Por Direito de Ouvir

26 de June de 2019

9 consequências da perda auditiva em sua vida

Quando não tratada, a perda auditiva pode causar um grande impacto em sua vida

26 de June de 2019


Muitas pessoas subestimam o impacto da perda auditiva considerando que o efeito negativo do problema de audição se restringe a não ouvir as palavras durante as conversas e ter que pedir às pessoas que repitam o que disseram. Com certeza, isso é um grande incômodo, mas é apenas a ponta do iceberg da perda auditiva.

Na realidade, a perda auditiva quando não é tratada pode afetar nossa qualidade de vida de diversas maneiras. Cada indivíduo sente as consequências da perda auditiva de uma forma, mas a maioria precisa encarar problemas sociais, físicos e psicológicos decorrentes da deficiência auditiva.

Descubra agora algumas situações em que a perda da audição pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa e causar sérios problemas.

1. Isolamento ou afastamento do convívio social

A forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor tem um papel importante em nossa qualidade de vida. Muitos estudos comprovam como a perda auditiva pode causar experiências sociais negativas.

A principal delas é o isolamento ou afastamento de situações sociais, tais como frequentar áreas de esporte e recreação, restaurantes, eventos e reuniões com familiares e amigos.

Isso acontece porque as pessoas com deficiência auditiva têm dificuldade para falar ou não conseguem acompanhar a conversa. Para evitar pedir que os outros falem mais alto ou repitam o que foi dito, eventualmente elas começam a evitar a interação com outras pessoas.

2. Dificulta as atividades de lazer

Até mesmo a maneira como nos divertimos nos momentos livres pode ser prejudicada pela perda auditiva. Se você gosta de frequentar shows e eventos, os ruídos altos podem se tornar um incômodo. Aqueles que tocam algum instrumento musical, sofrem com a falta de sensibilidade dos ouvidos para determinar o tom correto. Nos esportes, a comunicação entre os jogadores é fundamental para o desempenho da equipe.

Frequentar o cinema, assistir TV e assistir vídeos no celular, são outros exemplos de atividades de lazer que ficam comprometidas com a dificuldade auditiva.

3. Sensação de solidão

Como o indivíduo começa a se afastar do convívio social, outra consequência da perda auditiva é a solidão. Em muitos casos, também ocorre a rejeição social, pois as outras pessoas não compreendem as dificuldades do deficiente auditivo.

4. Redução na produtividade e nos ganhos

Quando as pessoas começam a perder a audição, pode se tornar mais difícil acompanhar discussões e apresentações em salas de reunião, por exemplo. Principalmente em cargos que dependem da comunicação com os clientes, a dificuldade para compreender a fala pode ser encarada como grosseria.

É por isso que a dificuldade de comunicação também pode ter outras implicações desanimadoras Uma delas é a redução na produtividade, que ainda pode afetar nos ganhos ou até causar demissão.

5. Depressão

Alguns estudos já mostraram que, quanto mais grave for a deficiência, maior a probabilidade de apresentar sinais depressivos. Os indivíduos com perda auditiva severa possuem um risco 4,3 vezes maior de ter depressão do que alguém com a audição normal.

São vários fatores que desencadeiam a depressão em deficientes auditivos, entre eles: isolamento, sentimento de rejeição, má qualidade do sono, falta de energia e desinteresse em fazer atividades que costumava praticar antes de ter dificuldades para ouvir.

6. Estresse

Não conseguir ouvir sons comuns do dia a dia pode ser muito estressante para quem sofre com a perda auditiva não tratada. Além da irritação diária, o estresse pode levar a outras consequências mais graves, como aumento do risco de doenças cardíacas e até mesmo o câncer.

7. Atrapalha os relacionamentos familiares e românticos

A dificuldade de comunicação também tem impacto negativo nos relacionamentos interpessoais. As crianças podem ter problemas para expressar seus sentimentos, o que torna a comunicação frustrante para os familiares. Já os adultos podem sentir que não estão sendo ouvidos e se tornam isolados e deprimidos. Os familiares que convivem com as pessoas com perda auditiva não tratada podem perder a paciência ao precisar sempre repetir ou falar mais alto para que a outra pessoa entenda sua fala.

Além disso, a perda auditiva prejudica os relacionamentos românticos. É comum surgirem conflitos e diminuir a intimidade do casal por causa do estresse, humor deprimido e perda da autoestima.

8. Coloca a segurança pessoal em risco

A sua segurança pessoal também pode ser comprometida com a deficiência auditiva. Nas ruas, por exemplo, quando você não consegue ouvir bem, os sons dos veículos que se aproximam, buzinas e outros sinais importantes podem passar despercebidos, aumentando os riscos de acidentes.

Já no ambiente de trabalho, as pessoas com perda auditiva estão mais vulneráveis a acidentes, seja porque não ouviram o som de uma máquina, o alarme de incêndio ou outros problemas de segurança.

9. Efeitos na função cerebral e memória

Cientistas mostraram que a perda auditiva também afeta as habilidades cognitivas do indivíduo. Em estudos comparativos entre deficientes auditivos, o comprometimento cognitivo foi encontrado em até 43% dos pacientes.

A função cerebral e a memória se relacionam com a audição porque ouvir estimula muitas áreas do cérebro, e não apenas a responsável por interpretar os sons. Quando há algo errado com a audição, o cérebro tenta compensar essa falta de outras maneiras. Assim, o deficiente auditivo precisa se concentrar mais para ouvir, aumentando a carga cognitiva necessária para processar as informações, cansando o cérebro e reduzindo a atenção em outras atividades.

Além disso, ouvir nos ajuda a lembrar das coisas. Logo, a falta de audição pode afetar nossa memória a longo prazo.

Como evitar as consequências da perda auditiva?

Percebeu como a perda auditiva pode ter muitos impactos negativos na vida cotidiana? Em casa ou no trabalho, nos momentos de lazer ou de concentração, quando a audição começa a diminuir, tudo fica mais complicado e menos agradável.

Mesmo com tantas consequências, é possível recuperar a qualidade de vida buscando a assistência correta. Portanto, ao perceber os primeiros sintomas de perda da audição, marque uma consulta com um especialista em saúde auditiva.

O profissional poderá recomendar o melhor tratamento antes que os problemas fiquem mais graves. O tratamento com aparelhos auditivos ou outro método pode contribuir com o seguinte:

• Facilidade de comunicação;

• Estabilidade emocional;

• Participação em grupos;

• Saúde física;

• Relacionamentos interpessoais;

• Autoestima;

• Funcionamento mental.

Tem alguma dúvida sobre a perda da audição ou aparelhos auditivos? Entre em contato com a equipe da Direito de Ouvir.


Marcadores
Curiosidades Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las