Por Direito de Ouvir

08 de January de 2019

Como a sua audição pode ser afetada com o Tinnitus

Com diversas formas e graus, o Tinnitus pode dificultar muito a vida de uma pessoa

08 de January de 2019


Originado de um ruído na cabeça, o Tinnitus pode aparecer em diferentes graus para cada pessoa. É um constante ruído parecido com barulho de buzinas, um toque agudo de campainha ou simplesmente um zumbido constante interno que pode ser desesperador para quem o sente. Apesar disso, não há indícios de que essa condição seja provocada por fatores psíquicos.

As vítimas de Tinnitus experienciam diversas sensações relacionadas ao emocional, visto que o ruído é constante, 24hs por dia, afeta diretamente seus afazeres do dia a dia. Outras pessoas afirmam conviver com um desgaste de energia tão grande chegando até a sofrer crises de pânico e depressão pela turbulência de se ter um zumbido agudo que ainda não há cura.

Causas

Uma das causas do Tinnitus é a exposição em ambientes ruidosos, principalmente pessoas que convivem diariamente com lugares onde há muito barulho (trabalhos em fábricas, empresas automotivas, etc) e não fazem uso do aparelho de proteção necessário para prevenir problemas auditivos.

Outra causa é o uso direto e sem intervalos de música alta no celular, som de automóvel, MP3 e exposição direta a ambientes de ondas sonoras altas como festas. Isso também pode acontecer com pessoas ligadas ao meio artístico, como músicos ou produtores que trabalham expostos a ruídos por longos períodos sem nenhum tipo de protetor para o ouvido.

Protetor auricular

O uso de protetores auriculares auxilia na prevenção de Tinnitus e outros problemas que podem ser originados devido à extrema exposição a ruídos e ondas sonoras de alta intensidade. Policiais que trabalham com o manejo de arma de fogo ou até a queima de fogos realizada em datas festivas como Ano Novo e Dia de São João devem fazer uso desses protetores.

É normal que a perda auditiva não seja reconhecida logo de início visto que o processo acontece aos poucos e gradativamente, mas é fato que a exposição direta a certos tipos de instrumentos e situações, podem provocar danos severos à audição.

Ainda não há comprovações de uma cura exata para o Tinnitus, mas alguns tratamentos auxiliam numa vida mais tranquila para quem vive com essa condição.

Praticamente todos os seres humanos experienciaram em uma fase da vida algum ruído no ouvido, seja por exposição à barulhos intensos ou líquidos no ouvido após praias ou piscinas, mas é importante destacar que um longo período escutando um zumbido intenso não é normal e será necessário a ajuda de um profissional para uma melhor qualidade de vida mesmo convivendo com o Tinnitus.

Sintomas do Tinnitus

• Falta de disposição e sonolência;

• Dificuldades na audição e perda auditiva;

• Problemas emocionais como ansiedade, depressão e pânico;

• Dores de cabeça intensas devido ao grave ruído;

• Problemas na concentração, originados do barulho do Tinnitus;

• Irritabilidade e perda de controle.

Nos primeiros sinais de sintomas de Tinnitus, procure imediatamente ajuda profissional para que a condição não impeça o bom funcionamento de uma vida saudável e mais tranquila. Veja os alimentos que previne a perda da audição.

Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las