Por Direito de Ouvir

05 de March de 2018

Saiba como tratar Labirintite

Geralmente a doença manifesta depois dos 40 a 50 anos de idade

05 de March de 2018


Labirintite é uma infecção em um canal do ouvido – o labirinto, composto pela cóclea e pelo vestíbulo – e que compromete tanto o equilíbrio quanto a audição. Ela é caracterizada, principalmente, por sintomas como tonturas, surdez, desiquilíbrio ou zumbido.

A doença se manifesta geralmente a partir dos 40 a 50 anos de idade, em consequência das mudanças metabólicas do organismo. Por mais que seja natural a doença aparecer após os 40 anos, qualquer pessoa pode ser atingida por ela.

Conheça quais os fatores que podem causar a labirintite:

Infecções bacterianas, incluindo as do ouvido médio;
Infecções virais do ouvido interno;
Doenças respiratórias, como a bronquite;
Vírus no estômago;
Vírus da herpes.                                                           

Problemas como depressão e excesso de ansiedade

Tipos de Labirintite Viral

Praticamente metade dos casos de labirintite viral são em decorrência de infecções ocasionadas no peito, nariz, boca e vias respiratórias que se espalham para o ouvido interno.

Labirintite Bacteriana

Mais raro de acontecer do que a forma viral é a labirintite bacteriana podem entrar no labirinto apenas se a camada de tecido que separa o ouvido médio do interno for danificada. Isso normalmente acontece se tiver uma infecção no ouvido médio ou a ocorrência de meningite.

Labirintite Emocional

Muitas vezes a doença pode ser causada por fatores emocionais, como ansiedade ou depressão, e é caracterizada por sensação de pressão e zumbido no ouvido, além de falta de equilíbrio e tonturas. Esses sintomas tendem a piorar quando o indivíduo está em situações de extremo estresse ou quando faz movimentos repentinos com a cabeça.

O que pode intensificar a doença?

  • Hipoglicemia;
  • Hipertensão;
  • Colesterol alto;
  • Diabetes e otite;
  • Fumar;
  • Beber em excesso;
  • Estresse;
  • Consumir muito café;
  • Ser alérgico.

O indicado é procurar um otorrinolaringologista, especialista em doenças do ouvido, nariz e garganta. Para confirmar o diagnóstico é solicitado uma série de exames:

EEG (Eletroencefalograma);
Eletronistagmografia;
Tomografia computadorizada da cabeça;
Exames de audição (audiologia/audiometria);
Ressonância magnética da cabeça;
Provocar estímulos de calor no ouvido para testar os reflexos do olho.

É muito importante fazer todos os exames para fechar o diagnóstico, porque algumas doenças possuem os sintomas parecidos.

Entre elas estão:

  • Hipoglicemia;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Reumatismo;
  • Doença de Mèniére;
  • Cinetose.

Tratamento

Como os principais sintomas são a tontura e o zumbido, medicamentos são utilizados para eliminá-los. Além disso, o repouso é bastante recomendado. Após um exame clínico, o especialista poderá solicitar exames de audição e equilíbrio, sangue e radiológicos.

No caso de tratamento será feito com o acompanhamento de um psicoterapeuta, além do uso de medicamentos que trabalham no fortalecimento do lado emocional do paciente.

Reabilitando o Labirinto quando a origem do sintoma é de difícil controle, a reabilitação oferece resultados positivos em cerca de 80% dos casos.

Remédios indicados

Betaserc;
Clopam;
Cinarizina;
Dramin;
Dramin B6;
Dramin B6 DL;
Labirin.

Alerta!

Não se automedique, siga sempre as instruções da bula e se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.


Marcadores
Doenças do ouvido
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las