Por Direito de Ouvir

22 de May de 2017

Otite pode ser confundida com hiperatividade

Incômodos provocados pela otite podem confundir pais e pediatras

22 de May de 2017


Otite média aguda. Para a maioria dos pais e pediatras, este problema é um velho conhecido. Considerada uma das principais causas de prescrição de antibióticos para crianças, esse tipo de infecção de ouvido costuma causar febre, dor, além desconfortos como irritações e agitação que podem ser facilmente confundidos com hiperatividade. 

Os pais precisam ficar atentos porque ela pode acontecer em crianças a partir de 4 meses. Normalmente, as principais vítimas são crianças de 6 meses a 1 ano que frequentam creches ou escolinhas, e não receberam aleitamento materno até os 6 meses ou que foram amamentados deitados – posição que favorece as infecções – ou ainda, que tenham histórico de otite na família. 

Para fazer o diagnóstico, o pediatra examina o ouvido da criança. Na maioria dos casos, o tímpano fica inflamado e estufado.

O tratamento é feito com antibióticos como a amoxilina, mas caso haja otites repetidas é preciso tomar cuidado. Infecções repetidas podem causar perdas auditivas


Outros sinais de otites

  • Perda de apetite. Ao mastigar, engolir ou mamar, a criança pode sentir dor e ter o paladar afetado;
  • Como o ouvido dói ao deitar, a criança pode ter dificuldade para dormir;
  • Saída de secreções pelo ouvido por conta da infecção;
  • Diarreia ou vômitos em caso de infecção provocada por vírus;
  • Problemas de equilíbrio.


Como prevenir as otites

O aleitamento materno até os 6 meses é um ponto importante para reforçar a imunidade da criança e evitar doenças como a otite. Mas outros cuidados também podem ajudar:

  • Não usar chupeta;
  • Amamentar a criança na posição correta – nunca deitada;
  • Tratar gripes, alergias e resfriados que também podem afetar o ouvido.

Por que as crianças têm mais otites?

Os pequenos estão mais sujeitos a sofrerem com as otites por uma questão fisiológica. É que o canal que liga a tuba auditiva ao nariz é curto e horizontal nas crianças (ele é longo e vertical nos adultos) por isso, a infecção nasal pode chegar com mais facilidade ao ouvido e provocar inflamações.

Normalmente essa situação é agravada pelo fato de que, até os dois anos, o sistema de defesa da criança não funciona plenamente e a criança tende a ficar mais resfriada e gripada, doenças que também aumentam as chances de infecção nos ouvidos.

Saiba mais sobre dor de ouvido

Marcadores
Doenças do ouvido
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las