a algo ruim, evitando o uso do mesmo. Entre os idosos a perda auditiva é recebida pelo paciente como algo não tratável, mas não é isso que acontece é possível tratar e evitar os transtornos que a falta de audição traz.

Zumbido

Outro sintoma que atinge quem tem presbiacusia é o zumbido, que é descrito pela maioria dos idosos como um ruído, barulho que afeta ambos ouvidos. Se você está na terceira idade é importante cuidar da sua saúde auditiva para viver com qualidade.

Agende agora seu check up, temos condições especiais para aposentados e financiamentos.

Faça seu Teste de Aparelho Auditivo Grátis por 7 dias!


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las