6 passos para evitar problemas de audição

Alguns fatos simples podem evitar os problemas auditivos


Compartilhar

A perda da audição é sempre muito impactante em qualquer período da vida, tanto que ninguém já parou para se imaginar se não ouvisse, o que é praticamente impossível, tendo em vista o tipo de vida que levamos.

Todos os nossos sentidos são fundamentais para nossa sobrevivência, e pensar nesse sentido é também considerar que você precisa ter cuidados com o ouvido e ter atenção a qualquer tipo de problema que possa existir.


A nossa audição é fundamental e cuidar dela é também preservar a nossa qualidade de vida, desde que bem cuidada e sejam evitados todos os problemas de audição que podem ocorrer por pequenos descuidos.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Como evitar problemas de audição

Evitar problemas de audição não é algo impossível, muito pelo contrário, é somente necessário que você consiga equilibrar um bom cuidado com outros aspectos que são de muita relevância para a nossa rotina.

Isso porque são muitos os elementos do nosso dia a dia que quando evitados podem ajudar a preservar a nossa audição e por consequência serem essenciais no início desse cuidado que é de fato tão necessário.

Sendo assim vamos trazer 6 passos fundamentais para que você evite a perda da audição e consiga preservar este que é um dos sentidos mais importantes para a nossa sobrevivência.

Evite contato com ruídos e sons muito altos

O primeiro passo mais importante é evitar todo e qualquer contato com sons e ruídos muito altos, seja em festas, eventos, em casa e também no trabalho, já que uma das consequências é justamente a perda progressiva da audição.

Obviamente alguns momentos não se consegue fazer isso, mas se você puder evitar o máximo é importante, e pode também ser interessante que você consiga avaliar os espaços que vai visitar.

No caso do trabalho que é mais específico é importante utilizar sempre o protetor auricular, para que a exposição constante não seja prejudicial e você consiga cuidar bem da sua audição.

Faça exames regularmente

Fazer exames é a melhor forma de ter cuidados com o ouvido, já que muitas causas de problemas auditivos são frutos da falta de procura por ajuda especializada e que deve ser feita regularmente.

Muitas pessoas acabam deixando de lado esse cuidado que é fundamental para que se consiga prevenir a perda auditiva a longo prazo, e assim perdem uma boa oportunidade de conseguirem tratar problemas em seu início.

Algumas disfunções nervosas podem ocorrer naturalmente, e quanto mais cedo for feita uma intervenção, maiores são as chances de se conseguir também interromper o avanço e preservar a sua saúde auditiva.

Cuidado com o uso de cotonetes

Usar cotonetes é algo tão comum que poucas pessoas encontram problemas aparentes, mas a verdade é que eles, mesmo sendo revestidos de algodão nas pontas, carregam grandes riscos. 

O primeiro risco, e o mais comum, é o fato de acabar empurrando a cera ainda mais fundo no ouvido, o que obviamente não é o indicado e muito menos o esperado no uso dessa ferramenta.

O ideal é que você utilize somente na parte externa, evitando ir tão a fundo, pois pode também acabar gerando lesões no ouvido interno, o que progressivamente pode reduzir a sua capacidade de audição. Veja como fazer o uso correto dos cotonetes.

Evite o uso excessivo de fones de ouvido

Os fones de ouvido também fazem parte da rotina de muitas pessoas, e é um dos principais vilões para os cuidados com o ouvido, principalmente da maneira com a qual é utilizado por muitas pessoas.

Primeiramente eles nem deveriam ser utilizados com tanta frequência, e muito menos nos volumes que muitos insistem em utilizar, o que pode comprometer a capacidade auditiva aos poucos.

Sendo assim, podemos dizer que é uma das maiores causas da perda da audição, principalmente entre jovens, e se evitado, você já estará tendo um cuidado muito importante com sua saúde auditiva.

Atenção com objetos pontiagudos

Alguns acidentes podem acontecer com objetos pontiagudos e podem até perfurar o ouvido, ocasionando lesões no nervo auditivo e causando surdez definitiva, que não pode ser revertida.

Esses objetos sempre que manuseados ou utilizados devem ser feitos em uma altura segura para a sua prevenção de acidentes, e também deve-se evitar a aproximação por qualquer que seja o motivo.

Assim você também cuida para que a sua audição seja preservada e garantida por mais tempo, sem que se tenha problemas muito mais graves, que podem até precisar de intervenção cirúrgica.

Faça o tratamento correto de doenças como gripe

Doenças respiratórias, e em especial a gripe ou outras infecções, precisam ser muito bem tratadas, para que o seu estágio não se agrave e possa gerar até outras doenças e outras complicações.

Acontece que muitas dessas doenças que por vezes passam despercebidas, são as que mais causam complicações futuras, e algumas delas podem até afetar a nossa audição, demandando um cuidado mais atento.

A ideia é evitar uma infecção no local que pode até ser de um tratamento complicado e  gerar outros problemas de audição, considerando principalmente outros pontos fundamentais para este fim.

Dica extra

Muito se falou de cuidados preventivos e até de uma procura por profissionais especializados, e neste ponto é interessante saber para qual tipo de profissional você está se dirigindo para este acompanhamento mais longo.

Isso porque quanto mais qualificado for o profissional e toda a sua equipe, melhores são as indicações e você pode até conseguir um tratamento mais efetivo para a sua condição independente do quadro avaliado.

A Direito de Ouvir oferece a melhor equipe, com equipamentos e tratamentos modernos, ideais para os diferentes problemas auditivos, tendo o encaminhamento que você de fato precisa para qualquer que seja a sua demanda.

A partir desse cuidado você deve prestar atenção em toda a sua rotina, tendo em mente todos os passos que foram trazidos, e principalmente conservando a sua capacidade auditiva tal como deve ser.

Com essas dicas você pode ter um cuidado mais especializado e conta sempre com tratamentos modernos e efetivos para a sua situação, tendo os encaminhamentos ideais.