Mitos e verdades sobre surdez

Teste seus conhecimentos e descubra se você sabe tudo sobre surdez

Existem muitos mitos e verdades quando o assunto é surdez. Confira a seguir alguns deles e teste seus conhecimentos! Descubra se você sabe tudo sobre perda auditiva


Existem três tipos de surdez

VERDADE. A surdez condutiva acontece quando existem problemas na orelha externa ou média, como acúmulo de cera ou secreções, infecções de ouvido ou problemas no tímpano. Já a surdez sensorioneural, também chamada de surdez neurossensorial, ocorre a partir de problemas causados na orelha interna, como danos no nervo auditivo ou na cóclea, além de tumores ou lesões vasculares. E a surdez mista, que pode ser a soma das duas anteriores.


Se uma pessoa não escuta sons abaixo de 20-25 decibéis (dB), pode ser considerada surda?

VERDADE. Sim, se uma pessoa não ouve sons abaixo dessa frequência, ela pode ter perda auditiva. Os graus da surdez são: 

LEVE (21 A 40 dB) – Quando uma pessoa tem incapacidade de ouvir sons suaves e dificuldade para entender a fala e alguns sons como o canto dos passarinhos, principalmente em locais com muito ruído


MODERADA (41 A 70 dB) – Neste caso, há dificuldade para ouvir o latir do cachorro, bebê chorando, aspirador de pó e outros ruídos mais altos e incapacidade de compreender a fala

SEVERA (71 A 90 dB) – Pessoas com este tipo de perda auditiva não conseguem ouvir o o toque do telefone, compreender a fala, por exemplo

PROFUNDA ( > 91 dB) –  Já as pessoas com perda auditiva profunda não ouvem sons considerados muito altos como uma máquina de cortar grama, um caminhão, a turbina de um avião. Alguns sons extremamente altos são audíveis, mas a comunicação sem o aparelho auditivo é impossível.


Cera de ouvido em excesso pode deixar a pessoa surda. 

VERDADE. O acumulo da cera de ouvido pode causar o que os especialistas chamam de rolha de cera. Essa “barreira” de cerume impede que o som chegue ao tímpano e o faça vibrar, causando um tipo de surdez. Normalmente, quando o otorrinolaringologista faz a retirada dessa cera, o paciente volta a ouvir. Confira curiosidades sobre a cera de ouvido!


Doenças adquiridas durante a gravidez como sífilis e toxoplasmose não afetam o bebê.

MITO. Algumas doenças durante a gestação podem causar surdez congênita. São elas rubéola, toxoplasmose, sarampo, sífilis, herpes, diabetes, pressão alta e meningite. Infecções, alguns medicamentos ototóxicos também podem prejudicar a audição do bebê.


Se uma pessoa gritar no meu ouvido, posso ter surdez súbita. 

DEPENDE. Barulhos altos realmente podem causar traumas acústicos que provocam a surdez súbita, mas é meio improvável que um grito possa ter a frequência para causar esse tipo de dano. Normalmente, a surdez súbita ou repentina acontece, além de casos de traumas acústicos, por problemas genéticos, doenças autoimunes, vasculares, infecciosas ou devido à pressão acarretando em perda auditiva súbita.


Muitos casos de zumbido no ouvido podem estar relacionados com a surdez. 

VERDADE. A perda auditiva ou surdez é uma das principais causas de zumbido no ouvido, mas cada caso é um caso. O ideal é que a pessoa que sofre com o tinido procure um otorrinolaringologista para saber se o aparelho auditivo – também conhecido como aparelho de ouvido ou aparelho para surdez – pode ajudar no seu caso. 


Uma pessoa surda só conversa por linguagem de sinais.

MITO. Existem os chamados surdos oralizados, pessoas que desenvolveram a fala apesar da perda auditiva. Muitas dessas pessoas podem se comunicar com a ajuda dos aparelhos auditivos ou de leitura labial. 


Quanto mais cedo descobrir a surdez, melhor será o resultado do tratamento. 

VERDADE. A falta dos estímulos sonoros – como a que acontece na surdez – pode levar à atrofia do nervo auditivo e consequentemente a série de problemas que vão muito além da audição. Por isso é importante não esperar para buscar ajuda. O uso de aparelhos auditivos pode contribuir – e muito – para a qualidade de vida das pessoas. Cinco benefícios de usar aparelho auditivo!


Você sabe qual a diferença entre surdez e deficiência auditiva? Descubra aqui!

Acha que pode estar surdo? Faça o nosso teste auditivo e descubra!

Continue lendo
Audição Perda auditiva

Mais do Blog

Audição8 meses atrás

Ouvido Entupido? Conheça as Principais Causas

Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores

Perda auditiva7 meses atrás

Tímpano Perfurado? Quais os sintomas? Como tratar?

Entenda o que acontece quando a membrana do tímpano é perfurada

Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva7 meses atrás

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Campanha bsucaconscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva

Curiosidades, Perda auditiva7 meses atrás

Síndrome de Usher causa surdez e cegueira

Doença genética associa a perda da audição com redução da visão

Audição, Curiosidades7 meses atrás

Como funciona o tímpano no sistema auditivo

Conheça qual é o papel desta membrana na transmissão das ondas sonoras para o cérebro

Aparelhos auditivos, Perda auditiva7 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva