A importância do acolhimento na Fonoaudiologia

Como o atendimento pode fazer toda a diferença na adaptação dos aparelhos auditivos

Especialistas citam três pilares fundamentais para humanizar o atendimento em saúde: atender, entender e acolher. Quando o profissional da Fonoaudiologia recebe um paciente, ele recebe um ser único, com seu histórico e em muitas vezes inúmeras queixas e dúvidas. 

No caso da perda auditiva, por exemplo, primeiro vem o diagnóstico dado pelo médico. Depois inicia-se o processo da aceitação do paciente e, em muitos casos, é necessário o uso de aparelhos auditivos. 

Infelizmente as pessoas ainda têm receio quanto ao uso, principalmente pela questão estética. Se questionam sobre o tamanho, a visibilidade ou opinião que o outro terá, além de outras inúmeras questões.  

Como acolher o paciente

É nesse momento que o profissional de saúde é de extrema importância. Tanto o otorrinolaringologista (que dará o diagnóstico) quando o fonoaudiólogo (o qual fará a seleção e adaptação dos aparelhos auditivos) precisam atender, entender e acolher o paciente. 

Atender com um sorriso no rosto, olho no olho, passando segurança para a pessoa que chegou possivelmente fragilizada com o seu diagnóstico. 


Ouvir o seu histórico, entender suas queixas, tirar suas dúvidas e principalmente diminuir seus medos e angustias, demonstrando interesse em ajudar.

Como fonoaudióloga, prezo pelo bem-estar de cada um, e, em muitos casos, estendo o atendimento à família, pois há um reflexo direto – a perda auditiva afeta a todos. 

Ajudar na aceitação e fazer o paciente compreender a importância do uso do aparelho auditivo é o primeiro passo. Ao auxiliar na escolha do modelo para a perda auditiva, vale salientar que nem todo modelo serve para determinada perda. 

No processo de adaptação, é fundamental testar o aparelho auditivo antes de comprá-lo. Sempre digo aos meus pacientes: não existe aparelho ruim, existe aparelho auditivo mal adaptado. 

Fonoaudiólogo = papel fundamental para a qualidade de vida

O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para fazer esse processo, visitá-lo para novas regulagens é imprescindível. Infelizmente muitas pessoas desistem de usar aparelhos auditivos por conta dá má adaptação, e isso não deve acontecer. 

O acolhimento precisa ser estendido após a venda, aliás é nesse momento que o profissional é peça chave. Muitos estranham o “novo” som que chega e desistem do uso. 

Em alguns casos o processo de adaptação não é imediato, leva alguns dias para o cérebro se acostumar com o som, as vezes novas regulagens são necessárias. É preciso ter paciência e perseverança de ambos os lados. Consultas de retorno ao logo do uso é para dar melhor qualidade, não abra mão disso. 

Enfim, o acolhimento precisa ocorrer desde o primeiro contato e ao longo de todo o processo. 

O preço do aparelho é importante, sim, mas não pode ser o fator principal - leia mais sobre preço de aparelhos auditivos aqui.  Se sentir bem no ambiente que você frequenta o torna uma pessoa de bem com a vida. Usar um produto que lhe agrade, lhe torna uma pessoa satisfeita. 

Texto escrito pela fonoaudióloga da Direito de Ouvir Jeanne Mara Guimarães, de Curitiba (PR)

QUERO FAZER UM TESTE GRÁTIS POR 7 DIAS COM UM APARELHO DA DIREITO DE OUVIR!
Continue lendo
Audição Perda auditiva

Mais do Blog

Audição9 meses atrás

Ouvido Entupido? Conheça as Principais Causas

Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores

Perda auditiva9 meses atrás

Tímpano Perfurado? Quais os sintomas? Como tratar?

Entenda o que acontece quando a membrana do tímpano é perfurada

Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva9 meses atrás

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Campanha bsucaconscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva

Curiosidades, Perda auditiva9 meses atrás

Síndrome de Usher causa surdez e cegueira

Doença genética associa a perda da audição com redução da visão

Audição, Curiosidades9 meses atrás

Como funciona o tímpano no sistema auditivo

Conheça qual é o papel desta membrana na transmissão das ondas sonoras para o cérebro

Aparelhos auditivos, Perda auditiva9 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva