Por Direito de Ouvir

21 de August de 2017

Perda Auditiva É Ignorada Em Estudos Médicos

Equipe analisou a literatura médica acerca da comunicação médico-paciente

21 de August de 2017


A comunicação entre médico e paciente é muito importante, sobretudo, quando se trata de pacientes com deficiência auditiva. No entanto, a maioria dos estudos sobre comunicação entre médicos e adultos não menciona que deficiência auditiva pode afetar a comunicação entre médico e paciente. Estes são os resultados de análises feitas à partir de literatura médica sobre a comunicação entre médico e paciente.

Para pesquisar, a equipe analisou a literatura médica publicada acerca da comunicação médico paciente, selecionando estudos pesquisados que envolviam pacientes com a idade de 60 anos, e acima disso.

Dos 67 documentos da pesquisa, apenas 16, menos que um entre quatro, fazia alguma referência acerca de deficiência auditiva. Em quatro casos as pessoas com deficiência auditiva foram, na verdade, excluídas do estudo. Três dos estudos relataram uma associação entre deficiência auditiva e qualidade de atendimento médico.

Um estudo examinou assistência auditiva

Apenas um, dentre os estudos analisados, os pesquisadores ofereceram àqueles que tinham assistência médica algum tipo de assistência auditiva para detectar se isso aprimoraria a compreensão dos pacientes.

A análise foi realizada por Joshua Chodosh, MD, MSHS da universidade de medicina, em Nova Iorque, New York University School of Medicine e Jan Blustein, MD, PhD, também da universidade de Nova Iorque, New York University's Wagner School of Public Service.

Pacientes lutam para ouvir

Deficiência auditiva tem sido negligenciada por um longo tempo na comunidade médica, afirma Dr. Joshua Chodosh. “Como geriatra eu tenho visto enquanto olho para os pacientes que muitos deles lutam para ouvir”. Isso não me assegura que eles estão obtendo o que necessitam”.

Os resultados sugerem que pesquisa sobre comunicação entre profissionais de saúde e adultos tem sido consideravelmente subestimada, no que diz respeito a importância e influências sanáveis na qualidade de comunicação.

Um assunto apropriado para pesquisa

Os pacientes são frequentemente adultos, os quais consideram deficiência auditiva como um assunto do cotidiano. Isso é também um assunto próprio para ser pesquisado: o que devemos fazer para melhorar a audição e compreensão dos pacientes de modo que eles tenham uma melhor qualidade de atendimento?”, afirma Dr. Jan Blustein.
A pesquisa “Studies of Physician-Patient Communication with Older Patients: How Often is Hearing Loss Considered? A Systematic Literature Review” foi publicada na revista the Journal of the American Geriatrics Society in 2017.

Fonte: Hear-it.org


Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las