Por Direito de Ouvir

31 de October de 2018

5 razões pelas quais vale a pena usar aparelhos

Além de melhorar a audição, benefícios dos aparelhos auditivos podem ser surpreendentes

31 de October de 2018


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 15 milhões de brasileiros possuem algum tipo de perda auditiva. Se você está apresentando sintomas de perda de audição pode ser o momento de procurar tratamento para seu problema auditivo.


Em grande parte dos casos, o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) é capaz de recuperar a audição. No entanto, a porcentagem de pessoas que não usam os aparelhos por receio ou vergonha ainda é grande.

Isso é compreensível, pois ainda existem muitos mitos sobre aparelhos auditivos. No entanto, é preciso mudar logo essa realidade para que mais pessoas conheçam as vantagens do AASI.

Os aparelhos auditivos proporcionam uma série de benefícios clinicamente comprovados, entre eles melhor comunicação e menor esforço auditivo. Ouvir os sons à sua volta permite vivenciar bons momentos ao lado das pessoas importantes da sua vida.

Para aqueles que ainda estão em dúvida, a Direito de Ouvir separou 5 razões pelas quais vale a pena usar aparelhos auditivos. Confira!

1. Melhora a saúde mental

A princípio pode não parecer, mas o sentido da audição está intimamente relacionado com a funcionalidade cerebral. Uma das razões mais sérias para usar aparelhos auditivos é justamente evitar o declínio cognitivo do cérebro.

Um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia comprovou que a perda auditiva pode acelerar a atrofia da massa cinzenta em áreas auditivas do cérebro. Em outras palavras, a perda auditiva não tratada aumenta o risco de demência, dificulta a compreensão e a fala e reduz o funcionamento do cérebro.

Os pesquisadores também comprovaram que os aparelhos auditivos ou implantes cocleares podem ajudar a neutralizar os efeitos da perda auditiva no cérebro.

Um outro estudo feito pela Faculdade de Medicina Johns Hopkins apontou que o risco de demência aumenta em 27% a cada 10 decibéis a menos de audição.

É importante ressaltar que a demência pode causar outros problemas, como o Mal de Alzheimer.

Além disso, a perda auditiva está relacionada a casos de ansiedade e depressão.

2. Melhora as interações sociais e a qualidade de vida

Aproveitando o gancho sobre ansiedade e depressão, precisamos falar sobre os reflexos da perda auditiva na vida social das pessoas. Quando não é tratada, a perda auditiva leva ao isolamento e, consequentemente à depressão. Veja nesse artigo.

Os primeiros sintomas da perda de audição são marcados pela dificuldade de ouvir sons do dia a dia. Esse obstáculo pode deixar você ansioso por não conseguir compreender o que está sendo dito e até surgir a paranoia de que as pessoas podem estar falando de você.

Com o uso do AASI o problema auditivo e social se resolvem com mais facilidade. Vários estudos já comprovaram a eficácia das próteses e como elas melhoram as interações com outras pessoas e a qualidade de vida.

Os relatos dos usuários de aparelhos auditivos são positivos na grande maioria dos casos. Poder participar de rodas de conversa, falar e se expressar com clareza, desfrutar de momentos de lazer, como ir ao cinema, teatro e eventos são algumas das atividades que você poderá realizar novamente com o uso dos aparelhos auditivos.

3. Aparelhos auditivos são confortáveis

Você se sente desconfortável só de imaginar um aparelho em seu ouvido? Saiba que não há razões para se preocupar com isso.

Os aparelhos auditivos são feitos com tecnologia de ponta para garantir o conforto e bem-estar dos usuários. Atualmente, existem modelos pequenos, discretos, potentes e moldados especialmente para o seu ouvido.

Além disso, a tecnologia presente nos aparelhos auditivos proporciona muitas facilidades no seu dia a dia. Alguns modelos podem funcionar como fones de ouvido sem fio, conectando o aparelho auditivo à sua televisão, computador, celular e aparelho de som.

Outra funcionalidade extremamente útil é a filtragem de ruídos que reduz os sons de fundo para que você possa ouvir melhor em ambientes barulhentos.

É importante respeitar um período de adaptação até se acostumar com os AASI e, caso seja necessário, trocar por outro modelo que se adeque à sua situação.

A Direito de Ouvir disponibiliza um período de sete dias para você testar o aparelho gratuitamente e conseguir encontrar o modelo ideal para você.

4. Melhora o desempenho e segurança no trabalho

A perda auditiva não afeta negativamente apenas a vida social de uma pessoa como também a sua vida profissional.

Pessoas com perda de audição podem ter dificuldades para conseguir um emprego ou até mesmo para se adaptar no trabalho.

Algumas atividades do dia a dia podem ser afetadas pelos sintomas da perda de audição. Como, por exemplo, atender telefonemas, lidar com clientes e conversar com colegas de trabalho. Em alguns momentos podem parecer que o trabalhador está ignorando as pessoas ao seu redor, o que é bem desagradável para todos.

Com os aparelhos auditivos, as chances de se manter no atual emprego ou conseguir um novo são bem maiores. Isso porque as próteses ajudam na comunicação com colegas de trabalho e permitem a concentração necessária para executar as tarefas. 

5. Alivia os sintomas do zumbido

Você sabia que mais de 28 milhões de brasileiros são afetados pelo zumbido? Esse ruído pode ser semelhante ao barulho de apito, chiado, sirene, entre outros quando não há a presença de uma fonte externa produzindo o som.

É importante saber que o zumbido não é uma doença. Na maioria das vezes o zumbido no ouvido é um dos sintomas da perda de audição.

Quando o problema auditivo se torna frequente, a condição começa a interferir no trabalho, nos relacionamentos, causa estresse, entre outros problemas. Se esse é o seu caso, saiba que o aparelho auditivo ajustado da maneira correta pode reduzir significativamente os incômodos causados pelo zumbido.

Algumas pesquisas mostram que mais de 80% dos pacientes que sofrem com o zumbido, experimentam melhorias após usar um AASI.

Percebeu como os aparelhos auditivos podem trazer benefícios para muitas áreas de sua vida? Se você está decidido que vale a pena usar AASI, conheça todas as soluções auditivas que a Direito de Ouvir pode proporcionar para você!

Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las