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Por Gabriela Bandoni

23 de março de 2015

Alimentação saudável previne perda de audição

Conheça alimentos que reduzem risco de perda auditiva

23 de março de 2015


Você já parou para pensar que manter uma alimentação saudável e balanceada pode fazer a diferença não só para o corpo e sua boa forma, mas também para a saúde da sua audição? Pois acredite, isso é verdade! Existem alguns alimentos que podem reduzir o risco de desenvolver a perda auditiva ou impedir que ela ou outros problemas auditivos progridam. Quer saber mais? Confira a seguir quais são os alimentos que fazem bem para a audição e quais deles podem prejudicá-la:


Banana, batata e espinafre para escutar melhor!

Um dos nutrientes mais importantes para a saúde auditiva é o potássio. Se ingerido em poucas quantidades, este mineral pode influenciar na perda auditiva. A explicação para isso é simples: o potássio é o responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos, então é recomendável a ingestão de frutas como: damasco, banana, melão e laranja, além de batata, espinafre, feijão e leite.

Amêndoas, manteiga de amendoim e frutas cítricas

Alimentos famosos por sua vitamina C, como limão, laranja, tangerina, e aqueles ricos em vitamina E, como amêndoas, óleo de girassol e manteiga de amendoim também podem ajudar - e muito - quando o assunto é afastar os problemas auditivos.

Os especialistas em saúde auditiva recomendam o consumo em grandes quantidades dessas vitaminas porque elas ajudam a aliviar a perda auditiva, possibilitando a correção de deficiências nutricionais, aumentando a circulação sanguínea, melhorando o sistema imunológico e o combate à infecção.

Peixes são excelentes para a audição feminina

Para a audição feminina, estes não são os únicos aliados. Uma pesquisa do Hospital Brigham and Women, nos Estados Unidos, apontou que o consumo de duas ou mais porções de peixe por semana está associado a um menor risco de perdas auditivas em mulheres.

Para se chegar a essa conclusão foram analisadas 65.215 mulheres, que foram acompanhadas no período entre os anos de 1991 a 2009. Após aproximadamente 1.038.093 acompanhamentos dessas pessoas por ano, foram notificados 11.606 casos de perda auditiva incidente. A análise constatou que quanto maior o consumo de cada tipo de peixe específico menor era o risco de perda auditiva. Entenda por que isso acontece aqui.

Alimentação que pode prejudicar a saúde auditiva

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Embora alguns alimentos façam muito bem para audição, outros como açúcares e carboidratos, quando consumidos em grande quantidade podem desenvolver problemas de audição.

A cafeína, encontrada no café e em refrigerantes a base de cola, em muitos estudos é apontada como uma inimiga da saúde auditiva, é vista como um fator que pode acentuar o incômodo do zumbido, mas em outros, como este aqui, ela pode ser considerada um "remédio" para o problema. Como o assunto ainda é controverso, a maioria dos especialistas indica o consumo com parcimônia da substância e, caso o paciente note piora, a suspensão completa da ingestão.

De qualquer modo, recomenda-se que as pessoas com perda auditiva sempre procurem a ajuda de um otorrinolaringologista e, principalmente, de uma nutricionista. Com o apoio multidisciplinar, será possível manter uma alimentação saudável e/ou para solucionar problemas relacionados com a sua audição.

Entenda mais sobre sua saúde auditiva!


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