Por Direito de Ouvir

04 de October de 2017

Músicos famosos lidam com tinnitus

Zumbido já faz parte do cotidiano de Noel Gallagher

04 de October de 2017


Perda auditiva e zumbido ou tinnitus já fazem parte do cotidiano de um grande número de pessoas ao redor do mundo. Os incômodos decorrentes desses problemas auditivos são inúmeros: sensação constante de ruído nos ouvidos, dificuldade para se comunicar, perda de atenção, estresse e isolamento social.

Dessa maneira, a deficiência na audição acaba afetando outras esferas das vidas daqueles que sofrem com ela. Justamente por isso, as consequências desse desconforto são ainda maiores para quem trabalha com o ouvido, em especial para os músicos.

E engana-se quem pensa que estrelas da música não precisam lidar com esse problema. Famosos como Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, convive com o problema e hoje alertam para os riscos da exposição aos sons intensos: “Cuidar dos ouvidos é, infelizmente, algo que você não pensa até que haja algum problema. Eu tive zumbido por aproximadamente quinze anos, e desde que comecei a proteger meus ouvidos eles não têm piorado mais. Gostaria de ter pensado em proteger-me antes”, afirma.

O cantor, que sofre com tinnitus desde 2002, também conta que seus filhos estão sempre protegidos da exposição aos sons altos. No entanto, Martin não é o único exemplo de famoso que sofre com zumbido. A cantora Barbra Streisand afirma que seu temperamento difícil é causado diretamente por esse problema.

Além de ambos, o ex-guitarrista do aclamado Oasis, Noel Gallagher, declarou em entrevista que também foi diagnosticado com tinnitus. Segundo o músico, isso ocorreu após 8 anos tocando guitarra com a banda de rock, período que levou os britânicos a serem considerados uma das melhores bandas do mundo.

Gallagher ainda afirma: "Fui escanear meu cérebro. Eles encontraram a doença. Tenho esse zumbido bizarro nos meus ouvidos. É um acúmulo de muitas coisas, mas me diverti muito fazendo todas elas e se eu eventualmente morrer por uma doença no cérebro terá valido a pena".

Sintomas e tratamento

Como o zumbido acontece quando as vias auditivas passam a enviar impulsos mesmo sem que haja uma fonte sonora que os envie, ele é um incômodo constante que pode afetar o sono, a concentração e o equilíbrio emocional. É comum que os pacientes que sofrem com este problema relatem dificuldades em fazer coisas simples como ficar em silêncio.

Para se prevenir contra o Tinittus é importante não ficar em exposição prolongada em ambientes com altos índices de ruídos como boates e shows, tratar problemas da tireoide, estresse e depressão. Alguns problemas como bruxismo também podem acarretar no desenvolvimento do zumbido.

Especialistas recomendam que ao primeiro sinal do problema, as pessoas busquem ajuda. Por ser um sintoma com origem multifatorial, é recomendado que o zumbido no ouvido seja supervisionado por uma equipe multidisciplinar composta por: otorrinolaringologista, dentistas, fonoaudiólogos, entre outros. Ao menor sinal do problema, procure ajuda de um profissional qualificado.


Marcadores
Zumbido
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las