Por Direito de Ouvir

23 de July de 2019

6 passos para evitar problemas de audição

Alguns fatos simples podem evitar os problemas auditivos

23 de July de 2019


A perda da audição é sempre muito impactante em qualquer período da vida, tanto que ninguém já parou para se imaginar se não ouvisse, o que é praticamente impossível, tendo em vista o tipo de vida que levamos.

Todos os nossos sentidos são fundamentais para nossa sobrevivência, e pensar nesse sentido é também considerar que você precisa ter cuidados com o ouvido e ter atenção a qualquer tipo de problema que possa existir.

A nossa audição é fundamental e cuidar dela é também preservar a nossa qualidade de vida, desde que bem cuidada e sejam evitados todos os problemas de audição que podem ocorrer por pequenos descuidos.

Como evitar problemas de audição

Evitar problemas de audição não é algo impossível, muito pelo contrário, é somente necessário que você consiga equilibrar um bom cuidado com outros aspectos que são de muita relevância para a nossa rotina.

Isso porque são muitos os elementos do nosso dia a dia que quando evitados podem ajudar a preservar a nossa audição e por consequência serem essenciais no início desse cuidado que é de fato tão necessário.

Sendo assim vamos trazer 6 passos fundamentais para que você evite a perda da audição e consiga preservar este que é um dos sentidos mais importantes para a nossa sobrevivência.

1.Evite contato com ruídos e sons muito altos

O primeiro passo mais importante é evitar todo e qualquer contato com sons e ruídos muito altos, seja em festas, eventos, em casa e também no trabalho, já que uma das consequências é justamente a perda progressiva da audição.

Obviamente alguns momentos não se consegue fazer isso, mas se você puder evitar o máximo é importante, e pode também ser interessante que você consiga avaliar os espaços que vai visitar.

No caso do trabalho que é mais específico é importante utilizar sempre o protetor auricular, para que a exposição constante não seja prejudicial e você consiga cuidar bem da sua audição.

2.Faça exames regularmente

Fazer exames é a melhor forma de ter cuidados com o ouvido, já que muitas causas de problemas auditivos são frutos da falta de procura por ajuda especializada e que deve ser feita regularmente.

Muitas pessoas acabam deixando de lado esse cuidado que é fundamental para que se consiga prevenir a perda auditiva a longo prazo, e assim perdem uma boa oportunidade de conseguirem tratar problemas em seu início.

Algumas disfunções nervosas podem ocorrer naturalmente, e quanto mais cedo for feita uma intervenção, maiores são as chances de se conseguir também interromper o avanço e preservar a sua saúde auditiva.

3.Cuidado com o uso de cotonetes

Usar cotonetes é algo tão comum que poucas pessoas encontram problemas aparentes, mas a verdade é que eles, mesmo sendo revestidos de algodão nas pontas, carregam grandes riscos. 

O primeiro risco, e o mais comum, é o fato de acabar empurrando a cera ainda mais fundo no ouvido, o que obviamente não é o indicado e muito menos o esperado no uso dessa ferramenta.

O ideal é que você utilize somente na parte externa, evitando ir tão a fundo, pois pode também acabar gerando lesões no ouvido interno, o que progressivamente pode reduzir a sua capacidade de audição. Veja como fazer o uso correto dos cotonetes.

4.Evite o uso excessivo de fones de ouvido

Os fones de ouvido também fazem parte da rotina de muitas pessoas, e é um dos principais vilões para os cuidados com o ouvido, principalmente da maneira com a qual é utilizado por muitas pessoas.

Primeiramente eles nem deveriam ser utilizados com tanta frequência, e muito menos nos volumes que muitos insistem em utilizar, o que pode comprometer a capacidade auditiva aos poucos.

Sendo assim, podemos dizer que é uma das maiores causas da perda da audição, principalmente entre jovens, e se evitado, você já estará tendo um cuidado muito importante com sua saúde auditiva.

5.Atenção com objetos pontiagudos

Alguns acidentes podem acontecer com objetos pontiagudos e podem até perfurar o ouvido, ocasionando lesões no nervo auditivo e causando surdez definitiva, que não pode ser revertida.

Esses objetos sempre que manuseados ou utilizados devem ser feitos em uma altura segura para a sua prevenção de acidentes, e também deve-se evitar a aproximação por qualquer que seja o motivo.

Assim você também cuida para que a sua audição seja preservada e garantida por mais tempo, sem que se tenha problemas muito mais graves, que podem até precisar de intervenção cirúrgica.

6.Faça o tratamento correto de doenças como gripe

Doenças respiratórias, e em especial a gripe ou outras infecções, precisam ser muito bem tratadas, para que o seu estágio não se agrave e possa gerar até outras doenças e outras complicações.

Acontece que muitas dessas doenças que por vezes passam despercebidas, são as que mais causam complicações futuras, e algumas delas podem até afetar a nossa audição, demandando um cuidado mais atento.

A ideia é evitar uma infecção no local que pode até ser de um tratamento complicado e  gerar outros problemas de audição, considerando principalmente outros pontos fundamentais para este fim.

  • Dica extra

Muito se falou de cuidados preventivos e até de uma procura por profissionais especializados, e neste ponto é interessante saber para qual tipo de profissional você está se dirigindo para este acompanhamento mais longo.

Isso porque quanto mais qualificado for o profissional e toda a sua equipe, melhores são as indicações e você pode até conseguir um tratamento mais efetivo para a sua condição independente do quadro avaliado.

A Direito de Ouvir oferece a melhor equipe, com equipamentos e tratamentos modernos, ideais para os diferentes problemas auditivos, tendo o encaminhamento que você de fato precisa para qualquer que seja a sua demanda.

A partir desse cuidado você deve prestar atenção em toda a sua rotina, tendo em mente todos os passos que foram trazidos, e principalmente conservando a sua capacidade auditiva tal como deve ser.

Com essas dicas você pode ter um cuidado mais especializado e conta sempre com tratamentos modernos e efetivos para a sua situação, tendo os encaminhamentos ideais.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las