Por Direito de Ouvir

12 de March de 2018

Surdez infantil

A surdez pode atrapalhar o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança

12 de March de 2018


A surdez pode aparecer de várias formas, sendo ela, leve à deficiência auditiva severa, surdez de nascimento ou consequência de alguma lesão. Segundo o último censo da Organização Mundial da Saúde, feito em 2010, há cerca de 360 milhões de pessoas com algum tipo de surdez no mundo, afetando 5% da população mundial. Dessas, por volta de 32 milhões são crianças.

Como identificar um problema auditivo em crianças Sintomas

• A criança parece ouvir bem algumas vezes e outras não;

• Assiste TV num volume mais alto que outros membros da família;

• O rendimento escolar diminuiu;

• Fala com frequência “o que?”;

• Ele posiciona um dos ouvidos para a frente quando está ouvindo e reclama que só escuta com o “ouvido bom”,

• Olhar intensamente quando você fala com ele, como se dependesse mais dos sinais visuais para interpretar a conversa.

Você tem apenas um pressentimento, não deve ficar preocupado. Consulte o seu médico para uma orientação e esclarecimentos.

Diagnóstico

Um diagnóstico rápido é ideal e essencial para o sucesso do tratamento. Ele sendo feito antes dos 6 meses de vida, evita problemas na linguagem e ajuda no desenvolvimento neuropsicológico da criança.

Para constatar a surdez é realizado um exame audiométrico. Esse exame é feito por um audiólogo, ele se encarregará do diagnóstico e de apresentar uma solução para o problema. A surdez infantil é um problema que pode ser evitado na maioria dos casos graças aos avanços da tecnologia e da medicina.

Um diagnóstico precoce da surdez infantil é fundamental para uma boa reabilitação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de surdez entre moderadas e profundas se numera de um em cada mil recém-nascidos.

Tratamento

Alguns dos tratamentos mais utilizados para surdez infantil são o uso de aparelhos auditivos ou o uso de remédios. Estes tratamentos podem ser utilizados em separados ou em conjunto para melhorar a audição da criança.

 Aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos são utilizados, principalmente, no caso de bebês que ainda apresentam pequeno grau de audição, mas que não conseguem ouvir corretamente. Este tipo de aparelho é colocado atrás da orelha e ajuda a conduzir o som no interior do ouvido, para que a criança consiga ouvir mais facilmente, evitando dificuldades no atraso da linguagem. Saiba mais sobre aparelhos auditivos: http://www.aparelhoauditivo.com/

Remédios

Os remédios são utilizados nos casos mais leves de surdez, quando a capacidade de escutar é afetada apenas por alterações nas regiões mais externas do ouvido. Assim, caso a surdez seja provocada por uma infecção no ouvido externo, por exemplo, o médico pode prescrever remédios anti-bióticos e anti-inflamatórios para tratar a infecção e devolver a audição à criança.

Tire todas suas dúvidas! Faça um check up no seu filho

https://www.direitodeouvir.com.br/agende-sua-consulta


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las