Por Direito de Ouvir

15 de March de 2017

28% dos Jovens Brasileiros Já Sentiram Zumbido

O zumbido está afetando pessoas cada vez mais jovens

15 de March de 2017


zumbido está afetando pessoas cada vez mais jovens. Um estudo mostrou que 28% dos estudantes brasileiros com a idade de 11 a 17 anos experimentaram, de maneira persistente, um zumbido crônico.  E metade deles já sentiram um tinido temporário.

Apesar dos estudantes ainda ouvirem como seus colegas, o zumbido pode representar uma  redução significativa na tolerância a ruídos altos, o que é considerado um sinal oculto de dano permanente dos nervos que são responsáveis pelo processo do som. Esse cenário fisiológico pode causar danos sérios auditivos no futuro.

O estudo, que  foi realizado com 170 estudantes, foi conduzido no Brasil pela pesquisadora Tanit Ganz Sanchez, do Instituto Ganz Sanches, uma referência em zumbido no Brasil, e seus colegas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

“Isso é um problema crescente, e que tende a piorar. Minha opinião a esse respeito é que audição é, principalmente,  um desafio para a saúde pública”, afirma  Larry Roberts, um dos autores do estudo, e que faz parte do Departamento de Psicologia, Neurociência e Comportamento da Universidade McMaster, que complementou a pesquisa no exterior.

Hábitos auditivos perigosos

Os jovens são expostos, com frequência, ao som alto dos shows, festas, clubes e até mesmo na academia. Isso sem mencionar os fones de ouvido, que podem causar sérios danos caso não sejam usados da maneira certa.

“Os níveis de exposição de som, os quais são comuns em nosso ambiente, especialmente entre jovens, parece ser suficientemente para produzir danos ocultos na cóclea“, dizem os pesquisadores. O alerta que fica é proteja sua audição.

 

Quais são as causas do zumbido no ouvido?

O zumbido não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo pode estar errado no ouvido ou em outros sistemas que afetem indiretamente a audição.  O ‪zumbido no ouvido acontece quando o ouvido passa a enviar impulsos sem que haja uma fonte sonora externa.  No sistema auditivo, ele pode estar relacionado com a perda auditiva causada pelo envelhecimento, por alterações nas estruturas internas do ouvido, com a Doença de Ménière e ao neurinoma do acústico (tumor raro que acomete o nervo auditivo).

O zumbido no ouvido também pode ser provocado por distúrbios da articulação e alterações odontológicas, alterações metabólicas e hormonais, problemas cardiovasculares, como  hipertensão arterial, distúrbios psiquiátricos como depressão, ansiedade e problemas de cabeça e pescoço.



Quais são os tipos de zumbido no ouvido?

Especialistas apontam que existem vários tipos, dos leves até os graves, que podem ser comparados a diversos barulhos. Os mais comuns são apito, chiado, cigarra, grilo, cachoeira e panela de pressão.

Tire suas dúvidas sobre zumbido no ouvido


Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las