Por Direito de Ouvir

16 de July de 2018

Tudo o que você precisa saber sobre labirintite

Saiba o que causa isso e como é tratado

16 de July de 2018


Quando o ouvido interno fica infectado ou inflamado, pode causar um tipo de distúrbio de equilíbrio conhecido como labirintite.

Às vezes você pode obtê-lo quando tem uma infecção respiratória, como a gripe.

Infecções do ouvido interno que levam à labirintite geralmente são causadas por um vírus.

Às vezes as bactérias podem causar isso também. Os sintomas de infecções virais e bacterianas podem ser tão semelhantes que um médico precisa confirmar que tipo você tem antes que ele possa tratá-lo.

O que causa isso?

Seu ouvido interno contém um sistema de tubos e bolsas diferentes, chamado labirinto. Contém alguns fluidos e células ciliadas. Também controla o seu equilíbrio e audição. Uma infecção pode interromper as informações que fluem dessa área para o cérebro.

O labirinto

O labirinto é a parte mais interna do ouvido. Ele contém duas partes importantes:

• A cóclea - transmite sons ao cérebro e é responsável pela audição;

• O sistema vestibular - um conjunto complexo de canais cheios de fluido que contribui para o seu senso de equilíbrio. A inflamação do labirinto pode atrapalhar sua audição e o senso de equilíbrio, desencadeando os sintomas da labirintite. O labirinto geralmente fica inflamado por causa de:

• Uma infecção viral, como resfriado ou gripe;

• Uma infecção bacteriana, que é muito menos comum.

Quais são os sintomas?

A labirintite pode não apenas afetar sua audição, mas também pode fazer você se sentir tonto. Você pode experimentar algo mais grave, como vertigem. Esta é a sensação repentina de que você ou o interior da sua cabeça está girando.

Outros sintomas podem incluir:

• Visão embaçada;

• Sentir-se desequilibrado, como se estivesse prestes a cair;

• Sentir-se tonto, ou como se estivesse flutuando;

• Náusea e vomito;

Zumbido nos ouvidos ou perda auditiva.

Os sintomas geralmente aparecem sem aviso. Por exemplo, você pode notá-los quando acordar uma manhã. Isso pode ser assustador. Se você se sentir tonto, ou tiver problemas com seu equilíbrio, ou visão, procure seu médico ou vá imediatamente para o pronto-socorro.

Tipos de Labirintite

A labirintite pode ser viral ou bacteriana. Infecção viral geralmente decorre do peito, nariz, boca ou vias aéreas, geralmente de um resfriado ou gripe. Esta é a forma mais comum de labirintite - geralmente é leve, melhora após algumas semanas e não causa danos permanentes. Com infecção bacteriana, as bactérias entram no ouvido interno a partir do ouvido médio quando a membrana que as separa é quebrada, talvez como resultado de uma infecção no ouvido ou, às vezes, uma infecção no cérebro (meningite). Com esta forma da condição, os sintomas tendem a continuar por mais tempo e danos auditivos a longo prazo é mais comum.

Complicações da labirintite

A labirintite bacteriana tem um risco maior de causar perda auditiva permanente, particularmente em crianças que a desenvolveram como uma complicação da meningite. Como resultado desse risco aumentado, recomenda-se um teste auditivo após a labirintite bacteriana. Perda auditiva severa após labirintite bacteriana pode às vezes ser tratada com um implante coclear. Este é um pequeno aparelho auditivo instalado sob a pele atrás da orelha durante a cirurgia.

Neuronite vestibular

Muitas pessoas diagnosticadas com labirintite apresentam apenas os sintomas de equilíbrio sem perda auditiva. Isso é conhecido como neuronite vestibular em vez de labirintite. No entanto, ambos os termos são frequentemente usados para descrever o mesmo diagnóstico.

Diagnóstico

Muitas condições podem causar tontura e vertigem. Seu médico geralmente diagnostica a labirintite com base em seus sintomas, seu histórico médico e um exame físico. É possível realizar os seguintes testes para diagnosticar a labirintite:  

• Um exame físico - você pode ser solicitado a mover a cabeça ou o corpo e os ouvidos serão verificados quanto a sinais de inflamação e infecção;

• Testes de audição - labirintite é mais provável se você tem perda auditiva;

Seu médico também verificará seus olhos. Se eles estão piscando incontrolavelmente, é geralmente um sinal de que seu sistema vestibular (o sistema de equilíbrio do corpo) não está funcionando corretamente.

Qual é o tratamento?

Se o seu médico excluir as bactérias como causa, ele poderá receitar medicamentos antivirais ou aqueles que controlam o inchaço. Esteroides como a cortisona, também podem ajudar. Você também pode precisar de medicação para tratar seus sintomas, como náusea ou vertigem. Exercícios especiais podem ajudá-lo a recuperar seu equilíbrio. Um programa de fisioterapia que se concentra nisso pode acelerar sua recuperação.

Medicação

Se os seus sintomas forem graves, o seu médico poderá receitar medicamentos. Isso pode incluir:

• Um benzodiazepínico - reduz a atividade dentro do sistema nervoso central, fazendo com que o cérebro fique menos sujeito a sinais anormais vindos do sistema vestibular, a parte do labirinto que afeta o equilíbrio;

• Um antiemético (sedativo vestibular) - pode ajudar a aliviar os sintomas de náusea e vômito;

• Corticosteroides - para reduzir a inflamação;

• Antibióticos - podem ser prescritos se a labirintite for causada por uma infecção bacteriana.

Verifique o folheto informativo do paciente que acompanha o medicamento para obter uma lista completa dos possíveis efeitos colaterais.

Recuperação

Pode demorar um pouco - de algumas semanas a meses - mas a maioria das pessoas se recupera completamente da labirintite. É possível ter outro surto de vertigem mais tarde. Isso pode acontecer se você se virar na cama ou até mesmo inclinar a cabeça de uma determinada maneira. A fisioterapia pode ajudá-lo a melhorar.

Perspectiva de longo prazo

Na maioria dos casos, os sintomas serão resolvidos dentro de uma a três semanas e você terá uma recuperação completa em alguns meses. Enquanto isso, sintomas como vertigem e vômito podem interferir em sua capacidade de trabalhar, dirigir ou participar totalmente de esportes. Tente voltar lentamente a essas atividades enquanto se recupera. Se os seus sintomas não melhorarem após vários meses, o seu médico poderá solicitar testes adicionais para descartar outras condições, caso ainda não o tenham feito. A maioria das pessoas tem apenas um episódio de labirintite. Raramente se torna uma condição crônica.

Vai voltar?

Pode acontecer, mas pode ser um caso mais brando. Seu médico provavelmente procurará outra causa para seus sintomas neste momento.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las