Otite pode ser confundida com hiperatividade
Incômodos provocados pela otite podem confundir pais e pediatras

Otite média aguda. Para a maioria dos pais e pediatras, este problema é um velho conhecido. Considerada uma das principais causas de prescrição de antibióticos para crianças, esse tipo de infecção de ouvido costuma causar febre, dor, além desconfortos como irritações e agitação que podem ser facilmente confundidos com hiperatividade.
Os pais precisam ficar atentos porque ela pode acontecer em crianças a partir de 4 meses. Normalmente, as principais vítimas são crianças de 6 meses a 1 ano que frequentam creches ou escolinhas, e não receberam aleitamento materno até os 6 meses ou que foram amamentados deitados – posição que favorece as infecções – ou ainda, que tenham histórico de otite na família.
Para fazer o diagnóstico, o pediatra examina o ouvido da criança. Na maioria dos casos, o tímpano fica inflamado e estufado.
O tratamento é feito com antibióticos como a amoxilina, mas caso haja otites repetidas é preciso tomar cuidado. Infecções repetidas podem causar perdas auditivas.
Outros sinais de otites
- Perda de apetite. Ao mastigar, engolir ou mamar, a criança pode sentir dor e ter o paladar afetado;
- Como o ouvido dói ao deitar, a criança pode ter dificuldade para dormir;
- Saída de secreções pelo ouvido por conta da infecção;
- Diarreia ou vômitos em caso de infecção provocada por vírus;
- Problemas de equilíbrio.
Como prevenir as otites
O aleitamento materno até os 6 meses é um ponto importante para reforçar a imunidade da criança e evitar doenças como a otite. Mas outros cuidados também podem ajudar:
- Não usar chupeta;
- Amamentar a criança na posição correta – nunca deitada;
- Tratar gripes, alergias e resfriados que também podem afetar o ouvido.
Por que as crianças têm mais otites?
Os pequenos estão mais sujeitos a sofrerem com as otites por uma questão fisiológica. É que o canal que liga a tuba auditiva ao nariz é curto e horizontal nas crianças (ele é longo e vertical nos adultos) por isso, a infecção nasal pode chegar com mais facilidade ao ouvido e provocar inflamações.
Normalmente essa situação é agravada pelo fato de que, até os dois anos, o sistema de defesa da criança não funciona plenamente e a criança tende a ficar mais resfriada e gripada, doenças que também aumentam as chances de infecção nos ouvidos.