Por Direito de Ouvir

14 de June de 2017

O que a audiometria avalia?

Descubra como funciona o teste e como ele pode ajudar a diagnosticar a surdez

14 de June de 2017


Se um especialista suspeita que haja algum problema na audição de um paciente, pode solicitar que ele passe por uma audiometria. Ao ser encaminhado para o exame, é comum surgir a dúvida: o que é e para que serve este teste? O que ela avalia?

Apesar do nome complexo, este exame, que também pode ser conhecido como audiograma, tem uma forma muito simples e indolor de avaliar a maneira como uma pessoa ouve e entende os sons. 


Quais são os tipos de audiometria?

Audiometria vocal – o especialista fala algumas palavras e fonemas e o paciente deve repeti-las da forma que entender. Dessa maneira, o exame indica a compreensão da linguagem (chamada de inteligibilidade), e a discriminação (capacidade de discernir os fonemas), colocando em teste a cóclea e o sistema central. O especialista que aplica o teste calcula uma porcentagem de acertos – 100% corresponde ao nível de audição considerado normal. 

Audiometria tonal - avalia a capacidade do paciente de ouvir estímulos sonoros. O paciente coloca fones de ouvido e responde a estímulos sonoros que são comandados normalmente por um fonoaudiólogo. Toda vez que ouvir um som, a pessoa testada precisa avisar o especialista. Os dois ouvidos são testados separadamente para sons graves e agudos. Normalmente o exame leva, em média, 30 minutos. 

Audiometria infantil – no caso das crianças, a audiometria é realizada com algumas adaptações. Na cabine, o bebê ou a criança ficam sentados no colo de um responsável, com fones de ouvido ou em campo livre. Com o uso de técnicas lúdicas, o especialista vai conduzindo a testagem. Saiba mais sobre a audiometria para crianças.

Audiometria ocupacional – este exame avalia a audição de trabalhadores – principalmente os que ficam ao ruído no trabalho -  para detectar alterações auditivas e evitar o agravamento de perdas auditivas, que possam causar problemas para o trabalhador e para a empresa. 


Em que casos o médico pode solicitar uma audiometria?

Na maioria dos casos, o médico solicita a audiometria quando uma pessoa ou seus familiares relata problemas para ouvir.

Preparação para a audiometria

14 horas de repouso acústico (não estar exposto a ruídos fortes e constantes). 

Onde é feita a audiometria?

A audiometria é realizada em cabine acústica. 

Possíveis resultados da audiometria

Abaixo de 25 – audição normal

De 26 a 40 –  perda auditiva leve

De 41 a 55 –perda auditiva moderada

De 56 a 70 – perda auditiva moderadamente severa

De 71 a 90 – perda severa

Acima de 90 – perda profunda 

Pontos que podem influenciar o resultado da audiometria

* Traumas acústicos

* Perda auditiva relacionada à idade

* Síndrome de Alport

* Neurinoma do acústico

* Labirintite

* Doença de Mèniere

* Otosclerose

* Tímpano rompido ou perfurado

O que fazer em caso de audiometria alterada?

A audiometria “alterada” vai indicar algum tipo de perda auditiva. Na maioria dos casos, o ideal é voltar ao otorrinolaringologista, que vai diagnosticar a causa dessa perda e encaminhá-lo para o uso de aparelhos auditivos ou, em alguns casos, do implante coclear. Mas em caso de diagnóstico da perda auditiva, é importante não tomar uma atitude de deixar para lá. Quanto mais tempo a surdez demorar a ser tratada, pior pode ser. 



Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las