Por Direito de Ouvir

27 de June de 2019

Surdez: conheça as causas da perda da audição

As causas podem ser variadas, incluindo lesões, doenças, fatores genéticos e a idade

27 de June de 2019


A perda da audição é um problema que afeta mais de 5% da população mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, são 360 milhões de pessoas que sofrem com a perda auditiva incapacitante (acima de 40 dB), sendo que 34 milhões são crianças.

A surdez — um termo que se refere ao declínio da audição, e não apenas a perda total da capacidade auditiva — pode ter várias causas. Exposição a sons muito altos, infecções repetidas no ouvido ou simplesmente uma consequência do envelhecimento.

Em alguns casos, no entanto, os problemas auditivos são causados por condições que aparentemente não estão relacionadas com as orelhas. Conheça agora quais são as principais causas da perda da audição:

Otosclerose

A otosclerose é uma doença que prejudica o desenvolvimento dos ossos do ouvido médio (principalmente o estribo), causando uma perda auditiva condutiva. Geralmente, o problema auditivo é percebido nos sons de baixas frequências e é acompanhado de vertigem e zumbido. A otosclerose pode progredir para uma surdez grave. Portanto, é preciso buscar ajuda médica quanto antes.

O tratamento para a doença é cirúrgico e pode envolver a instalação de um implante ou substituição do osso. Os aparelhos auditivos oferecem excelentes resultados para os pacientes, mas não curam a otosclerose.

Excesso de cera de ouvido

A cera de ouvido, ou cerume, é uma substância produzida pelo organismo para limpar o canal auditivo. No entanto, pode acontecer da cera ficar acumulada na região após o uso de cotonetes ou por uma falha do próprio organismo. Como resultado, a obstrução impede a transmissão de som, reduzindo a capacidade auditiva. Na maioria dos casos, é possível reverter a situação apenas com a remoção do excesso de cerume.

Infecções de ouvido

As infecções de ouvido, como otite média repetida e otite externa podem danificar os ossículos, tímpano ou trompa de Eustáquio, causando perda auditiva (principalmente em crianças). Existem soluções médicas e cirúrgicas para reverter o problema mas, em alguns casos, a surdez persiste e a pessoa afetada também pode recorrer a aparelhos auditivos.

Tímpano perfurado

O tímpano é uma membrana vulnerável à perfuração em caso de infecções ou se algo for empurrado para dentro do canal auditivo. É por isso que existem inúmeros avisos para evitar o uso de cotonetes nos ouvidos. Além disso, um golpe no lado da cabeça, especialmente nas orelhas, pode causar o rompimento da membrana timpânica.

Um tímpano perfurado pode causar zumbido no ouvido, bem como perda auditiva temporária ou permanente se o problema não for tratado.

Envelhecimento

A perda auditiva relacionada à idade, cujo nome médico é presbiacusia, é uma das causas mais comuns de surdez neurossensorial. Este problema acontece devido a uma degradação natural da cóclea que ocorre ao longo do tempo.

Os principais sintomas da perda auditiva causada pelo envelhecimento incluem: dificuldade para compreender as falas, principalmente em locais barulhentos; a percepção da fala fica abafada; alguns sons parecem muito irritantes ou muito altos; necessidade de pedir para as pessoas se repetirem ou aumentar o volume da TV para conseguir ouvir.

A presbiacusia é um fenômeno irreversível, mas os aparelhos podem ajudar a reduzir os efeitos da perda da audição.

Exposição ao ruído

A exposição aos ruídos altos pode causar perda auditiva neurossensorial súbita ou gradual. Um ruído extremo, como um tiro ou uma explosão, pode causar a surdez repentina, chamada de trauma acústico. A perda da audição causada por trauma acústico se resolve em até 24 horas, exceto quando há danos no tímpano ou no ouvido médio.

Já a exposição prolongada aos sons altos (acima de 85 dB), pode causar perda auditiva permanente. Este problema ocorre, principalmente, pelo uso inadequado de fones de ouvido ou ao frequentar locais ruidosos por um longo período, como em shows e eventos recreativos.

Este fator, inclusive, é a principal causa da perda auditiva em jovens e adolescentes. De acordo com a OMS, 1,1 bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrerem com a perda auditiva induzida por ruído por causa da exposição em ambientes de lazer.

Distúrbios hereditários

Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver perda auditiva do que outras. Isso acontece porque os fatores genéticos também contribuem para causar perda da audição neurossensorial, condutiva ou mista.

Embora a maioria dos casos de perda auditiva hereditária seja de surdez congênita (presente desde o nascimento), algumas condições podem se desenvolver ao longo do tempo.

Medicamentos ototóxicos

As drogas ototóxicas são substâncias conhecidas por causar perda auditiva permanente. Por causa disto, a maioria dos medicamentos ototóxicos é indicada apenas em casos de risco de vida, como certos tipos de câncer ou infecções graves.

Alguns desses medicamentos incluem:

• Antibióticos aminoglicosídeos;

• Grandes quantidades de aspirina;

• Anti-inflamatórios não esteroides;

• Algumas drogas quimioterápicas.

Geralmente, os sinais da perda da audição são percebidos após tomar grandes doses por um longo período. Em muitos casos, a surdez pode ser revertida quando a medicação é interrompida.

Doença cardiovascular

Nem sempre, a surdez está relacionada diretamente a problemas nos ouvidos. Doenças cardiovasculares, como pressão alta, trombose, derrame e ataque cardíacos são exemplos de condições que afetam a audição.

A explicação é simples: os problemas de circulação prejudicam suprimento de sangue para o ouvido interno ou para os centros auditivos no cérebro, danificando a cóclea que é altamente sensível e causando problemas auditivos irreversíveis.

Tumor benigno

Embora seja raro, um tumor não-canceroso, chamado neuroma acústico, pode se desenvolver no nervo auditivo que transporta sinais sonoros para o cérebro. Isso pode causar perda da audição, zumbido no ouvido, dores de cabeça, problemas de equilíbrio e uma sensação de dormência no rosto.

Normalmente, o tumor cresce lentamente e é possível removê-lo com cirurgia ou radioterapia se apresentar sinais de aumento.

Essas foram apenas algumas das causas da perda da audição. Assim como essas, existem muitos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento de problemas auditivos.

Identificar quais as condições que originaram uma surdez é fundamental para direcionar o paciente ao tratamento correto. Então, se você está sofrendo com sinais de perda da audição e não tiver certeza da causa, não deixe de procurar profissionais de saúde auditiva para fazer o seu diagnóstico.


Marcadores
Audição Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las