Por Direito de Ouvir

27 de March de 2019

Você sabe o que é a perda auditiva condutiva?

Essa patologia tende a afetar diretamente a orelha externa ou o ouvido médio

27 de March de 2019


Como classificar essa doença?

De acordo com especialistas da área, essa patologia pode ser contraída por excesso de cerume em um dos ouvidos em que acontece o bloqueio da audição da orelha externa, fazendo com que a pessoa pare de receber sinais de ondas sonoras e consequentemente se isolando de atividades diárias.

Independente do tipo de falha na audição, o que pode ocorrer é um desgaste gradativo dentro do canal auditivo. Essas consequências tendem a ocorrer dentro da orelha externa, média e interna (órgãos que auxiliam na captação de sons em geral).

A perda auditiva condutiva também pode ser conhecida como hipoacusia e impede que amplificações sonoras cheguem de forma ampla e clara em um dos ouvidos. Esse tipo de dificuldade pode ocorrer devido a obstrução da orelha ou os pequenos ossinhos (estribo) começarem a ficar mais rígidos, impedindo que o tímpano funcione da maneira correta. Em alguns casos, esse tipo de patologia pode vir a desenvolver até uma otosclerose, por exemplo.

A doença pode acontecer em um dos ouvidos ou em ambos ao mesmo tempo e o grau de variação pode vir a ser de leve ou moderado, firmando entre 25 ou 65 decibéis. Dessa forma, a pessoa ainda pode ouvir alguns sons, mas não de maneira perceptível.

Causas da perda auditiva condutiva temporária:

Alguns sintomas dessa patologia podem ser resolvidos de maneira rápida e simples, dependendo do nível da doença. Veja abaixo algumas situações que podem causar essa perda de maneira temporária:

• O bloqueamento do ouvido devido gripes ou alergias externas;

• Uma infecção de curto prazo dentro da orelha externa;

• Ouvido de mergulhadores também sofrem com a doença devido a obstrução de água dentro da orelha média, podendo virar uma possível infecção. Quando tratada de maneira correta e rápida, o problema pode ser resolvido em questão de poucos dias;

• Acúmulo de cerume em excesso em uma das regiões do canal auditivo;

Tímpano perfurado;

• A inserção de alguns objetos como cotonetes ou chaves para limpar o cerume, também podem acarretar em doença devido à infecções.

Causas a longo prazo:

Como citado acima, a perda auditiva condutiva pode vir a ser um problema passageiro como um problema muito grave. Veja abaixo as causas de se obter a possível doença, mas com um tratamento demorado:

• Malformação da orelha externa e da orelha média;

• Alguns tumores de outros membros do corpo;

• Patologias como sarampo e caxumba ajudam a proliferar infecções dentro dos ossos do ouvido, consequentemente não funcionando da maneira correta;

• Pessoas que tem um histórico de traumatismo craniano também estão sujeitas a obterem a perda auditiva condutiva a longo prazo, podendo afetar os ossos do ouvido;

• A otosclerose que é caracterizada como um mal funcionamento dos ossículos de uma das partes do ouvido.

Quais são os sintomas detectáveis da perda auditiva condutiva?

Um dos problemas principais da perda auditiva condutiva é a diminuição na hora de captar sons externos. Outros sintomas podem se apresentar como:

• Perceber as frequências sonoras mais baixas e com a sensação de estar com o ouvido abafado;

• Dores agudas na região principal do ouvido;

• Sensação incômoda e constante de que a orelha está sendo tampada;

• Sensação incômoda e constante da presença de um zumbido agudo dentro da orelha;

• Tonturas e difícil compreensão da realidade;

• Náuseas e vômitos.

Tanto as causas quanto os sintomas devem ser detectadas logo no início para que haja um tratamento adequado de acordo com o nível e grau da perda auditiva. Em alguns casos, há a necessidade de intervenção cirúrgica para a colocação de implantes no ouvido médio ou a utilização de aparelhos auditivos.

Outros tipos de perda auditiva:

Além da perda auditiva condutiva, outros tipos de patologias também podem ser diagnosticadas por especialistas. Veja alguma delas:

Perda Auditiva Sensorioneural: Esse tipo de doença pode resultar na falta ou falha das células sensoriais (mais conhecidas como células ciliadas) que são encontradas na cóclea, afetando o ouvido de maneira permanente. É identificada também como "surdez neural", podendo variar de níveis leve, moderado até um grau severo e muito profundo.

As perdas auditivas caracterizadas por severas ou profundas, podem ser tratadas a partir de aparelhos auditivos ou implantes colocados diretamente na orelha média, esse equipamento recebe o nome de implantes cocleares e costumam solucionar os problemas mais graves dessa patologia.

Uma porcentagem dos pacientes que detém a surdez neural costuma ter apenas em alta frequência, e pode ser chamada de surdez parcial. Em casos como esse, as células ciliadas encontradas na base da cóclea estão comumente danificadas, e na parte interna da cóclea, as células ciliadas podem estar completamente intactas, sem riscos de danificações futuras.

Perda Auditiva Mista: A perda auditiva mista costuma ser uma junção tanto da perda auditiva sensorioneural quanto da perda auditiva condutiva. É caracterizada por danos nos dois ouvidos, como o interno, externo e até o médio. Diferente das outras patologias, esse tipo de perda auditiva pode ser tratado com remédios, intervenções cirúrgicas, utilização de aparelhos auditivos e até implantes realizados diretamente no ouvido médio.

Perda Auditiva Neural: Nesse caso em específico, a falta ou danificações no nervo auditivo podem resultar em uma perda auditiva neural. Essa doença tem como principal aspecto o fato de que ela é profunda e permanente. O tratamento pode ser complexo e difícil, visto que aparelhos auditivos e implantes cocleares não conseguem ajudar da maneira correta devido ao nervo não conseguir desempenhar a função de captar e emitir frequências sonoras ao cérebro. Salvo alguns casos, o Implante Auditivo de Tronco Cerebral (ABI), pode ajudar na não manifestação de sintomas a longo prazo, porém sem a possibilidade de uma possível cura.

Tratamentos:

Além dos variados tipos de tratamentos citados neste artigo, é essencial que caso haja algum desses sintomas seja procurado um profissional imediatamente. O diagnóstico deve ser feito de maneira correta e detalhada para que não ocorra dúvidas sobre qual o melhor tipo de solução para a patologia.

Agende uma consulta com um dos especialistas do Direito de Ouvir e não perca a capacidade de ouvir, prezando sempre pela sua qualidade de vida.


Marcadores
Curiosidades Audição Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las