Por Direito de Ouvir

13 de December de 2018

Perda auditiva pode afetar sua personalidade

As consequências da perda de audição vão além da dificuldade de ouvir

13 de December de 2018


Muitos efeitos da perda auditiva são óbvios, incluindo a frustração da batalha constante para ouvir sons simples do dia a dia e o impacto que isso pode ter na vida do indivíduo. Mas um estudo sueco mostrou que as consequências da perda auditiva podem ser mais profundas e influenciar diretamente na personalidade, especialmente em idosos.

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo acompanharam 400 idosos com idades entre 80 e 98 anos, por um período de seis anos. Durante a pesquisa, os profissionais avaliaram questões físicas, mentais, sociais e de personalidade.

Surpreendentemente, os pesquisadores não conseguiram relacionar a redução da extroversão com qualquer deficiência física ou cognitiva. No entanto, eles encontraram uma relação com a perda auditiva.

É normal que as pessoas se tornem menos extrovertidas à medida que envelhecem, mas esse estudo demonstra que a mudança de personalidade é maior naqueles com perda auditiva.

Por que isso é tão preocupante?

O estudo confere mais credibilidade ao que os profissionais de saúde auditiva vêm afirmando - que a perda auditiva não tratada afeta negativamente a qualidade de vida - e destaca a importância de identificar a causa da perda auditiva e fazer o tratamento correto.

A atenção deve ser maior especialmente em idosos que tendem a ficar mais estressados e deprimidos por causa da dificuldade para ouvir e conversar. Inclusive, vários estudos já comprovaram que a perda auditiva também está relacionada à ansiedade, depressão e paranóia.

Além disso, a extroversão reduzida pode desencadear o isolamento social em idosos que, por sua vez, pode causar até a morte. De fato, alguns estudos anteriores constataram que os idosos que interagiam pouco com a família, amigos ou comunidade apresentavam maior taxa de mortalidade.

Quebrando o estigma do aparelho auditivo

Muitas pessoas que sofrem com a perda auditiva relacionada à idade podem voltar a ouvir novamente com o uso de aparelhos auditivos, no entanto, muitos não fazem um teste de audição ou simplesmente recusam o tratamento.

Uma pesquisa mostrou que as pessoas esperam, em média, sete anos após o diagnóstico para comprar os aparelhos auditivos.


Mas, se as próteses podem recuperar a qualidade de vida dos idosos por que muitas pessoas demoram tanto para buscar o tratamento? Isso acontece porque, em muitos casos, as pessoas acreditam que o seu problema auditivo não é tão grave a ponto de precisar de amplificação, outras recusam os aparelhos auditivos por receio de se sentirem velhos.

É importante mudar essa visão que as pessoas têm a respeito dos aparelhos auditivos, afinal, o corrigir a perda auditiva com os dispositivos ajuda qualquer pessoa a recuperar a confiança, o desejo de interagir com outras pessoas, ajuda a preservar sua independência e, claro, manter sua personalidade.

Então, se você conhece alguém com sinais de introspecção e perda auditiva, apresente a Rede de Clínicas Direito de Ouvir. Nossos fonoaudiólogos estão aqui para ajudar com testes auditivos, indicar a melhor solução auditiva e proporcionar uma melhor qualidade de vida.


Marcadores
Curiosidades Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las