Por Direito de Ouvir

22 de September de 2017

Como cuidar de otites em crianças?

Antibióticos são uma opção, mas é preciso cuidado

22 de September de 2017


Nos Estados Unidos a dor de ouvido é a maior causa de prescrição de antibióticos entre as crianças. No Brasil não existem dados sobre isso, mas os especialistas identificam um cenário bastante parecido. De olho neste cenário, a Associação Americana de Pediatria (AAP) lançou recomendações que tiram este medicamento do papel de ferramenta central do tratamento das chamadas otites médias – uma das causas mais comuns da famosa dor de ouvido, principalmente em crianças.

As novas diretrizes recomendam a adoção de critérios mais rigorosos para a realização de um diagnóstico da otite média aguda. Dessa maneira, o órgão espera que a prescrição do antibiótico seja mais criteriosa.

No Brasil, muitos especialistas consideram que, em alguns casos, o antibiótico realmente é a única maneira de acabar com a infecção. Só que ele não deve ser prescrito de maneira precoce já que, como ataca também as bactérias responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal, da saúde da pele e da garganta, pode causar prejuízos para o organismo da criança.

Entenda as recomendações da AAP:

Quando os antibióticos são necessários

Casos de otite média aguda em crianças de 6 meses ou mais acompanhados de sintomas graves, como febre de 39ºC, e para crianças de 6 a 23 meses com otite nos dois ouvidos, mesmo que o quadro não seja grave.

Outros tratamentos são indicados

Para crianças de 6 a 23 meses com otite em apenas um ouvido e sem sintomas graves, e em crianças com mais de 2 anos sem sintomas graves, o recomendado é que elas fiquem em observação por dois dias sem o uso de antibióticos e, se não melhorarem nesse período, o antibiótico deve ser prescrito.

Mas mais importante do que o tratamento é a prevenção das otites. Algumas medidas podem ser tomadas nos primeiros meses de vida para evitar a recorrência das infecções:

- Tomar a vacina contra a gripe (H1N1) e a vacina pneumocócica (disponível nos postos de saúde);
- Amamentação exclusiva até os seis meses;
- Reduzir ou evitar o uso da chupeta dos seis meses a 1 ano.

Por que as crianças têm mais dor de ouvido?

Três em cada quatro crianças sofrem pelo menos uma infecção no ouvido até os 3 anos de idade. Isso acontece porque as tubas das crianças são mais curtas que a dos adultos, facilitando o processo de circulação das bactérias do nariz e garganta para os ouvidos. O problema é que além de causar dor e muitos incômodos, as otites podem afetar o paladar das crianças.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las