Por Direito de Ouvir

10 de October de 2017

Ronco em crianças preocupa

Uma em cada dez crianças ronca

10 de October de 2017


Uma em cada dez crianças ronca. Além de surpreender muitos pais, o ronco infantil pode representar riscos para o desenvolvimento dos pequenos. Estudos apontam, por exemplo, que meninos e meninas que roncam podem ter seu crescimento comprometido, já que a oxigenação dos tecidos é prejudicada, principalmente em casos de apneia.

Normalmente, o ronco é provocado pela obstrução das vias aéreas. Mas o que pode causar esta obstrução? Diversos motivos, dentre eles alergias causadas por poeira ou ácaros, infecções que atingem a região da garganta, obesidade (a gordura acumulada em volta do pescoço atrapalha e deixa a musculatura mais frouxa e dificulta a respiração), cansaço e, até mesmo, o uso de chupetas e mamadeiras, pois elas alteraram a arcada bucal das crianças, prejudicando a passagem do ar.

Especialistas estimam que metade das crianças que roncam podem sofrer de SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono), uma doença crônica que causa a obstrução parcial ou total das vias respiratórias. Isso causa paradas repetidas e temporárias da respiração, por um período de pelo menos 10 segundos, enquanto a pessoa dorme.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças que roncam sejam examinadas sempre, principalmente para detectar a apneia.

Como identificar a apneia?

Além de exames clínicos realizados por um pediatra e/ou por um otorrinolaringologista, é realizado uma polissonografia. Este teste determina o que acontece no corpo da criança enquanto ela dorme (oxigenação do sangue, atividade do cérebro, posições, respiração). Normalmente ele é realizado em crianças com idade entre 4 e 7 anos para investigar as causas da apneia ou a causa da obstrução das vias respiratórias.

As crianças que roncam com frequência e que apresentam os sinais abaixo correm risco de serem portadores da apneia do sono. Fique atento se seus filhos apresentarem sinais como sonambulismo, esforço para respirar, dormir com a cabeça esticada trás, suor excessivo, fazer xixi na cama, hipertensão arterial, obesidade, cansaço, mau humor e queda de rendimento escolar.


Se seu filho ronca com frequência, converse com o pediatra. Ele poderá investigar o problema e indicar qual é o próximo passe caso haja a necessidade de um tratamento específico. Normalmente, são tratadas as causas mais comuns. Caso ocorra a apneia, é necessário fazer um tratamento especial.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las