Por Direito de Ouvir

14 de March de 2014

Fones de ouvido causam zumbido em jovens

Pesquisa aponta que adolescentes estão tendo mais zumbido por conta dos fones

14 de March de 2014


Os fones são um dos principais causadores do zumbido no ouvido. E a população jovem, que utiliza com maior frequência esse recurso para ouvir música por várias horas seguidas, é uma das mais afetadas.

Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada no segundo semestre do ano passado com 170 alunos, com idades entre 11 e 17 anos, de um colégio no Morumbi, Zona Sul da capital.

Segundo o estudo do Instituto Ganz Sanchez, 92% dos adolescentes pesquisados afirmaram utilizar diariamente o fone de ouvido e 54,7% do total de entrevistados relatou ter ouvido zumbidos nos 12 meses anteriores ao levantamento. O número é alto se considerado que, na população geral, a média de pessoas com zumbido é 24%.

Até as crianças tem tido a audição ameaçada pelo uso dos fones. Um estudo francês batizado de “Os jovens e o mundo do som” considerou 1.513 jovens e crianças, com três faixas de idade: de zero a 6 anos, de 7 a 12 anos e adolescentes de 13 a 19 anos. E indicou que dois terços das crianças da faixa 7-12 anos e 58% das entre 13 e 19 anos já têm experimentado problemas auditivos por causa da exposição a sons de alta intensidade ou ao ruído.

Para alertar o público sobre o quão é comum esse tipo de doença, causada pela sobrecarga das células do ouvido, que passam a funcionar de maneira desordenada, a Apidiz (Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido) realiza várias ações durante este mês, que foi batizado de Novembro Laranja.


Por que os fones de ouvido oferecem perigo?

De uma maneira geral, estima-se que 30% das pessoas usem os fones com volume alto, acima do recomendado, e de 5 a 10% com volume muito alto. A exposição constante e a sons elevados causa danos às células auditivas que atuam na transmissão e transformação das ondas sonoras em impulsos que possam ser "lidos" pelo cérebro.

Como usar os fones de maneira segura

Você é fã de música e não pode abrir mão dos seus fones. Não se preocupe: algumas dicas podem ajudá-lo a usar este dispositivo sem causar danos para a sua audição. Confira as dicas:

Use fones externos - Os modelos intra-auriculares, menores e muito comuns hoje em dia, são mais prejudiciais. Quanto mais longe do conduto auditivo está a fonte de som, melhor;

Volume pela metade - Mantenha o volume sempre na metade da graduação máxima do aparelho. Não sabe calcular isso? Simples: o ideal é conseguir ouvir a música sem deixar de escutar os sons externos também. Se você não ouve nada além da música, o som está muito alto;

Faça pausas  - Seu ouvido precisa de descanso: a cada hora de música ouvida no fone, faça dez minutos de pausa. O “repouso auditivo” também serve quando vamos a um show ou ficamos expostos a um som muito alto em um determinado dia. Evitar ficar dois dias seguidos exposto a ruídos altos ajuda a “descansar”, evitando que o dano auditivo – que tem como sintoma os zumbidos, por exemplo – torne-se permanente;

Limpe e guarde os seus fones - Já parou para pensar que eles podem ser porta de entrada de bactérias para o ouvido? Então nada de deixá-los jogados dentro da mochila ou em cima da mesa. Higienizar os fones com álcool sempre que possível também é uma boa saída;

Observe sinais diferentes - Se perceber diminuição da sua audição, zumbido ou sensação de ouvido tampado, procure um otorrinolaringologista. Caso seja necessário, ele solicitará uma audiometria para investir se há perda auditiva.

 


Marcadores
Zumbido Artigos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las